31 de julho de 2016

92 ANOS DEPOIS O RUGBY REGRESSA AOS JOGOS OLÍMPICOS

Quando o pano subir para a disputa dos torneios de rugby sevens que integram os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, no próximo final de semana, os Estados Unidos destacam-se das restantes equipas participantes por ostentarem na cabeça os louros da vitória.

Foi em 1924 que, ao baterem a França por 17-3, os Estados Unidos se consagraram como bi-campeões olímpicos da modalidade, depois de terem também vencido a Roménia por 37-0.

Mas a história do rugby nos Jogos Olímpicos não começou em 1924.

Em 1900 três equipas se apresentaram para representar o rugby na II Olimpíada, disputada em Paris, e a França teve a honra de conquistar o primeiro título olímpico de rugby, ao bater a representante da Alemanha por 27-17, e a representante da Grã-Bretanha por 27-8.
Não houve jogo entre a Alemanha e a Grã Bretanha, pelo que as duas equipas foram contempladas com medalhas de prata.
A representação francesa nos Jogos de Paris ficou a cargo da Union des Sociétés Françaises de Sports Athlétiques, antecessora da Federação Francesa de Rugby e da Federação Francesa de Futebol, enquanto a equipa alemã era fundamentalmente composta por jogadores do FC 1880 Frankfurt, e a Grã Bretanha pelo Mooseley Wanderers.

Ausente dos Jogos em 1904, o rugby regressou em 1908, em Londres, com a presença da Austrália e da Cornwall (campeã dos condados ingleses) em representação da Grã Bretanha, com a vitória dos australianos no único jogo disputado, por 32-3.


Foi preciso esperar até 1920 para se assistir a nova presença do rugby, nas VII Olimpíadas, em Antuérpia, mais uma vez com a presença de apenas duas equipas, com destaque para a França que se apresentou como grande favorita perante os Estados Unidos, mas que se viu batida, entregando o ouro aos americanos que venceram o único jogo do torneio, por 8-0.

Então, chegamos a 2016 com quatro participações anteriores do rugby nos Jogos Olímpicos, vencidas pela França (1900), a Austrália (1908) e os Estados Unidos (1920 e 1924), sempre disputadas na versão de rugby de XV.

SÉCULO XXI APROXIMA RUGBY DOS JOGOS OLÍMPICOS
Foi no princípio do século XXI que se voltou a falar seriamente no regresso do rugby aos JO, mas apesar do esforço feito para a sua inclusão em Londres, em 2012, só em 2009 o IOC se decidiu pela inclusão do rugby sevens, mas apenas na edição de 2016, no Rio de Janeiro.

Para este regresso do rugby aos Jogos, o apuramento foi disputado nos cinco continentes – pode consultar a história do apuramento no hot-site que lhe dedicamos – e apresenta-se com 12 equipas no torneio masculino e outras tantas no torneio feminino, infelizmente sem a presença de nenhuma representação portuguesa.


O torneio feminino será o primeiro a pisar o relvado do Deodoro, o estádio - renovado - onde tudo vai acontecer a partir do próximo dia 6 de Agosto, e no dia 9, no mesmo estádio, será a vez do torneio masculino.

O dia em que os postes de rugby forma colocados no Estádio Olímpico de Deodoro
Notem que no primeiro dia de cada torneio serão disputados os quatro primeiros jogos de cada grupo de apuramento, deixando os dois últimos para  segundo dia da prova.

Quanto aos jogos finais, eles começam a disputar-se ainda no segundo dia de cada prova - meias finais da Bowl e quartos de final da Cup - deixando para o terceiro dia os restantes jogos.


Sem comentários: