15 de julho de 2016

ÚLTIMA ETAPA DO GRAND PRIX DE SEVENS EM GDYNIA

Portugal participa neste fim de semana da última etapa do Sevens Grand Prix Series da Europa, que vai determinar, entre outras coisas, quais são as selecções europeias que estarão em Hong Kong a discutir o acesso a equipa residente (core team) do Circuito Mundial em 2016-2017.

A nossa posição é muito delicada e resta uma margem de esperança muito ligeira para que se consiga essa classificação por meios desportivos, já que será necessário que Portugal consiga vencer - ou na pior das hipóteses, ser finalista - e ainda que, pelo menos uma entre a Espanha e a Alemanha, não consiga melhor que a presença na disputa pelo 11º lugar no torneio.


Portugal precisaria de recuperar (e ultrapassar) os 14 pontos que tem de desvantagem em relação a essas duas equipas, que são, no momento as que terão acesso ao qualificativo de Hong Kong, isto claro, se forem mantidas as regras estabelecidas na última época, que diz que estarão representando a Europa naquele qualificativo as duas melhores classificadas do GPS, que não estejam já incluídas como residentes do Circuito Mundial.

Ora as actuais quatro primeiras classificadas do GPS, são core teams do Circuito Mundial - França, Rússia, País de Gales (GB Royals) e Inglaterra (GB Lions), pelo que se segue a Espanha e a Alemanha com 24 pontos (mais 14 que Portugal), a Geórgia com 16 (mais seis) e a Itália com 12 (mais dois).
Então o mais natural é que sejam realmente os espanhóis e os alemães a viajar para o Oriente na busca de um lugar aos sol do Circuito Mundial.

O Torneio qualificativo de Hong Kong disputa-se em simultâneo com a etapa do Circuito Mundial ali realizada, com a participação de 12 equipas, duas representantes de cada região de rugby da World Rugby - Europe (Rugby Europe), Oceania, América do Norte, América do Sul, Ásia e África.


Amanhã a partir das 9,30 h de Lisboa, pode assistir ao Torneio de Gdynia através da http://www.rugbyeurope.tv/, sabendo que Portugal defronta a Rússia Às 10,14, a Espanha Às 12,59 e a Bélgica às 16,06 h, sempre no horário de Lisboa.

Fique com a relação da equipa portuguesa e o quadro dos jogos de sábado, notando a estreia na equipa de Caetano Castelo-Branco - que defendeu as cores da equipa lusitana que jogou na Catalunha no mês passado - e do regresso de João Belo em substituição de Vasco Ribeiro e de Diogo Ribeiro, que estiveram na passada semana em Exeter.



Sem comentários: