9 de julho de 2016

PORTUGUESAS EM QUARTO LUGAR NO MUNDIAL UNIVERSITÁRIO *

* Miguel Staniford
A selecção feminina universitária de sevens termina a sua participação no Mundial 2016 num honroso quarto lugar dignifica o rugby feminino português.

Portugal não conseguiu ultrapassar os dois obstáculos que defrontou na meia-final e no jogo de atribuição do 3º / 4º lugar.
No jogo da meia-final, a França, que se haveria de tornar a vencedora do campeonato, foi a equipa dominante em todas as fases do jogo. 

Apesar de boa réplica, as portuguesas foram totalmente incapazes de contrariar a superioridade das gaulesa e terminaram batidas por 26-0. 

Um facto insólito: a árbitra do jogo envergava uma camisola vermelha muito similar às usadas pelas portuguesas. Não teria uma camisola de outra cor?

Já no jogo em que disputava o 3º lugar, com o Japão, houve maior equilíbrio. 
As portuguesas começaram bem tendo obtido nos momentos iniciais um ensaio por Christina Ramos transformado por Larissa Lima. 
As japonesas reagiram, e com um ensaio transformado, atingiu-se o intervalo com um empate a sete pontos.
Mas, no inicio da 2ª parte,  as japonesas utilizando a superior velocidade de uma das suas jogadoras e explorando algumas falhas defensivas das portuguesas obtiveram três ensaios, tendo Portugal replicado apenas com um toque de meta por Daniela Oliveira já na parte final do jogo. 
Chegou-se assim ao resultado  de 24-12 favorável ao Japão.

A França foi a equipa mais forte do campeonato tendo batido o Canadá, vencedora da edição anterior, na final por 31-5, o que mostra bem da sua superioridade.
Como aspeto surpreendente as classificações da Nova Zelândia e da Austrália que ocuparam os últimos lugares da tabela classificativa.

Uma palavra final para as nossas representantes que tiveram um comportamento digno, eventualmente superior aquilo que se esperava e que o nosso limitado rugby universitário justificaria.




MUNDIAL UNIVERSITÁRIO MASCULINO
A Austrália sagrou-se campeã mundial entre as equipas masculinas, ao derrotar na final a Grã-Bretanha por 24-20, enquanto para o terceiro lugar a França derrotou a Espanha por 27-7.
Portugal, como se sabe, não participou na prova masculina.

Fique com o quadro dos vencedores de sempre do Mundial Universitário, e os resultados das participações portuguesas.


Sem comentários: