16 de novembro de 2014

TRIO DA FRENTE MANTÉM POSIÇÕES E CALDAS SOBE AO QUARTO LUGAR

Os três da frente venceram com bónus e conservaram intactas as suas posições, assim como aconteceu com os três últimos que, ao perderem os seus jogos, ficaram também nos mesmos aflitos lugares.

Mas os quatro do meio mudaram todos de lugar, dois subiram e dois desceram...

O Caldas bateu o Vila da Moita, e aproveitando a derrota do Sporting subiu ao quarto lugar, enquanto os leões que perderam com a Lousã, desceram ao quinto posto.


Por outro lado o São Miguel ao vencer o Vitória de Setúbal alcançou o Vila da Moita em número de pontos e trocou de lugar com os ribatejanos, graças aos factores de desempate.

RC LOUSÃ *40-0 SPORTING RUGBY (6-0) *
Com um relvado pesadíssimo devido à muita chuva que caiu durante a noite, pela manhã e durante o encontro, o resultado está correto face ao que as duas equipas produziram.
Foto: João Ramos
A equipa da casa, nitidamente superior em todos os sectores estáticos do jogo esteve uns furos abaixo do Sporting, no que diz respeito às tácticas utilizadas pelas duas equipas. 
Enquanto o Sporting, aproveitando as condições do terreno orientou todo o seu jogo através de pontapés bem colocados do abertura e do defesa, os lousanenses optaram incompreensivelmente, por jogar como se estivéssemos num dia de verão. 
O abertura local quando de posse da bola, salvo numa ocasião, utilizou sempre o jogo à mão, originando assim à posteriori inúmeros adiantados das suas linhas atrasadas. 
Não fosse a superior qualidade da melée lousanense que esteve perfeita nos 80 minutos e o desenrolar do jogo teria sido bem mais complicado para os locais. 
Uma equipa que visa atingir o topo no final do campeonato não se pode dar ao luxo de fazer dezena e meia de adiantados num só encontro por muito más que estivessem as condições do terreno.
Com três ensaios em cada meio tempo a vitória dos beirões nunca esteve em causa, mas os números teriam sido bem diferentes se táticamente tivessem estado ao nível dos lisboetas que se apresentaram com uma equipa bem estruturada e bastante mais adulta que na época transacta.*José Redondo

CR ÉVORA *71-6 RC SANTARÉM (11-0)
Depois da apertada vitória da semana passada na Vila da Moita, o Évora recuperou o seu vigor e castigou o Santarém com uma pesada derrota e com a marcação de 11 ensaios.
Como o resultado confirma foi um jogo com pouca história, que afinal se resume aos 15 minutos iniciais em que os cavaleiros conseguiram equilibrar a partida.
Depois, aos poucos os chaparros tomaram conta das ocorrências e com a quebra física dos escalabitanos foram aumentando a contagem.
No segundo tempo a superioridade dos alentejanos tornou-se ainda mais evidente, e os últimos 40 minutos foram de um só sentido.

RC LOULÉ 0-35* BENFICA RUGBY (0-5)
Foto: Thani Assiz
Jogo mais equilibrado do que o resultado demonstra, resistiram os louletanos enquanto puderam, mas o Benfica foi superando as dificuldades e chegou ao intervalo já com dois ensaios marcados e 14-0 no registo.
No segundo tempo o ascendente dos benfiquistas acentuou-se e os três ensaios obtidos acabaram por ser reflexo dessa situação.
Vitória justa que mantém as águias na terceira posição com quatro pontos de vantagem sobre o segundo e outros quatro sobre o quarto da tabela.
O Loulé continua na cabeça do trio do final da tabela classificativa, com mais um ponto que os dois últimos, mas este têm um jogo em atraso, o que vai levar, pelo menos um delEs, a ultrapassar os algarvios.

CALDAS RC 17-8 RUGBY VILA DA MOITA (3-1)
Aconteceu nas Caldas um bom jogo de campeonato, num terreno bem tratado mas muito fofo, fruto da invernia que vai caindo. Com o terreno pesado e macio vieram as lesões que afetaram as duas equipas, mas sobretudo o Vila da Moita.
A primeira parte ofereceu-nos um Caldas pressionante, com bom jogo de avançados em sucessivos rucks e mauls, e a concretizar três das cinco oportunidades que tiveram para marcar ensaio.
Algumas placagens falhadas pelos jovens ribatejanos, traduziram-se em pontos para o Caldas que soube aproveitar o ascendente que foi impondo ao jogo.
Sobre os 40' os visitantes marcaram um ensaio, que pôs o resultado ao intervalo em 17-5.
Na segunda parte o RVM corrigiu algumas posições, mas sobretudo a atitude, e logo de entrada volta a reduzir para 17-8.
A partir daqui os caldenses controlaram os acontecimentos, e com as condições do terreno a agravarem-se, o jogo passou a ser mais disputado fisicamente do que com qualidade técnica.
Resultado final justo, mas cada uma das equipas pode queixar-se de si própria por não ter atingido o ponto de bónus.

CR SÃO MIGUEL 13-5 VITÓRIA RUGBY (2-1)
O jogo iniciou-se com 15 minutos de atraso por dificuldades no acesso da equipa visitante à cidade de Lisboa mas isso acabou por beneficiar todos os intervenientes já que a chuva parou quando se apitou para o seu início.
As duas equipas entraram lentas e previsíveis com as defesas a não terem grandes dificuldades em anular as iniciativas de ataque adversárias e foi num momento de inspiração do segundo centro buldogue, numa intercepção a adivinhar a jogada visitante, galgando os 30 m que o separavam do ensaio abriu o marcador. O ensaio não foi convertido.
Imediatamente na resposta, e depois de uma boa captação na reposição de bola em jogo, ao querer ganhar terreno ao pé o jogador do São Miguel provocou um ressalto da bola e depois de alguma confusão surgiu o ensaio visitante, que também não foi convertido.
Com as duas equipas de novo empatadas, aguardava-se o assumir do jogo por parte de alguma delas mas o que assistiu foi a um jogo trapalhão com inúmeros adiantados e ninguém a saber lidar com uma bola molhada que dificultava o seu manuseamento.
Na segunda parte o São Miguel entrou mais forte e foi empurrando o Vitória para os seus 22 m tendo criado algumas jogadas perigosas e alcançando o merecido ensaio, não convertido, perto dos 50 min. como resultado de um bom movimento por parte dos seus avançados. 
Continuaram os buldogues a mandar no jogo e sentia-se que a qualquer momento poderia surgir novo ensaio mas apenas conseguiriam pontuar através de uma penalidade em frente dos postes já dentro dos 22 m, isto depois dos sadinos terem equilibrado a contenda e criado alguns movimentos ofensivos perto da área de validação adversária.
Mas o Vitória queria mais e foi para cima dos buldogues, que praticamente jogaram com menos um homem desde os 55 min por sucessivos cartões amarelos, e quase conseguiu marcar mais um ensaio não fosse a solidez defensiva dos da casa que lutaram arduamente para contrariar o ascendente dos homens do Sado. 
Contudo o resultado não mais se alterou tendo terminado num 13-5 a favor do São Miguel.



Foto de capa: Thani Assiz
Quadros: Mão de Mestre/1ª Divisão

1 comentário:

Anónimo disse...

Bons jogos em perspectiva na Taça para aferir distâncias entre 1º e 2º campeonatos:

Oitavos-de-final (13/14 de Dezembro)

Jogo 21: Caldas RC/V. Setúbal-Académica
Jogo 22: RC São Miguel/CR Évora-RC Montemor
Jogo 25: Benfica/RC Loulé-Belenenses