19 de outubro de 2014

VILA DA MOITA FESTEJA PRIMEIRA VITÓRIA NO ESCALÃO

Num fim de semana em que o Rugby Vila da Moita festeja a sua primeira vitória na 1ª Divisão, o São Miguel foi ao Algarve conquistar os seus primeiros pontos e o Sporting conservou o registo perfeito de tantas vitórias quantos os jogos realizados.

Na viagem às Caldas o Benfica conseguiu uma importante vitória e a Lousã, graças à vitória em Évora, não só realiza a mesma proeza que o Sporting, como conserva a liderança, fruto de melhor comportamento no capítulo dos bónus.


Vamos à ronda da jornada:

CR ÉVORA *8-15 RC LOUSÃ (1-2)
O encontro entre dois clubes "da mesma divisão" que ao longo dos tempos têm proporcionado bons momentos de rugby não defraudou o muito publico presente.
Com uma entrada de rompante os alentejanos instalaram-se no terreno dos beirões nos primeiros 20 minutos, não tendo conseguido transformar em pontos o domínio territorial. 
A lesão aos 4 minutos do possante Sul-Africano Dean e aos 15 a saída do experiente asa talvez tenha contribuído para a fraca reacção dos visitantes ao domínio local.
Com o resultado ao intervalo num desolador 0-0 o descanso "acordou" os lousanenses que aos 16 minutos colocaram o resultado em 3-15 fruto de dois ensaios e uma penalidade. 
Quando se pensava que os alentejanos iriam baixar os braços, deu-se exactamente o contrário. 
Fruto dalguma sobranceria dos visitantes e uma boa qualidade do trio de trás dos eborenses os últimos 20 minutos foram muito equilibrados, com ataques de ambos os lados e com os chaparros a conseguirem o seu merecido ensaio aos 35 minutos.
Com o justificado prolongamento duns 15 minutos, os lousanenses voltaram a pressionar e tiveram duas boas oportunidades para pontuar. 
E foi já sobre o apito final que num contra-ataque pelos três quartos os eborenses só não conseguiram outro ensaio devido à bem estruturada e agressiva defesa dos serranos. 
Pede-nos o MdM para não falarmos da arbitragem o que por norma não fazemos, mas não resistimos a dizer que o bom espectáculo que as duas equipas proporcionaram se deve á excelente qualidade da arbitragem. 
Paulo Duarte é mesmo um caso sério da arbitragem em Portugal.
José Redondo
RUGBY VITÓRIA DE SETÚBAL 18-38* SPORTING RUGBY (2-5)
As jornadas vão passando e o Sporting mantém um registo só de vitórias, que ninguém pode dizer que é acidental.
A equipa dos leões conseguiu ainda o seu primeiro ponto de bónus, o que permitiu a aproximação ao líder, do qual se encontra agora apenas a um ponto.
O Vitória de Setúbal depois da excelente vitória em Loulé, na semana passada, não conseguiu resistir ao maior poder do Sporting e ocupa agora uma oitava posição na tabela, abaixo do que se poderia esperar.

CR CALDAS *27-32 BENFICA RUGBY (4-5)
Assistência razoável, num dia que ameaçava chuva mas que acabou por se compor. 
Ao contrário do que é habitual nas Caldas com outras equipas (com excepção do Santarém) as
Foto: Lurdes Lourenço
bancadas também registavam adeptos do SL Benfica.
Entrada forte dos pelicanos, com 10 minutos iniciais interessantes. 
Aos 3 minutos transformação de penalidade pelo centro Jonathan Nolan a culminar uma boa fase de ataque.
Reagiu o Benfica, equipa mais experiente e pesada, e que com um jogo mais adulto e provocando sistematicamente inumeros erros defensivos do Caldas chegou aos ultimos 5 minutos da 1ª parte a vencer por 20-3, fruto de três ensaios, aos 13, 20 e 34 min, este último convertido, e uma penalidade convertida aos 16 min.
Reagiram por seu turno os jovens pelicanos - na altura já com 2 jovens ex-sub 18 por substituições forçadas - e, aproveitando algum "tirar de pé" dos encarnados obteve um bom ensaio, convertido pelo seu centro Jonathan Nolan. 
10-20 ao intervalo e jogo relançado.
A 2ª parte iniciou-se novamente com alguns erros defensivos dos pelicanos, bem provocados por um Benfica com um Rugby mais pensado e interpretado, proporcionaram novo ensaio logo aos 42 minutos.
Com o jogo aparentemente decidido, assistiu-se a uma boa reacção dos jovens Caldenses, na altura com a equipa refrescada, culminada com um ensaio, aos 66 min por Tomás Melo, bem transformado pelo chutador deste ano, Jonathan Nolan.
O Benfica, mais experiente, voltou a concentrar o seu jogo e decidiu a partida aos 71 min. com o quinto ensaio, bem convertido.
Sem nada a perder e aproveitando um natural abaixamento do Benfica - fisico e de concentração - os pelicanos carregaram nos últimos 4 minutos e conseguiram dois ensaios pelo seu médio de formação Salvador Cambournac, ambos convertidos pelo centro Jonathan Nolan, o que lhes permitiu o ponto bónus defensivo.
Vitória clara e justa do Benfica, prémio final para a atitude dos Pelicanos, boa arbitragem e público participativo. 
Uma boa tarde de Rugby.
O Benfica mostra-se uma equipa superior, mais madura e certamente a lutar pelo Campeonato. 
O Caldas mostra muita juventude, a necessitar de ganhar experiência, mas com uma boa atitude competitiva.
De assinalar, por último, as entradas serem "pagas" com um contributo em géneros alimentícios para a associação Ordem do Trevo, a prosseguir nos jogos a efectuar nas Caldas da Rainha (venham preparados) e o convívio que prosseguiu na terceira parte.

CR SÃO MIGUEL 19-10 RC LOULÉ (1-2) em Loulé por troca de campo
Foto: Thani Assiz
Primeiros pontos do São Miguel no campeonato, a aproveitar bem as falhas de um adversário que costuma ter um melhor comportamento, a jogar em casa.
Os buldogues não perdoaram a série de faltas cometidas pelos algarvios registando 12 pontos na transformação de pontapés de penalidade, enquanto os louletanos - que conseguiram dois ensaios contra um apenas dos lisboetas - não somaram nenhum ponto através de pontapés.


RC SANTARÉM 15-38* RUGBY VILA DA MOITA (2-5) na Moita do Ribatejo por troca de campo
Primeira vitória na história do Rugby Vila da Moita, na 1ª Divisão, o que aliado aos bons resultados -
Foto: Rugby Vila da Moita
apesar das derrotas - nas duas primeiras jornadas, quer dizer a toda a gente que o lugar da equipa é mesmo neste escalão, procurando assegurar o mais cedo possível a manutenção.
Graças aos dois pontos de bónus conquistados, o Rugby Vila da Moita ocupa agora o sexto lugar na classificação, com um ponto menos que o quinto, o Caldas, e mais um que o sétimo, o Loulé.
Os cavaleiros somam a terceira derrota da época e registam zero pontos na tabela, pois ainda não conseguiram sequer um bónus defensivo.
Resta-lhes a consolação de verem a relva do seu novo campo crescer - que linda que está! - e prepararem-se para retribuir em casa as "gentilezas" de que têm sido alvo, fora de casa.


18 comentários:

Anónimo disse...

O que se notou nas Caldas foi o fim de ciclo da equipa da casa, em que as rotinas adquiridas durante os últimos anos estão a pouco e pouco a desaparecer e os hábitos antigos novamente a aparecer.

Temo que tenham razão alguns dos jogadores que este ano decidiram não jogar e que o clube cada vez mais olhe para quantos ainda estão abaixo dele na classificação e não quantos estão acima.

O Super Caldas já acabou, infelizmente é história.

Resta saber quanto tempo o Claudio e o Nika se vão aguentar por ali. Á consideração das equipas da DH. Gostam do moço que veio do Loulé para Agronomia? então olhem para estes dois.

Anónimo disse...

Benfica apresentou na equipa inicial muita juventude, em que esses jovens conseguiram um ensaio cada, Antonio Ventosa e Diogo Conceição .. que enormes exibições fizeram nas Caldas.

Anónimo disse...

parece que é desta que se vai acabar a sorte para o Santarem, visivelmente a equipa mais fraca do campeonato. duvido que se aguente na primeirona este ano!!!

Anónimo disse...

Dps de 2 anos na 1a sem saber ler nem escrever parece que a história do RC Santarém na 2a divisão do rugby nacional chegou ao fim.

Anónimo disse...

RCS... rumo à 2a divisão. Que equipa mais sem norte, parece que ninguém se conhece em campo, que não treinam durante a semana... Subiu o Loule depressa se superiorizou aos ribatejanos, subiu o Sporting idem, Sao Miguel idem... Next Moita?!?! Mau demais...

Anónimo disse...

A historia do Santarem ja e sabida ha muito tempo mas nunca muda. Nao tem campo proprio, que tal arranjarem uma solucao fixa no principio da epoca que os acompanhe ate ao final da temporada?! E sempre desculpa mas a verdade e que houvesse mais cuidado a preparar a epoca e essa situacao nao aconteceria.

(desculpem a falta de acentos mas estou num teclado americano)

Anónimo disse...

Grandes vitórias de Sporting e Moita!!!

Acredito que o Sporting consiga surpreender e ocupar um bom lugar na primeira fase, no entanto o plantel parece-me curto para outros voos... Aguardemos.

Já o Moita parece bem lançado em garantir a manutenção o mais depressa possível, para grande mal do Santarém que é notoriamente a equipa mais fraca deste campeonato.

Anónimo disse...

Grande vitória do meu Sporting!

Anónimo disse...

Parece me evidente que o R C Santarém já não anda a fazer nada na primeira divisão.

Anónimo disse...

Pois é. Moita, foi chegar, ver e vencer! Duvido que não assegure a manutenção (está bem encaminhada para isso).

Loulé e Santarém parecem-me ser as equipas que vão disputar um lugar na Primeira.

Anónimo disse...

A classificação está errada. O Évora e o Benfica tem o mesmo número de pontos, e como o Évora ganhou ao Benfica, fica à frente do Benfica.
O site da Federação está certo com o Évora à frente.
Desta vez o Mão de Mestre enganou-se...

Manuel Cabral disse...

Anónimo das 03:16
Na verdade quem está errado é o site da FPR - o Mão de Mestre está certo.
Durante muitos anos e até ao ano passado realmente o primeiro factor de desempate entre equipas empatadas era "o número de pontos obtidos nos jogos disputados" entre essas equipas.
Acontece porém que esse factor de desempate foi eliminado do Regulamento Geral de Competições que a FPR publicou recentemente, e o primeiro factor de desempate passou a ser o "maior número de vitórias obtidas em todos os jogos disputados na fase da competição em causa", a que se segue "a maior diferença entre pontos de jogo marcados e sofridos em todos os jogos disputados na fase de competição em causa".
Assim, apesar de no confronto directo o Évora ter estado melhor, é o Benfica quem fica na frente graças ao segundo factor de desempate.
Aproveito para mostrar a minha estranheza por mais esta alteração não necessária ao Regulamento, já que a aplicação do que esteve determinado durante muitos anos era pacífica, e não acredito que haja qualquer estudo que aconselhe a alteração introduzida. Bem pelo contrário - quando há duas equipas empatadas faz todo o sentido que o desempate seja feito com base nos resultados entre as duas equipas empatadas.
Curiosamente, na DH do ano passado a alteração introduzida teria levado a importantes mudanças na tabela classificativa, com, por exemplo, o Técnico a trocar de posição com o CDUL, ficando no final da fase de apuramento na segunda posição e o CDUL na terceira.
Portanto e para concluir, o Mão de Mestre está certo e a classificação do site da FPR está errada.

Anónimo disse...

Boa MdM. Com tantos técnicos, directores desportivos e até treinadores sem nada fazer, uma simples classificação sai errada no site da Federação. Já não há mais paciência para a desculpa de que "foi lapso", tão usual na função pública.

Anónimo disse...

O que se nota no comentário do anónimo de 19 de Outubro de 2014 às 20:06, é muito ressabiamento e inveja por aquilo que o Caldas fez e conseguiu na época passada. Para além de muita ignorãncia.
Ainda existe por aí muita gente que não engoliu o grande sapo que foi o título ir para o Caldas RC. Para não falar de outros sapos que também estão por digerir.
O Caldas não perdeu nenhum dos seus atletas. Perdeu aqueles que foi buscar no inicio da época.
A saída destes, abriu lugar a que jogadores que estavam afastados, regressassem à equipa e abriu espaço para que vários jovens da formação caldense tivessem lugar na equipa senior.
Muita juventude e inexperiência, que os vários Cláudios e Nikas da equipa lideram, orientam e ensinam.
O Super Caldas é um mito criado pelos comentadores e treinadores de bancada.
O Caldas, como qualquer clube e como qualquer projecto, em qualquer área, tem altos e baixos.
E, garantidamente, o Caldas não está numa fase descendente. E mesmo que estivesse, não era nada que nos envergonhasse.
Está muito melhor do que estava há duas épocas atrás e é essa a comparação que tem que ser feita. E não com a época passada, em que factores externos contribuíram para resultados extraordinários.
Vamos perder mais alguns jogos? Claro que vamos. Mas também vamos ganhar muitos outros. E em qualquer das situações será sempre de cabeça erguida e orgulhosos porque sabemos que fizemos o nosso melhor e honrámos a nossa camisola.
E uma coisa é certa e segura. Quer enquanto equipa, quer enquanto clube, sabemos exactamente o que queremos e qual o caminho para lá chegar.
Força Caldas!!!!

Anónimo disse...

Não diria que o Super Caldas foi um mito, ele existiu, mas foi uma coisa fugaz um fogacho.

Parece-me que o SUPER migrou com o Groundlink do Caldas para o Cascais, porque este ano estamos a ter um Super Cascais.

Vamos ver se este Adjectivo consegue durar mais no Cascais.

Anónimo disse...

O que preocupa não é o Caldas estar mais fraco, isso é normal depois da saída de muitos bons jogadores como os que tinha o ano passado, pode-se perguntar que raio de projecto é este que afasta este tipo de atletas mas isso é outro assunto.

O que preocupa a quem está nas bancadas é a anarquia em que a equipa novamente caiu, deixou de se ver organização. Os jogadores estão mais experientes, mais maduros e mais sabedores a nível técnico e individual mas enquanto equipa descambam para o mesmo tipo de jogo e de desorganização tactica que tinham antes de serem SUPER e neste capitulo discordo, parece não ter existido evolução, e este facto é apenas mascarado pela maior experiencia de alguns jogadores.
Vamos esperar pelos próximos jogos. Por onde anda o Maxi?

Anónimo disse...

Ainda bem que refere o MAXI!
Se o projecto era tão bom, por que raio não quis ele ir com o projecto para cascais! nunca devemos falar do que nao sabemos!!!!
É obvio que o caldas voltou a ser trapalhão na sua forma de jogar, pois as falhas que teve de colmatar com os jogadores novos, ( miúdos)que não têm rugby nem experiência para encarreirar com o sistema de jogo pretendido, POR ENQUANTO!

Anónimo disse...

Eu perguntei por onde andava o Maxi e não sei porque não foi ele com o Groundlink, no entanto sei que existe um antes do Maxi, um durante e um depois do Maxi.

Sei que antes do Maxi a equipa era trapalhona, desorganizada e sem sistema (mesmo com todas as estrelas não evitou perder duas vezes com o Lousã, equipe organizada e que joga como equipe). Sei que durante o tempo do Maxi a equipa passou a jogar como equipa e assim conseguiram ser campeões e existe um depois do Maxi que é igual ao antes do Maxi.

Organização e jogar como equipa não tem só que ver com experiencia, por exemplo o São Miguel perdeu com o Caldas mas foi mais equipa que o Caldas e esse em meu entender é o problema, o São Miguel pode ser mais fraco mas tem condições para se tornar mais forte porque joga como equipe e o Caldas é mais forte mas parece-me que se vai tornando mais fraco porque não sabe o que ísso é.