26 de outubro de 2014

NOVATO NA PRIMEIRONA O VILA DA MOITA SOBE MAIS UM DEGRAU

Lousã e Sporting vencem com ponto de bónus e conservam os primeiros lugares contando por vitórias os quatro jogos realizados.

Benfica não consegue o ponto de bónus e atrasa-se em relação ao Évora que cumpre e se isola na terceira posição, enquanto o Vila da Moita sobe à quinta posição, com 50% de vitórias à quarta jornada, o que se pode dizer que é no mínimo, uma excelente prova da sua competência.

Realce para a réplica do Santarém na Sobreda frente ao Benfica, onde liderou o marcador até aos 73 minutos de jogo, logo depois de perder dois jogadores por amarelos bem mostrados.

RC LOUSÃ *37-7 CALDAS RC (5-1)
Depois de assistirmos a este encontro ficámos com a certeza que a passagem da Groundlink pelas Caldas da Rainha foi uma mais valia para o rugby local e até nacional.
Na primeira parte o domínio dos locais nas situações estáticas foi uma constante mas é incompreensível a enorme quantidade de faltas - diga-se - bem assinaladas numa equipa que
definitivamente luta pela promoção. 
Três ensaios na primeira metade e outros tantos perdidos, não traduzem o equilíbrio verificado, tendo-se inclusive visto alguns movimentos de ataque bem interessantes dos visitantes. Aliás a melhor jogada do encontro até foi desencadeada neste período pelos pelicanos que só não deu ensaio pela boa qualidade defensiva dos beirões
Com o resultado em 22-0 ao intervalo a segunda parte proporcionou aos 10 minutos o quarto ensaio dos beirões para aos 15 minutos colocarem o resultado em 32-0. 
A partir daí e sentindo o ponto de bónus assegurado os técnicos lousanenses decidiram iniciar a totalidade das substituições. Fosse ou não fosse essa a razão assistiu-se de seguida a uma excelente reacção dos caldenses que além de equilibrarem o encontro alcançaram um merecido ensaio aos 29 minutos. Duma situação dalguma supremacia os locais tiveram de “puxar pelos galões” para não sofrerem o segundo ensaio dos visitantes. Foi já sobre o apito final que marcaram o quinto ensaio.
Deste encontro fica-nos a imagem duma equipa lousanense mais coesa que na ultima temporada e dum Caldas da Rainha com uma equipa bem organizada e com os seus jogadores a saberem o que andam a fazer. Ganham eles e ganhamos todos que estamos ligados a este desporto.
José Redondo

SPORTING RUGBY *42-23 CR SÃO MIGUEL (6-3)
Foi num ambiente de saudável convívio, antecedido por um mini torneio dos escalões de formação dos dois clubes e do Benfica, com muito apoio à equipa visitante que mais parecia jogar em casa, que se disputou este jogo entre leões e buldogues.
Foi um jogo alegre aquele proporcionado por ambas as equipas e que teve duas partes bem distintas.
Entrou melhor o Sporting que rapidamente assumiu o comando do jogo tanto nas fases estáticas como no marcador e foi com total normalidade que os ensaios foram surgindo fruto da velocidade imprimida pelas linhas atrasadas do conjunto da casa bem apoiadas pela dinâmica terceira linha. 
Foto: Miguel Rodrigues/Rugby Photo Store
Foi respondendo o São Miguel com alguns bons movimentos mas que esbarravam na veloz defesa sportinguista ou nalguma precipitação no manuseamento de bola. 
Foi através de duas penalidades que os visitantes se foram mantendo dentro do resultado. No entanto o domínio dos homens da casa mantinha-se e através de dois bons ensaios fecharam o resultado em 30-6 a seu favor ao intervalo.
A segunda parte começa um pouco mais dividida mas é o Sporting a aumentar o marcador e foi a partir desta altura que o São Miguel pegou no jogo para o não mais largar. 
Apesar de continuar com algumas dificuldades no lançamento de jogo foi sempre muito forte nas recuperações e defesa tendo os seus ataques também começado a criar real perigo com diversas situações de ensaio. 
Pareceu também que as substituições favoreceram os visitantes com o conjunto a conseguir aumentar o ritmo de jogo. 
Não espantou portanto que os ensaios começassem a surgir e a entusiasmar jogadores e público Bulldog. 
O jogo foi evoluindo sempre com o São Miguel por cima, embora com réplica pontual do Sporting, até cerca de cinco minutos do final com o resultado a atingir os 35-23 e a preocupar os donos da casa. 
Foi nessa altura que a maior experiência dos jogadores do Sporting se revelou e com muita calma mas de forma pressionante foram ganhando metros e conquistando penalidades que culminaram em novo ensaio que terminou com as esperanças do São Miguel e descansou o Sporting. 
Em resumo um jogo bem disputado e movimentado com o Sporting um justo vencedor.

RC LOULÉ 15-74* CR ÉVORA (2-12)
O jogo começou num ritmo vigoroso sem que qualquer das equipas facilitasse o trabalho do adversário, e na verdade o marcador aos 30 minutos estava bastante equilibrado, com 14-10 favorável ao Évora.
Porém, algumas desatenções defensivas do Loulé nos últimos 10 minutos do primeiro tempo custaram caras à equipa algarvia, e o resultado ao intervalo mostrava 26-10 para a equipa alentejana.
Na segunda parte os chaparros entraram a todo o gás, marcando um par de ensaios e alguns dos jogadores menos experientes do Loulé pareceram desistir, enquanto outros mantiveram a atitude, sem no entanto serem capazes de parar a crescente maré de confiança da equipa de Évora que continuaram a marcar ensaios atrás de ensaios, apenas com uma resposta do Loulé, o que levou o marcador final a 74-15.
O Évora jogou como uma máquina bem oleada, enquanto o Loulé lutou para se encontrar como equipa, e acabou por dar uma notável demonstração de espírito de equipa com cada jogador encorajando o seu companheiro durante toda a partida.

BENFICA RUGBY 31-21 RC SANTARÉM (5-3)
Primeira parte com domínio do Benfica que nunca aproveitou as oportunidades e fez inúmeros erros na linha de 22 do Santarém que aproveitou em duas ocasiões para fazer dois ensaios convertidos. 
Reagiram os encarnados com jogo à mão e conseguiu reduzir já em cima do intervalo, mas nova sucessão de erros levou os cavaleiros a novo ensaio convertido. 
Início da segunda parte com um erro defensivo do Benfica e ensaio do Santarém convertido. 
José Mendes faz várias substituições colocando mais experiência em campo e sob a batuta de Filipe Grenho a equipa começou a atacar à mão de todo o lado e mesmo perdendo inúmeros alinhamentos ganhava as formações ordenadas o que levou a faltas consecutivas dos visitantes e a dois amarelos aos 68 e 71 minutos ... 
Aos 73 minutos Tiago Sá marcou um ensaio com conversão, levando o Benfica para a frente do marcador. 
Filipe Grenho levou os seus homens para a frente e em ondas de ataque conseguiram mais um ensaio junto aos postes com excelente jogada de Filipe Grenho e passe para Hugo Melo. 
No final uma vitória justa do Benfica Rugby, mas em que fica a imagem de um Santarém capaz de outros feitos no campeonato, saiba controlar os aspectos disciplinares que hoje acabaram por lhe custar, pelo menos, o ponto de bónus.

RUGBY VILA DA MOITA 26-17 VITÓRIA RUGBY (4-3)
Foto: Rugby Vila da Moita
O jogo começou com uma enorme expectativa, pois era o primeiro derby regional que as equipas disputavam na 1ª Divisão, e foi o RVM quem melhor respondeu ao "formigueiro" inicial.
Com uma entrada verdadeiramente surpreendente, aos 10 minutos já os locais tinham conseguido três ensaios: um aos 5 minutos, outro aos sete e o terceiro aos 10', vantagem que permitiu uma eficaz gestão do jogo até final.
O Vitória ainda reduziu com a marcação de um ensaio não convertido, mas aos 25' os locais voltaram a marcar e colocaram o resultado em 26-5 que se manteve até ao intervalo.
No descanso, o RVM fez substituir três elementos, de forma a fazer uma gestão de atletas menos utilizados, e para a segunda parte os sadinos corrigiram algumas posições, tomaram conta do jogo e mantiveram o jogo tendencialmente no meio campo adversário.
Por varias ocasiões o RVM conseguiu invadir a zona de 22 do adversário, mas por má opção ou por erros de circulação de bola nunca mais foram eficazes como no primeiro tempo.
O Vitória aproveitou algum cansaço adversário e tantas vezes invadiu o meio campo da Moita que por duas vezes concretizou o seu domínio especialmente a partir de jogo no chão.
No final uma vitoria justa do RVM por 26-17, se bem que com um pouco de experiência e cabeça mais fria, o ponto de bónus estava perfeitamente ao seu alcance.
Uma palavra para o árbitro Albertino Minhoto, que apitou com o entusiasmo de um jovem, mostrando que este pode ser o caminho para jogadores há pouco retirados, ou treinadores...á espera de equipa para trabalhar.


3 comentários:

Anónimo disse...

Epa epa !! Esta primeira divisão esta alguma coisa !
Cada jogo parece um duelo de Titãs !

Estou a gostar!! Rugby tem de evoluir mais e mais !!

Anónimo disse...

Saiu a sorte grande ao Sporting ficarem com o segundo centro mais uma época, sem ele os lagartos não faziam metade do que fazem.

Anónimo disse...

Comentário de mau gosto do amigo cá de cima que deve ser de algum clube que ficou azul depois de jogar com os leões.

Mas acho que a invencibilidade deste Sporting fica já pelo caminho frente ao Évora.