16 de agosto de 2012

OS PUMAS NA ESTREIA NO RUGBY CHAMPIONSHIP*

A equipa dos Pumas perante a África do Sul será constituída por (15 a 1): Lucas Gonzalez Amorosino (Montpellier); Gonzalo Camacho (Exeter Chiefs), Marcelo Bosch (Biarritz), Santiago Fernandez (Montpellier), Horacio Agulla (Bath); Juan Martin Hernandez (Racing), Nicolas Vergallo (Toulouse); Juan Martin Fernandez Lobbe (cap) (Toulon), Alvaro Galindo (Racing), Julio Farias Cabello (Tucumán); Patricio Albacete (Toulouse), Manuel Carizza (Biarritz); Juan Figallo (Montpellier), Eusebio Guinazu (Biarritz), Rodrigo Roncero (Stade Français).

No banco estarão Bruno Postiglioni (La Plata), Marcos Ayerza (Leicester Tigers), Juan Pablo Orlandi (Racing), Tomas Leonardi (San Isidro Club), Leonardo Senatore (Toulon), Martin Landajo (Atlético San Isidro), Martin Rodriguez (Stade Français).

Para nós certamente interessante a continuidade de Júlio Farias como titular, ele que só chegou à seleção principal em 2010, e que é o único a jogar na Argentina no quinze inicial. Um quinze com 12 "franceses", 2 "ingleses" e 1 "argentino".

Uma equipa muito experiente, que tentará mostrar a sua garra, e que tem preparado a sua estreia com grande cuidado.

Os Pumas chegaram à Cidade do Cabo na passada segunda-feira, de modo a garantir a necessária habituação. Alguns dos jogadores da equipa já conhecem bem o ambiente dado terem jogado na Vodacom Cup pelos Jaguares (caso de Farias).

A equipa esteve antes concentrada duas semanas no centro de alto rendimento de Pensacola, depois treinou em Buenos Aires onde fez dois jogos com o Stade Français (Velez e Santa Fé - na grande Buenos Aires).

Para a África do Sul seguiram todos os convocados para o Championship.

Será muito interessante ver qual será a estratégia Argentina perante a África do Sul. 

Santiago Phelan é um treinador criativo, mas a maioria dos seus jogadores estão rotinados no "estilo top 14" (como se viu no Mundial). Dos grandes artistas do Mundial de 2007 apenas sobra Hernandez, pelo que provavelmente teremos uma Argentina parecida com a do último Mundial, com um jogo mais fechado do que gostaríamos. 

Mas não será que assim irá facilitar o trabalho dos Springbooks? 

Não terá Phelan algum às na manga? 

Esperemos que sim. 

O jogo terá lugar na Cidade do Cabo, no Estádio DHL  Newlands, com início marcado para as 16 horas de Lisboa (12 horas em Brasília)

*Texto: Luis Canongia Costa

2 comentários:

Filipe Costa disse...

Espero estar enganado, mas parece-me que esta primeira participação da Argentina no Rugby Chamiponship não será um sucesso. É absolutamente urgente que um franchise argentino faça parte do Super Rugby,que prepare os jogadores Argentinos para o rugby do hemisfério sul. Só assim os Argentinos conseguirão competir de igual para igual numa competição destas.

Luis (Canongia) Costa disse...

100% de acordo. A Argentina está no Championship como a Itália no 6 Nações, para aprender. Não será fácil ganhar um jogo este ano.

Quanto a um franchise argentino no Super Rugby, era bom, mas não será fácil de concretizar. Os melhores jogadores argentinos têm salários na Europa que o Super Rugby não pode pagar. Uma equipa com base nos que jogam na Argentina tem nível para jogar onde está agora, na Vodacom Cup. Em 2011, depois da vitória do Pampas XV (na prática os Jaguares sem jogadores a jogar fora da Argentina) ouve alguma esperança em se poder pensar num patamar superior, mas o que aconteceu foi os melhores jogadores virem de imediato para a Europa, quase uma equipa: Creevy, Imnhof, Tuculet, Nicolas Sanchez, Agulla, Gosio, Lalanne, Bustos, Cortese, Guidone, Sanatore, Tetaz Chaparro (provavelmente me estou a esquecer de algum). Ou seja os melhores vêm logo para França ou Inglaterra. A federação Argentina não tem capacidade financeira para os segurar. É urgente, mas não se consegue reunir uma equipa com qualidade suficiente.