12 de março de 2012

PRIMEIRONA - UM LUGAR EM JOGO NA ÚLTIMA JORNADA

COM A DERROTA DO MONTEMOR, SEM QUALQUER PONTO DE BÓNUS, frente ao Cascais por 46-10, quem aproveitou foi a Lousã, que, apesar da derrota frente ao CRAV, em casa, por 27-5, está já apurada para a disputa do título nacional.

O Évora foi às Caldas vencer por 41-17, e, graças a essa vitória ultrapassou o Montemor na tabela classificativa, ocupando agora o quarto posto e tendo relegado os mouflons para a quinta posição.


Mas o quarto lugar não está garantido, e para conseguir o apuramento, o Évora terá de não perder no próximo fim de semana, com o seu adversário direto nesta pretensão - o Montemor.

O duelo entre as duas equipas alentejanas, que se realizará em Arraiolos, promete ser um jogo de alta tensão e deverá ser um bom espetáculo, partindo o Évora com vantagem, mas com o Montemor disposto a dar tudo por tudo para conseguir reverter a situação.

No último jogo do fim de semana o Santarém recebeu e venceu o Setúbal por 38-15, havendo agora 11 pontos a separar as duas equipas, com vantagem para os escalabitanos.

Juntamente com a Lousã, apurada este fim de semana, estão o CRAV e o Cascais, que dominaram a primeira parte da prova e que se alinham como principais candidatos ao título que, recorde-se, será atribuído diretamente ao vencedor da Fase Final, sem recurso a uma finalíssima.

Para a segunda parte da competição, as equipas levam pontos de classificação , conforme as posições que ocuparam na Fase de Apuramento, cabendo ao primeiro classificado quatro pontos, três pontos ao segundo, dois pontos para o terceiro classificado e, finalmente, o quarto classificado levará um ponto na bagagem.

Também as as equipas classificadas nos últimos quatro lugares da primeira fase, que terão de disputar a fuga à despromoção, levam pontos para a Fase Final, dentro do mesmo esquema aplicado às equipas que disputam o título.

Veja o quadro dos resultados e a classificação aqui

Foto: CRAV / Facebook

23 comentários:

Anónimo disse...

Pela tabela ve-se que o evora esta a 3 pontos do montemor neste momento. se o montemor vencer o evora, mas com o evora a fazer o bonus defensivo, ficariam com os mesmo pontos na tabela. neste caso qual e o criterio para saber quem fica a frente?

Anónimo disse...

E o jogo Évora - Montemor vai-se realizar em Arraiolos, campo esse que já deveria estar interdito pela cena de pancadaria entre os sub-18 do Évoa e do cdul.
Mais uma vez a FPR em grande.

Manuel Cabral disse...

O Évora está a dois pontos do Montemor, portanto a pergunta só se pões no caso de vitória do Montemor sem ponto de bónus, e de dois pontos de bónus do Évora.
E o Regulamento geral de Competições diz:
.....
Serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios:
a) Pelo maior número de pontos obtidos nos jogos disputados entre as equipas empatadas;
b) Pela maior diferença entre o número de pontos marcados e sofridos nesses jogos;
c) Pelo maior número de ensaios marcados nos mesmos jogos;
d) Pela maior diferença entre o número total de pontos marcados e sofridos em todos os jogos disputados na competição em causa;
e) Pela menor pontuação punitiva sofrida pelos jogadores das equipas empatadas, em toda a competição.
.....
O resultado da primeira volta foi uma vitória do Évora por 13-8, com 2-1 em ensaios.

Anónimo disse...

O campo nao foi interdito porque não ha razoes para o ser! O que se passou muita gente nao sabe, muita gente só leu o que apareceu no jornal e o que o cdul diz!! O que se passou esta ultrapassado, e o cre já foi jogar ao cdul e nao se passou nada! o que se passou nao tem nada a ver para o jogo do CRE-Montemor, vai ser com certeza um grande espetaculo para a modalidade e aconselho a irem ver!! Abraços, jogador do cré

Anónimo disse...

Já repararam na fotografia?

CRAV vs Cascais... arbitro: Vareta! Pai de dois jogadores do CRAV que muitas vezes está na "bancada" a insultar qualquer jogador que vá a CRAV. Duas agressões do seu filho em frente a ele, cartão amarelo só numa das ocasiões!

A FPR NÃO PODE DEIXAR ISTO ACONTECER NA FASE FINAL!

Anónimo disse...

Epa ... o que é isso para a FPR?
Castigos, regulamentos, transferências, etc ... nada se controla e agora vão controlar árbitros????

Anónimo disse...

Claro que não! isso seria injusto para ambas as partes.

Anónimo disse...

Pai a arbitrar? Scandalous!

Anónimo disse...

Eu digo que só se não puder, é que não vou estar presente!
Acho que vai ser um grande jogo, com favoritismo para o CRE, em virtude de o RCM se encontrar desfalcado (do que tenho ouvido dizer, se estiver enganado, desculpem-me ambas as equipas) e também não estar interessado em voltar a Arcos para virem com os queixos doridos e gamados, por a FPR não nomear árbitros com qualidade para jogos decisivos!!
Por isso, vou a Arraiolos, que ao menos fica perto, ver o que espero, ser um grande espectáculo de rugby, assim a FPR o deseje!!

Ass: jogador de um clube de Lisboa

Anónimo disse...

É inaceitável acontecer isto em qualquer tipo de desporto, isto só vem enfraquecer a modalidade em portugal. Mas enfim...

Anónimo disse...

Inadmissivel, nem mesmo nos jogos de escalões inferiores, em que os arbitros não aparecem existe este tipo de situação. Neste caso qualquer equipa tem o direito de jogar logo à partida sob protesto. Mesmo que este jogo tenha sido somente para cumprir calendário pois as duas equipas já estavam apuradas o Cascais deveria ter jogado sob protesto.
Assim se vê como esta equipa do Crav anda a ser levada ao colo.

Anónimo disse...

Se o arbitro pai fosse decente recusaria arbitrar esse jogo, mas se o Crav perdesse, era certo que na Final4 não jogariam mais jogos em casa e isso seria certamente perder o primeiro lugar.Assim vão jogar em casa e certamente que o pai tudo fará para apitar os jogos todos!

Anónimo disse...

Cascais 24 - 32 Crav
Crav 23 - 15 Cascais
Crav 40 - 16 Cascais (Taça)

este último nem a comentário teve direito no blog (http://gdscascais-rugby.blogspot.com/) do Caiscais...certamente foi o árbito que impedeu! eheh

Custa-vos muito vir ao Norte...

Manuel Cabral disse...

Acho que a questão da arbitragem de José Vareta ao jogo CRAV-Cascais, a contar para a meis final da Bowl, da Taça de Portugal, está esgotado.
Apenas para esclarecer, nos jogos do Campeonato, os árbitro dos jogos foram o Afonso Nogueira, em Cascais, e o Bruno Rodrigues em Arcos.
O Conselho de Arbitragem tem tido uma ação positiva, em termos gerais, e não podemos esquecer que o grande problema é haver poucos árbitros, mas estou certo que para a Fase Final da Primeirona, alguns dos reparos aqui feitos serão tomados em conta.
Quer dizer, se os membros do CA lerem este pasquim...

Anónimo disse...

Por falar dos Arbitros,eles também não tem toda a culpa.
Falo com mt arbitros e até agora todos se queixam,não tem nenhuma formação para melhorar, tiveram um estagio no inicio da epoca, mas a materia é sempre a mesma não da para evoluir, porque depois estão arbitros mais novos.
Não são observados, andam quase sempre sozinhos, não há criterios nas nomeações.
Alguns apitam quase durante 2 a 3 semanas as mesmas equipas.
Gostava de ouvir a sua opinião Sr Mão de Mestre


Cumprimentos

Carlos Carmona

Manuel Cabral disse...

Obrigado pelo comentário, Carlos Carmona.
Tudo isso parece ser verdade, e só por si responde à tua questão: ser árbitro em Portugal é muito complicado, e exige uma grande dose de carolice!
Eles são poucos, pouco apoio lhes é dado, e ainda por cima são sistematicamente desrespeitados - olha o que aconteceu com a 4ª árbitra do Portugal-England Students, que por pouco não foi agredida por dois treinadores nacionais e um exaltado político.
É um assunto que merece a maior atenção, e do qual os clubes não se podem alhear.
E temos muito que agradecer aos árbitros que temos, pois sem eles o cenário seria dramático!

Anónimo disse...

Bom dia,

Relativamente ao jogo Montemor*Èvora de certeza que vai ser um jogo espectacular, como tem sido os jogos entre estas 2 equipas. è pena uma destas equipas ficar de fora da fase final.

Acho que esta na altura destas duas equipas (apesar da rivalidade) se juntarem a nivel do escalão dos SENIORES (porque não Rugby clube do Alentejo). Penso que seria muito interessante para o Rugby Portugues mais uma equipa forte fora de Lisboa (poderia não interessar a muitos) - Possivelmente ja não "perdiam" tantos jogadores formados nas escolas para as equipas de Lisboa.

Viva o Rugby

Anónimo disse...

Época 2011/12
Jogos entre Cascais e CRAV
CRAV 3 vitórias
Cascais zero
CRAV 95 pontos marcados (média 31,6)
Cascais 55 pontos marcados (média 18,3)
CRAV 13 ensaios marcados (média 4,3)
Cascais 4 ensaios marcados (média 1,3)
Mas são os árbitros... ACORDEM

Anónimo disse...

É sempre assim quando chega as fases decisivas atiram sempre a "culpa" e começam a falar mais dos árbitros e sobre a problemática da arbitragem em Portugal.
Esquecendo sempre antes e depois destas finais. Mas a verdade é que os problemas persistem e irão continuar , a culpa é de toda a comunidade rugbistica.
Dirigentes - não actuam em conformidade (veja-se os castigos e sanções disciplinares )e só criticam. Além de não apoiarem quem deviam , pois é isso que acontece por esse mundo fora. Mas temos sempre a cacicagem do custume , pois há sempre um amigo. Adeptos só criticam. Jogadores não jogam de acordo com as leis. Treinadores , também , pouco sabem das leis e refugiam as derrotas no arbitro. Os árbitros não se dão ao respeito. Tudo e todos contrariando o que está bem explicito no " código do jogo" e nas leis do jogo.

Anónimo disse...

claro e transparente como sempre, de acordo com os valores do RUGBY :
http://www.sanzarrugby.com/superrugby/news/2012-super-rugby-judicial-wrap-week-three/
deviam mostrar isto a todos os que têm responsabilidades em Portugal.
nao é so dizer "compromisso de valores" da boca pra fora!
uma mentira dita muitas vezes nao se torna uma realidade!

Anónimo disse...

relativamente ao primeiro comentário tenho duas coisas a dizer:

Em primeiro lugar gostava de saber como se vai a CRAV? Conheço bem o nosso país mas certamente que dessa terra nunca ouvi falar.

Fica ainda um pedido mt especial para esse "cérebro rugbistico" no sentido de ele disponibilizar maior numero de árbitro para ir a "CRAV". Como essa génio já devia saber normalmente ninguem quer deslocar-se tão longe sendo dificil haver árbitros por aqueles lados.

Por último, preocupem-se a jogar rugby! tem tantos pseudo-internacionais que não percebo como não se passeiam na 1ªdivisão.

Anónimo disse...

O Montemor tem estado de facto um pouco desfalcado, mas prevê-se o aproveitamento dos sub 18 para colmatar alguns lugares do 15 do Montemor. E atenção que o que lá não falta são jogadores de qualidade.

Anónimo disse...

CRAV = Clube de Rugby de Arcos de Valdevez, a terra é mesmo Arcos de Valdevez, Distrito de Viana do Castelo.

mas procure no Google Maps....