30 de março de 2012

LOBITOS GANHAM ESTATUTO E VÃO DEFRONTAR ESCÓCIA

APESAR DA DERROTA POR 34-24 FRENTE A IRLANDA, os Lobitos ganharam a admiração e respeito de quem assistiu ao jogo contra os atuais campeões da Europa do escalão Sub-18.

O jogo começou com os irlandeses a dominarem e a marcarem logo no primeiro minuto de jogo - e até ao intervalo marcariam mais quatro ensaios, a que os portugueses reagiram com uma penalidade aos 12 minutos por Manuel Queirós, e já na parte final do primeiro tempo, aos 32 minutos, com um ensaio de Francisco Lobo transformado por Queirós.

Na segunda parte tudo foi diferente e Portugal marcou mais dois ensaios (Pedro Ávila aos 14 minutos e Tomás Moreira aos 32, com transformações de Manuel Queirós e Nuno Guedes) a que os irlandeses responderam com um pontapé de penalidade e um ensaio.

Nos outros jogos já realizados a Inglaterra venceu a Geórgia por 58-8 e o País de Gales derrtou a itália por 41-8, de forma que nas meias finais dos vencedores a Inglaterra vai defrontar o País de Gales, enquanto a Geórgia, para as meias finais dos vencidos, vai encontrar a Itália.

Veja o Boletim de Jogo enquanto aguarda informação de quem será o adversário de Portugal no segundo dia da prova - França ou Escócia.
Atualização: A França derrotou a Escócia por 19-7 e assim a Irlanda vai defrontar a França e Portugal joga com a Escócia.

Pode acompanhar as informações que vamos dando em cima da hora no Facebook através de http://www.facebook.com/mestrerugby

Foto: FIRA/Hector Sanchez

9 comentários:

Anónimo disse...

O caminho faz-se... caminhando. Não obstante tratar-se de uma derrota e do resultado na 1ª parte indiciar que o sentido de jogo foi apenas um só, a verdade é que os "Lobitos" - como Manuel Cabral os chama, voltaram ao jogo e acabaram com um score de muito respeito frente aos atuais campeões europeus, e com um resultado muito mais equilibrado dos que alguns outros países considerados da "primeira" divisão europeia.
Este fato é assinalável porquanto revela que apesar de todas as dificuldades estruturais de que o rugby ainda padece em Portugal, tem consigo progredir de forma encorajante e que a todos devia orgulhar. Nunca no passado Portugal tinha estado nesta divisão - com a Espanha na divisão abaixo - mostrando que o progresso não tem acontecido apenas ao nível sénior, mas de forma vertical em todas as categorias.
Importa por isso "emendar" rapidamente a mão nos Lobos, acertando numa equipa técnica que traga de novo consistência e estabilidade ao grupo de trabalho, acabando com a volatilidade e "experiências" que nos custaram 5 posições no ranking IRB e 2 derrotas humilhantes.
Naturalmente que importa continuar a tentar melhorar o que deve ser melhorado mas é importante não "confundir o cu com as calças".
Os resultados conseguidos nos últimos 5 anos mostram que é possível continuar a evoluir de forma espetacular, mesmo com grandes carências estruturais, desde que o trabalho no terreno seja feito de forma profissional e esclarecida.
Parabéns aos Lobitos!

Anónimo disse...

Não deviam ter tirado o Manel Queirós. Está a crescer como jogador e daqui a uns anos espero ter o privilégio de o ver a jogar pelo Lobos.
Parabéns aos sub-18. São uma equipa fantástica!

Anónimo disse...

é um resultado muito bom e estão de parabéns, mas mantenho tudo aquilo que escrevi sobre a convocatória para este CE, o melhor jogador do CN ficou de fora porque o sr henrique rocha acha que ele não tem peso nem altura suficiente, o jogador em causa é o Pedro Afra Rosa.

Anónimo disse...

Realmente os resultados e o caminho que a selecção de sub 18 esta fazendo,mostra como este escalão é forte e teve um campeonato muito competitivo. Concordo com anteriores comentários, na senda do que ja referi da nossa selecção, quanto apreciava os medios, neste caso o medio da academica, quanto ao tal asa "demoniaco" que referi é o tal Rosa citado como o tal melhor jogador. Nao sei se o será. mas que fez mossa em todas as equipas da final four do nosso campeonato,fez...e embora conforme disse as linhas atrasadas para mim nao serem a melhor escolha, teem demonstrado uma enorme qualidade,o que prspectiva que com melhores opçoes de jogadores as nossas possibilidades ainda seriam maiores. E terminando desejo mais uma vez a melhor sorte da nossa selecçao, desta vez contra a escocia.
Mas, realmente aquele Asa do Direito.....é muita bom
Joao Rosario

Anónimo disse...

Matutando melhor no comentário feito anteriormente sobre a nao selecçao do jogador Rosa, a ser verdade,pois desconheco, que dizer do nosso Grande Pedro leal... terá ale a altura suficiente para ser seleccionável?... Penso que devem ser tomados varios factores emconsideraçao, em que a altura e peso possa ser um dos... mas sejamos razoaveis e nao fundamentalistas.
Realmente gostaria de ver como os nossos adversários se desmbrulhariam com aquele jogador...
joao rosario

Anónimo disse...

Para quem souber ler inglês, aqui vai um link com o resumo do jogo:

http://www.irishrugby.ie/rugby/26065.php

Anónimo disse...

Resumo do jogo, no link abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=ltE_-_dFkZ8

Anónimo disse...

Realmente já é tempo dos espertos dos senhores que mandam nas selecções deixarem de andar de balança e fita métrica nos bolsos. Reconhecendo que no rugby o peso e envergadura física assumem alguma impoertância, há em todo o mundo, mesmo em selecções de topo, jogadores pequenos em tamanho mas enormes em talento. No rugby de XV e de VII. Não é só o nosso Pedro Leal. Cecil África, Shon Williams, etc...esse rapaz do Direito merecia realmente fazer parte desta selecção. Por outro lado isto mostra também a falta de atenção dos responsáveis da selecção que viram muito poucos jogos no CN. Não sendo do Direito reconheço a justiça do que se diz em relação ao jogador em causa.

Anónimo disse...

concordo plenamente com este anónimo,também reforço que tabem não sou do direito, aliás sempre foi equipa minha adversária quer na qualidade de jogador, de director e treinador.o que estando emcausa a representaçao do noso país, outros valores se levantam e nessa medida, essejovem do direito ,assim como outros das suas linhas atrasadas, como o "potente" defesa,comoja tinha referido entre... Penso que poderiam ter feito a diferença nos jogos ja realizados pela nossa selecçao, que tem vindo a realizar uma optima prestaçao, mas... agora imaginem com esses outros jogadores que nao foram convocados...
Para quem nao acompanhou (nao me considero que tenha acompanhado em profundidade...mas sempre que podia espreitava um ou outro jogo...) mas, basta ver o numero de convocados do belenenses (minha equipa de simpatia...) igual aos do direito... os mais desatentos porventura nao se deram conta do grande fosso entre os tres primeiros e (Direito, CDUP e Academica) e as restantes equipas... mesmo as tradicionalmente boas... basta atentarem nos resultados muito expressivos das vitorias em numeros superiores aos 100...mesmo na final four a equipa que ficou no quarto lugar perdeu com a que ficou em terceiro por uns expressivos cerca de 80... O ra uma equipa que disponha de 4 jogadores de selecçao nao perde por estas diferenças... esses jogadores pela sua qualidade poderão nao conseguir impor a sua equipa... mas, equilibrariam sempre o jogo... nunca perdendo a equipa por aqueles numeros ... Só podemos concluir que efectivamente a escolha dos atletas não foi a melhor... Nao tendo seguido os responsaveis pela selecçao... e somente como referi assistisse a alguns jogos por mera curiosidade, a menos que houvesse uma grande coincidencia, concordo com o anónimo que diz que estes terão visto poucos jogos... pois nunca os vi, à excepção recente pois creio que veio integrar a equipa o joao moura e outro que veio ver os jogos da final four... Agora atentem como ja referiram outros na qualidade de jogadores deste escalão que apesar de nao termos ido de longe com os melhores têm tido este desempenho no europeu.
Joao rosario