25 de março de 2012

E PORTUGAL CONQUISTA UM LUGAR NO CIRCUITO MUNDIAL!

UMA VITÓRIA SOBRE O JAPÃO POR 33-19 deu a Portugal o tão desejado lugar entre a elite dos sevens mundiais - mas foi sofrer até ao fim!

Fica no ar uma pergunta: até onde pode ir a equipa portuguesa, agora que se adivinha um apoio diferente por parte da IRB, em relação aos sevens, e um nível de exigência muito mais elevado?

Será suficiente trabalhar com o grupo de trabalho aos soluços, quando a equipa vai estar presente na totalidade das etapas do Circuito, que devem ser alargadas para 10?


O momento é de alegria, mas é também tempo para se começar a pensar com seriedade e sem "truques" na manga sobre o futuro dos sevens no nosso país.

Fique com a ficha deste jogo final, e o quadro completo dos resultados de hoje desta prova, que acabou por ser ganha pelo Canadá que derrotou a Espanha no último jogo, por 22-5.

Voltaremos mais tarde com detalhes de tudo o que se passou em Hong Kong.

Foto: HKRFU

31 comentários:

Anónimo disse...

É sem dúvida um excelente resultado para o rugby Português,(o que diram agora os génios que andaram por aqui , nos comentários a escrever misérias da nossa selecção)só espero que agora não venha a locura e comecem a achar que o que importa são os 7s, e a descurar o XV e a fragilizar ainda mais os clubes, espero que não se ponham outra vez com a mania que se têm que jogar tornjeios de 7s durante o ano todo a ponto de chegarem ao ridiculo como fizeram o ano passado de terem torneios de 7s até nos sub 14. Uma última palavra para o grande torneio do Adérito Esteves, continuam a dizer mal dele e a desdenhar mas o que é um facto é que entre a magia do Pipoca, as grandes placagens do Carl Murray e todo o grande trabalho do Adérito quase não sem quem será o mais importante nesta selecção.

Anónimo disse...

Com este importante apuramento como equipa residente, a selecção vai participar, na próxima época, nas 10 séries do circuito da IRB com todas as deslocações e estadias pagas. Mas, além disso, a IRB vai atribuir verbas para a preparação da equipa?

Anónimo disse...

próxima epoca com apuramento para o mundial de XV, circuito mundial de 7's e mundial de 7's pode ser a afirmação do nosso país no rugby de nível profissional mundial. muito importante o próximo ano
é de referir com especial atenção que temos possibilidades se mostrar o que vale a nossa nação
JS

Anónimo disse...

Um feito notável de uma equipa que cresceu ao longo dos 3 dias do torneio, e que no derradeiro jogo contra o Japão foi adulta, eficiente e até criativa. Mantendo a consistência, que não foi atingida nas várias etapas em que participámos nos últimos anos, e aproveitando as ajudas da IRB Portugal pode crescer muito, fruto da experiência de alguns jogadores e da juventude de outros! Força Portugal

Anónimo disse...

excelente resultado. espera-se que se tenham tirado as conclusoes necessarias. o XV e o VII precisam de consistencia na constituicao das equipas para que a renovacao se faca de forma tranquila e sem comprometer o duro trabalho realizado nos ultimos anos.
nao se ganhou para o susto. ao longo do torneio, os mais experientes foram (e bem) sendo mais usados e conseguiram chegar ao ultimo jogo com rotinas mais claras e sem falhas. ate la foi um susto e contrastou com o percurso solido da Espanha, cuja equipa e a mesma ha pelo menos 2 anos.
falta agora corrigir o XV e voltar a trabalhar com um grupo estavel para recuperar tudo aquilo que, de forma irresponsavel e tola, se perdeu este ano.
ah, e por favor, nao se volte a levar equipas menores a Ucrania para "poupar". Poupar e no papel higienico, nao na constituicao da equipa de Portugal.
parabens pelo feito em HK

Anónimo disse...

Parabéns, grande feito que acaba por salvar a época internacional. Em relação à Ucránea não se entende que tenha integrado a comitiva, e jogado, um jogador que não participou em nenhuma sessão de treino, não está em nenhum centro de treino e que inclusivamente não joga nem no seu clube pois parece que será suplente do suplente. Nem me consigo lembrar do seu nome mas é um jovem que veio do èvora. A ser verdade não espanta o resultado negativo desse jogo. A ser verdade deverão ser pedidas responsabilidades aos responsáveis por esta convocatória.

Anónimo disse...

Vamos ter de esperar uns dias ou umas semanas para começar a dizer mal da Fedreaçao. Quanto vale este apuramento ? Manuel Cabral, grande defensor dos Sevem's e provavelmente quem mais pressionou a Federaçao para chegarmos a esta enorme alegria, diga-nos quanto poderá valer em termos económicos ( para não falar doutros) este apuramento. Será interessante para se calarem alguns que pelos vistos estão com um grande melão

Anónimo disse...

Esta época era a feijões. Para o ano é que conta. Muito bem terem experimentado novos jogadores. Parabéns à Federaçao, mas há que ponderar as paragens dos campeonatos, sob pena de estarmos a perder atletas.

Manuel Cabral disse...

Agradeço que mantenham os vossos comentários focados naquilo de que este artigo trata - a entrada de Portugal como equipa residente do Circuito Mundial.
Quanto à questão posta pelo anonimo das 10:47 sobre o valor deste apuramento, creio que a questão é muito mais abrangente do que isso e envolve mesmo o futuro do rugby português, quer de VII, quer de XV.
Creio que os próximos dias vão ajudar a definir muita coisa, e se se confirmar uma mudança estratégica na direção da FPR, com tendência a dar o merecido valor aos sevens, como forma de expansão global do jogo em Portugal, fonte de financiamento global do rugby nacional, e da sua imagem interna e externa, então, o futuro do rugby português pode estar à beira de uma verdadeira revolução.
Assim queiram os que mandam...

Anónimo disse...

Caro Manuel, vqalorizar mais os 7s do que aquilo que tem sido feito por esta federação??? Por eles eramtorneio de 7s durante a época toda, só mesmo por alucinação e desconhecimento do nosso rugby se pode achar que dá para ter equipas dedicadas unicamente aos 7s. Se na divisão de honra há equipas que nem os 22 jogadores por jogop conseguem levar na 1ª divisão é o mais normal é apresentarem-se com 18 -19 jogadores na 2ª nem falo jogam muitas vezes 12 para 12 e coisas do género.

Manuel Cabral disse...

Nos meus dias de juventude dizia-se que "os ouvidos tem paredes" e assim estás tu, inteligente comentador desconhecido - talvez se assinasses por baixo daquilo que dizes, não dissesses o que agora dizes...
Nem te vou responder, já que para isso vais ter que aprender, primeiro a ler, depois a respeitar a opinião das outras pessoas, e por fim a portares-te com educação que pareces não ter recebido em casa.

Anónimo disse...

é um momento importante de reflexao para o rugby portugues.
hong kong e ucrania mostraram que não ha actualmente profundidade e soluções no rugby portugues especialmente nos tres quartos. os tres quartos da ucrania tem o seu valor mas podem ser integrados 1 ou 2 no resto de uma equipa ja montada.
a fpr terá que definir prioridades para o proximo ano porque vai ser impossivel os jogadores fazerem as duas vertentes. Ou jogam 7 ou 15. As duas é impossivel. Será importante o proximo ano pois permitirá rodar jogadores jovens do circuito irb como como o vieira de almeida e o martim bettencourt.
Mais com certeza haverão para ganhar experiencia internacional nos 10 torneios a jogar
Filipe Santos

Anónimo disse...

Na segunda jogam muitas vezes 12 para 12 ? Cite lá os exemplos. Quer me parecer que o amigo não conhece a nossa segunda divisão.

Anónimo disse...

Gostei da resposta Manuel Cabral e realmente os Sevens podem vir a ser uma extraordinária alavanca para todo Rugby português. O circuito do próximo ano vai-nos dar uma notoriedade fantastica. Recordemos a luta que foi para muitos perceberem que quando Nao de tem cão (RUGBY XV) caça-se com gato (RUGBY VII)

Anónimo disse...

Agora que os seven's se classificaram para os torneios do próximo ano, mais dia menos dia, vamos ter a selecção recheada de estrangeiros novamente. Parabéns a equipe, que apesar de não ter jogado muito bem, mostrou querer, vontade e muita determinação, e pelo menos desta vez, tiveram a estrelinhha da sorte do seu lado. Parabéns.

Anónimo disse...

isso acabem com o rugby de XV e dedicquem-se aos 7s. e varão o triste fim do rugby Português.

Anónimo disse...

Quem ė que fala em acabar com rugby XV ? No VII já sabemos o que valemos e aonde podemos chegar com os nossos atletas que são predestinados para esta modalidade. É uma variante a que nos adaptamos muito bem. No XV podemos contar com os luso-descendentes. Força Portugal.

Anónimo disse...

se o percurso solido , 'e duas derrotas e a ultima muito acentuada com a equipa que perdemos por dois pontos , percursos desses nao obrigado.

Anónimo disse...

Boa Tugas! Excelente resultado! Parabens!!! Espero que o apoio que vem da IRB á pala deste resultado, não seja desviado para o rugby XV! Acho que temos excelentes jogadores com carateristicas de 7/s sem necessidade de se ir buscar jogadores lá fora, e com grande futuro pela frente. Infelizmente já não posso dizer o mesmo do rugby XV.
Parabens Tugas!

Anónimo disse...

A questão é esta: qual XV se internamente não conseguimos "fazer" jogadores? Uma selecção só de Luso-descendentes? Mas vocês apercebem-se do crescente desnível do XV português em relação aos nossos adversários, ou andam a ver a evolução do rugby europeu em videojogos? Mas querem acordar para o declínio da nossa competição interna desde o Mundial de 2007? Ou o nosso XV se "iberiza" ou se afunda!

Em 7's o vôo é enorme, mas ainda vamos a tempo: Mundial 2013 em Moscovo, Rio 2016! Como fazê-lo? Já está meio caminho feito: manter os Linces na alta competição internacional e os clubes que mais depressa entenderem isto e se reformarem internamente são os que mais cedo começarão a capitalizar dividendos!

Ah é verdade: e de caminho não começem a reformar a arbitragem, não! Não há jogos de nível superior sem árbitros de nível superior!!

Anónimo disse...

A IRB vai atribuir mais verbas por causa de passarmos a ter uma selecção residente no circuito de sevens? Se sim, onde é que se pode ter acesso a essa informação?

Anónimo disse...

Será mesmo verdade que jogou alguém na selecção de XV sem ter feito nenhum treino? Alguém consegue esclarecer este ponto???será verdade que esse jogador nem na sua equipa é titular?? Alguém me esclareça por favor, ou será um delírio do companheiro que postou este disparate?

Anónimo disse...

tudo isso é verdade. Foi covocado por telefone na própria semana sem ter feito nenhum treino. Não é titular no clube, mas também porque lá está o pinto magalhaes, porque este miudo é muito bom jogador, apesar de não ser titular na sua equipa. o mais escandaloso foi que ele na ucrania nem sequer entrou pa formação, mas sim para ponta

Anónimo disse...

Podemos saber o nome do jogador?

Anónimo disse...

Esta história da convocação por telefone de um jogador não titular no clube e ter jogado a ponta que não é o seu lugar não acredito que seja verdadeira! Os selecionadores e teinadores são maus, mas não acredito que tenham feito isto! Não pode ser verdade!

Anónimo disse...

São maus e caros...

Anónimo disse...

Isto é vergonhoso para o rugby português, só espero que não saia para os jornais, seria o descrédito total da nossa modalidade. Será que a direcção da FPR tem conhecimento deste facto? Os internacionais de todos os tempos do rugby de Portugal têm razão para se indignar. Pelos vistos hoje em dia não é necessário treinar para entrar na selecção. O próprio DTN será que soube deste facto tão bizarro. O menino é filho de alguém importante que necessitaria de entrar na selecção para entrar na universidade? Julgo que vale a pena aprefundar o tema.

Anónimo disse...

Não deve ser díficil perceber quem é pelos nomes das convocatórias e vendo o jogo.

Quanto aos jornais.. desde quando é que o rugby é notícia em portugal ?

E é mesmo por coisas destas que nao passamos da mesma cepa torta.

Anónimo disse...

Ja que tens tanta razão e conhecimento no que dizes porque não assinas o teu comentário!!!
Filipe Santos

Anónimo disse...

Vergonhoso esta anedota do jogador convocado por telefone, enfim, é o que temos... Já agora alguém sabe a razão da equipa técnica de sub 18 ter sido afastada nas vésperas do europeu de madrid?

Anónimo disse...

Olha Filipe Santos, eu, que não assinei o comentário da convocação bizarra do jovem do Cdul, convocado por telefone, sou o Arnaldo de Vasconcelos e joguei nos anos 60 no Benfica.