20 de novembro de 2021

CONHEÇA UM POUCO DO MELINA RUGBY CLUBE E VÁ AO JAMOR AMANHÃ

Como já noticiámos anteriormente encontra-se em Portugal a equipa feminina de rugby brasileira Melina Rugby Clube, que defrontou na passada quarta feira a Seleção Centro/Norte feminina de XV e vai defrontar amanhã a Seleção Nacional feminina de XV, a partir das 14 horas no CAR do Jamor.

Mas quem é este clube, e esta equipa?
Perguntámos isso mesmo a Beatriz (Bia) Abrahão, jornalista brasileira de rugby profunda conhecedora da modalidade em Terras de Vera Cruz, que fez o favor de nos apresentar o Melina Rugby Clube!
Bia Abrahão
Um clube que nasceu através de uma grande paixão, amor de dois irmãos franceses pelo desporto, Michel Henri Leplus e Alain Leplus.
Alain foi atleta profissional de Rugby e treinador da seleção brasileira juvenil masculina de rugby XV, e os dois escolheram a sua amada cidade de Cuiabá para começar um sonho.

No ano de 2016 nascia o Melina Rugby Clube cujo o nome é em homenagem a uma tia querida que
cuidou dos Leplus no período da Segunda Guerra Mundial, que também era o nome da Fazenda na cidade de Nova Mutum, já nasceu fazendo história no Brasil, sendo o primeiro clube a começar pela categoria feminina.

Tudo isso aconteceu depois que Michel viu a dedicação de algumas atleta que tinham a ambição, amor e dedicação pelo rugby e queriam se tornar melhores atletas - de 2016 para agora muitas mudanças aconteceram, muitos sonhos realizados.

Hoje o Melina Rugby Clube é o primeiro time profissional feminino do país, além de estar jogando em três categorias do rugby: Sevens, League e XV, e tem em recente bagagem títulos importantes como o título de campeão brasileiro feminino de rugby League, atual vice campeão do Campeonato Brasileiro Feminino de Rugby Sevens, e o tricampeonato do Circuito Regional Centro Oeste Pequi Sevens.

A equipa profissional conta com mais de trinta atletas e três treinadores, mas não são apenas as atletas
profissionais que têm o destaque, o Melina Rugby Clube também tem a sua categoria de base infantil, categorias juvenis masculino e feminino e o recente equipe adulto masculino, e um dos melhores Centro de Treinamento brasileiros que se tornou referência nacional.

Atualmente no cenário do rugby nacional o estado de Mato-Grosso é referência para o desporto, as atletas de Cuiabá mostram em cada jogo sua alta performance, após o gira em Portugal, em dezembro elas entram novamente em campo para disputar o torneio nacional brasileiro de Sevens e conquistar o título de Campeãs (!) enquanto as categorias de base feminina e masculina do Melina Rugby se juntam com outros atletas da região Centro-Oeste para disputarem a Copa Cultura Inglesa, principal torneio juvenil do Brasil.



Sem comentários: