12 de novembro de 2021

QUIM PEREIRA - UM EXEMPLO DE HOMEM DO RUGBY

No passado final de semana a comunidade do rugby português foi abalada com a notícia do falecimento de Quim Pereira, Homem que personifica tudo que o espírito do rugby tem de melhor!

É com saudade que o Mão de Mestre recorda os mais de 55 anos em que conviveu com ele, e presta a sua homenagem pela caneta de um amigo de longa data do Quim: o seu colega de equipa e de profissão, César Pegado.
Joaquim Alberto de Almeida Pereira nasce em Vila Nova de Ourém em 2 de Dezembro de 1937 e começa a jogar rugby na A.A.C. na época de 1958 tendo jogado até 1961, altura em que é mobilizado para a guerra colonial.

Regressa de África em 1963, inscreve-se no curso do I.N.E.F. começando a jogar no Belenenses até 1966, ano em que passa a jogar no C.D.U.L onde ficará até à época de 80, vindo a acabar a sua carreira como jogador de regresso ao Belém onde ainda faz duas épocas quando já tinha cerca de 50 anos.

Foi internacional pela primeira vez em 1965 contra a Espanha num jogo noturno jogado no estádio do Restelo, como três quartos ponta. É internacional mais 16 vezes (17 no total) tendo feito o seu último jogo pela seleção aos 47 anos em Março de 1984, e como na sua estreia, defrontou a Espanha - curiosamente o primeiro jogo internacional de João Queimado e Luís Filipe Morais!

Foi dirigente desportivo, treinador, responsável por varias seleções como team manager, preletor, entre outras funções.

Ao longo da sua vida foi agraciado com:
1 - Troféu Fair Play do C.O.P.
2 - Medalha de Mérito Desportivo, Prémio de Serviços Distintos e Prémio Carreira da F.P.R.
3 - Medalha de Honra ao Mérito Desportivo atribuída pelo Governo
4 - Grau de Comendador da Ordem de Mérito atribuída pelo Presidente da República
5 - Medalha de Mérito Municipal das Câmaras Municipais de V. Nova de Ourém e de Oeiras

O Quim fez parte da primeira equipe da Académica que jogou um jogo internacional, realizado em Coimbra a 17/03/1960 no Estádio Municipal contra a equipe inglesa do St. John College.


   

  



Sem comentários: