10 de novembro de 2021

TAÇA DE PORTUGAL TEVE 2ª ELIMINATÓRIA

A vitória da Escola de Rugby do Porto sobre o Guimarães por 34-10 foi o facto mais significativo da 2ª eliminatória da Taça de Portugal, já que se deve sempre enaltecer a superioridade de uma equipa da 2ª divisão sobre outra da 1ª divisão.

Nos jogos que se defrontaram equipas da Segundona, o Sport CP derrotou a Agrária por 18-16, enquanto o Loulé foi a Queluz derrotar o Belas por 43-3, ficando três equipas da 2ª divisão apuradas para a 3ª eliminatória da competição.

Nas partidas entre equipas da Primeirona o destaque vai para a vitória folgada da Lousã que lidera o campeonato, sobre o CRAV que ocupa a terceira posição na mesma prova, por 43-0. Veja a crónica do jogo mais abaixo.

Já o Bairrada que é segundo na tabela do campeonato, foi a Braga bater o penúltimo da tabela por 47-27, enquanto em Elvas a equipa alentejana - quinta da tabela do nacional - derrotou a Escolinha de Rugby da Galiza (que ocupa a quarta posição) por 16-10.

Finalmente temos que notar a desistência de duas equipas nesta eliminatória, o que deixou o Caldas RC (desistência do CR Setúbal) e o RC Santarém (desistência do GD Alcochetense) sem atividade no final de semana.

A próxima eliminatória, em que participam as equipas vencedoras da 2ª eliminatória, será realizada no final de semana 27/28 do corrente mês de Novembro. Aguarda-se o respectivo sorteio.

ER PORTO 34-10 GUIMARÃES RUFC, Parque Desportivo de Ramalde, Porto                          Naturalmente aguardava-se uma partida em que a rotina de jogos equilibrados e um ritmo maior conseguido pela participação no Campeonato Nacional da 1ª divisão levaria os bravos de Guimarães a uma vitória fácil.

Estava errado quem assim pensava, pois a Escola de Rugby do Porto não se intimidou e foi ela que dominou a partida não dando qualquer hipótese aos vimaranenses, e, com uma primeira parte muito dinâmica, chegou ao intervalo marcando quatro ensaios com o resultado em 22-3 a seu favor.

Na segunda parte o jogo teve um ritmo mais lento fruto de muitos erros não forçados de ambas as equipas mas a equipa da Invicta manteve o controle conseguindo dois ensaios mais. O jogo não terminou sem um ensaio da equipa de Guimarães presenteando a sua alma e entrega ao longo de todo o jogo.  

RC LOUSÃ 43-0 CR ARCOS DE VALDEVEZ, Estádio de Rugby José Redondo, Lousã Esperava-se naturalmente que a equipa da Lousã, depois de ter ido vencer a Arcos de Valdevez no jogo para o campeonato por 18-15, voltasse desta vez a vencer os minhotos no jogo em casa.

Não se esperava é que o diferencial entre ambos se tivesse acentuado tanto.

Entrando de rompante a equipa da casa teve logo duas oportunidades que não foram concretizadas por os jogadores lousanenses terem deixado cair a bola para a frente. Mas à terceira foi de vez e aos 10 minutos numa jogada de excecional recorte técnico, Santiago Jara fura toda a linha defensiva e alcançou um ensaio de belo efeito. (7-0)

Entre os 10 e 20 minutos a equipa arcuense equilibrou o encontro e desenvolveu algumas jogadas de bom recorte, sem no entanto causar qualquer perigo à defesa lousanense. Estes conseguiram novamente levar a bola para lá da linha de meta junto à bandeirola aos 20 minutos (12-0). Mais uma vez o encontro marcou alguma igualdade territorial para ambos os lados com o jogo a disputar-se entre as duas linhas de 22. E aos 30 minutos mais uma excelente jogada das linhas atrasadas da Lousã alcançaram mais um ensaio (17-0). Daí até ao intervalo foi o melhor período dos minhotos que criaram alguma pressão, mas sem qualquer efeito prático.

A segunda parte iniciou-se pela reação da equipa dos Arcos que teve inclusive uma boa oportunidade de marcar. Não o conseguindo foi a vez dos lousanenses alcançarem de rajada dois ensaios respetivamente aos 13 e aos 17 minutos aumentando o resultado para uns já impensáveis 31-0.

Dominando cada vez mais a nível de jogo de avançados, os beirões alcançaram aos 25 minutos um empolgante ensaio após mais de uma dezenas de “picks & go” na zona dos 22 metros que deixou toda a equipa visitante bastante fragilizada. (36-0).

A partir daí foi a vez de todos os suplentes lousanenses mostrarem o bom momento que atravessam ao defender com unhas e dentes a sua linha de meta nos dois bons mauls de touche efetuados pelos visitantes. Já na fase final do encontro (aos 34 minutos) a equipa da casa conseguiu mais um ensaio (o sétimo da partida) para fechar o marcador em 43-0.




Sem comentários: