16 de janeiro de 2020

SEVENS CHALLENGER SERIES, CONHECIDOS OS GRUPOS DO 1º TORNEIO

Como anunciado no passado mês de dezembro, terá lugar pela primeira vez este ano uma competição de acesso ao Circuito Mundial de Sevens, denominada Sevens Challenger Series, na qual Portugal participará.
Esta competição será disputada em dois finais de semana - 15/16 de fevereiro em Viña del Mar, Chile, e 22/23 do mesmo mês em Montevidéu, Uruguai - entre 16 equipas nacionais, e do resultado acumulado dos dois fins de semana serão apuradas as melhores oito seleções para em abril, nos dias 3 a 5 em Hong Kong, disputarem um lugar no Circuito Mundial em 2020-2021.


Portugal que não tinha acesso ao anterior torneio de apuramento em função da sua classificação no Grand Prix Sevens da Europa, poderá assim ansiar por um lugar no Circuito que disputou durante muitos anos, com destaque para os anos de 2012-13 a 2015-16, quando foi equipa residente do mais importante conjunto de torneios de sevens do mundo.

Nesta primeira fase do apuramento deste ano, Portugal vai disputar os dois torneios acima referidos, na busca de um lugar no torneio final de apuramento que se disputa em abril.

As datas dos dois torneios não são favoráveis a Portugal, já que elas coincidem com a temporada do Europeu de XV, onde Portugal defronta a Bélgica (1 de fevereiro), a Roménia (8 de fevereiro), a Rússia (22 de fevereiro), a Geórgia (7 de março) e a Espanha a 15 de março.

Já no que respeita ao torneio de Hong Kong as coisas mudam um pouco de figura, já que existe um intervalo de três semanas entre este torneio e o último jogo do Europeu de XV (15 de março a 3-5 de abril).
Mas para estar em Hong Kong é preciso terminar entre os oito primeiros da Sevens Challenger Series, e aí é preciso que haja uma disposição firme da FPR em criar condições que permitam o apuramento.

No primeiro dos dois torneios que se disputam na América do Sul em fevereiro, Portugal vai ter como adversários na fase de apuramento o Japão, Tonga e Uruguai.
Embora não se conheça ainda o formato da competição - recorde-se que houve recentemente uma alteração no Circuito Mundial - é de extrema importância que Portugal consiga terminar numa das duas primeiras posições, o que lhe garante no torneio a classificação entre os oito primeiros.
Depois, uma semana depois terá que repetir o feito, e provavelmente isso será suficiente para garantir a presença em Hong Kong.

Fiquem com a constituição dos quatro grupos da fase de apuramento:


Embora haja um intervalo grande de tempo entre as datas em que os dados comparativos foram obtidos e os dias de hoje, vejam o resumo dos resultados de Portugal com os seus adversários nesta primeira fase:

JAPÃO - 13 jogos - 10 vitórias, 3 derrotas
TONGA - 6 jogos - 2 vitórias, 4 derrotas
URUGUAI - 3 jogos - 2 vitórias, 1 derrota

Recorde-se que Portugal disputou em sevens um total de 1001 jogos, tendo vencido 482, empatado 15 e perdido 504, e nesses encontros marcou um total de 18.077 pontos e sofreu 17.246 pontos.

Vejam mais informações sobre os sevens de Portugal no hot-site que dedicamos à nossa seleção nacional.

Sem comentários: