18 de janeiro de 2020

BELENENSES MAIS PRIMEIRO, DIREITO E TÉCNICO PERDEM TERRENO.


Vitória sem contestação do Belenenses sobre o Técnico (43-7) deixa a equipa do Belém Rugby Park mais isolada no comando e permite que o Direito, mesmo perdendo com o CDUL por 10-13, iguale os engenheiros na tabela qualificativa.

Na luta por um lugar entre os quatro finalistas Agronomia foi vencer a Cascais por 11-12 e  assim tanto o CDUL como Agronomia encurtaram a distância para os três primeiros, deixando tudo em aberto quanto a decisões definitivas.


No final do texto podem ver a tabela classificativa atualizada.

BELENENSES *43-7 TÉCNICO (6-1)
Pedro Sousa Ribeiro
O Belém Rugby Park foi o palco do jogo entre o primeiro e segundo classificado ao fim da primeira volta do Campeonato Nacional da Divisão de Honra que era encarado com alguma expectativa
esperando-se que o Belenenses pudesse confirmar os últimos e excelentes resultados. 
Local com um bom relvado artificial e um magnifico enquadramento em Monsanto, é um palco bem
melhor que o campo 2 do Restelo.
Logo na fase inicial o Belenenses alcançou o seu primeiro ensaio fruto de uma excelente perfuração do seu nº 8 após uma sequência atacante do seu conjunto de avançados. Com a transformação que se seguiu, 7-0. Após este lance o Técnico reagiu de pronto e especialmente por meio dos seus avançados instalou-se no meio campo belenense, tendo por volta dos 15 minutos, obtido um ensaio pelo seus avançados após uma sequência de “pick and go” que, transformado, colocou o resultado em 7-7. 
A partir daí, e por um período de cerca de 20 minutos, o Técnico instalou-se na área de 22 do Belenenses mas não conseguiu nenhum ponto, mesmo no período em que o Belenenses esteve reduzido a 14 jogadores fruto de um cartão amarelo mostrado a um dos seus jogadores. O Técnico, que teve alguma supremacia nas mêlées, dispôs de vários pontapés de penalidade em que optou quer por mêlées quer por touches, sem tirar qualquer benefício dessas opções, apesar das diversas vezes em que esteve quase em cima da linha de meta do adversário. Algumas sequências de mêlées, com forte pressão sobre o adversário e touches, algumas perdidas, não levaram a qualquer resultado pontual. 
O Belenenses defendeu sempre com grande eficácia e conseguiu impedir que o Técnico atingisse a sua linha de meta. Mostrou claramente que tem o seu sistema de defesa bem organizado. 
Apesar da pressão continua do Técnico nesse período, o Belenenses nunca cedeu. E o intervalo chegou com um empate a 7 pontos.

No início da 2ª parte ainda o Técnico conseguiu chegar uma vez aos 22 do Belenenses mas na primeira mêlée os azuis fizeram recuar por vários metros a formação do Técnico. 
Forte motivação para os azuis e então o Belenenses tomou conta das operações e pouco depois passou para a frente do marcador através de um pontapé de penalidade. Logo após, conseguiu o seu segundo ensaio na sequência de uma ação de perfuração dos seus avançados. A partir daí o Belenenses passou a conquistar muito mais bolas e a poder lançar a sua linha de ¾ que com sucessivos movimentos atacantes demonstrou mais uma vez a sua capacidade de manobra e de perfuração das defesas contrárias baseada na excelente técnica individual dos seus jogadores. 
Quando o Técnico tentou uma ténue oposição, um passe mal medido do seu médio de abertura deu origem a uma interseção e um novo ensaio. Com o andar do tempo mais ensaios apareceram até se chegar a um total de 6 e colocando o resultado final nuns expressivos 43-7. 
Duas partes totalmente diferentes tendo em cada uma delas o Belenenses demonstrado uma defesa consistente e uma capacidade atacante de elevado nível. 
Com esta vitória, com ponto de bónus atacante, o Belenenses consolidou o seu primeiro lugar e muito
dificilmente será dele desalojado, o que lhe possibilitará disputar a meia-final em terreno próprio.
DIREITO *10-13 CDUL (1-1)
Pedro Pinto Fernandes
Na tarde de sábado, no ultimo jogo da jornada, Direito recebeu na sua casa em Monsanto um CDUL desesperado e a precisar de pontos por forma a não perder desde já a vaga na final four. 
Novidade no CDUL foi a presença de Penha e Costa no lugar de 10 não se vislumbrando José Rodrigues nem no banco, o que para o CDUL se veio a demonstrar um autentico amuleto da sorte. Desde cedo os estudantes mostraram ao que vinham tendo-se instalado no meio campo do Direito e marcando o seus primeiros pontos através de um ensaio muito bem delineado por Penha e Costa que enganou a equipa toda dos advogados dando a bola para dentro onde apareceu o defesa embalado só parando dentro da área de ensaio. 
Durante praticamente a primeira parte toda o jogo só teve um sentido, CDUL a atacar e Direito a defender. 
Perto fim da primeira parte, o CDUL ainda aumentou a sua pontuação através de uma penalidade que colocava o jogo em 0-10. 
O momento do jogo apareceu no inicio da segunda da segunda parte quando Jerónimo Portela, numa das poucas jogadas de ataque do Direito, dá um pequeno chuto por cima de Penha e Costa apanhando a bola a seguir e marcando um ensaio de belíssimo efeito, pleno de técnica. 
A partir daí não mais o CDUL saiu da sua linha defensiva. A segunda parte foi totalmente do Direito que atacou de todos os lugares não conseguindo no entanto passar a linha de ensaio devido a uma defesa coreácea e muito eficaz, sem faltas, que impediu o Direito de marcar, defesa essa que salvou ensaios feitos em cima da linha. 
Ainda na segunda parte uma penalidade para cada lado ditam o resultado final e uma desesperada mas muito importante vitória do CDUL, 10-13. 
Para a história do jogo fica uma primeira parte desastrada do Direito, muito adormecido, e uma segunda parte onde o CDUL foi massacrado mas que defendeu muitíssimo bem impedindo o Direito de roubar a vitória ao seu adversário. 
O resultado aceita-se como se aceitaria a vitória do Direito ou mesmo o empate em jogo de grande sacrifício para ambas as partes. 
Como MVP elege-se Penha e Costa pois além de ter feito um bom jogo pareceu-nos um elemento que juntou todas as peças de uma equipa boa mas desmoralizada e perdida como parece ter sido o CDUL até agora neste campeonato. 
Com este resultado e devido ao ponto de bónus conseguido o Direito iguala o Técnico no segundo lugar solidificando assim a sua candidatura ao final four, enquanto o CDUL ultrapassa o Cascais na tabela e fica na corrida ao grupo dos quatro finalistas.

NO GRUPO DA MANUTENÇÃO, ACADÉMICA LIDERA E BENFICA ENCURTA DISTÂNCIA
Vitórias da Académica na Lousã (7-52) e do Benfica frente ao CDUP (29-33) colocam os pretos na liderança e aproxima o Benfica do segundo lugar, enquanto a vitória do Montemor em Arcos de Valdevez (6-10) deixou a equipa dos Arcos mais afastada na possibilidade de manutenção juntamente com a Lousã, mas com a vantagem de estar mais próximo da presença no play-off final com o segundo classificado da Primeirona, deixando os Beirões mais isolados para a descida direta.

Agora vamos ter um período de nove-semanas-nove de intervalo até à próxima jornada, o que não parece razoável de todo, já que a maior parte dos atletas vão parar e será precisa muita imaginação para manter esses atletas ligados às equipas sem irem procurar o que fazer a outras atividades.

Não vamos perder tempo comentando mais esta situação, apenas deixamos esta referência - se queriam matar o rugby em Portugal, não poderiam ter inventado melhor solução.
A época de jogos da seleção nacional não justifica tudo - Há vida além da atividade internacional!!!


Sem comentários: