3 de janeiro de 2020

TÉCNICO ENTRA 2020 ISOLADO NA FRENTE

Disputa-se este final de semana a quarta jornada da fase final da Divisão de Honra e o Técnico continua isolado na frente com tantas vitórias quantos os jogos disputados, embora não tenha conseguido até agora nenhum ponto de bónus, o que pode ter efeitos negativos lá para a frente.

A título de exemplo repare-se que o Belenenses, com uma vitória a menos, apenas está à distância de um ponto na tabela classificativa.

Mas o que conta é quem vai na frente, e assim, os engenheiros foram os campeões de 2019, e entram em 2020 naquela confortável posição de não terem ninguém a atrapalhar a vista!

Vamos então ver o que se vai passar neste final de semana, marcado pela visita à casa dos adversários por parte dos três primeiros da classificação!

AGRONOMIA (5º) - TÉCNICO (1º)
Jogo difícil para o Técnico, que para garantir a liderança sem depender de resultados de terceiros deveria vencer com ponto de bónus, numa fase da prova em que uma vitória ou uma derrota pode fazer toda a diferença.
A equipa das Olaias venceu as três primeiras partidas, mas sempre por margem apertada, sendo a equipa, entre todas, que menos pontos sofreu, mas também é entre as primeiras aquela que menos pontos marcou.
Agronomia começou a fase final em baixa, mas a tendência é que melhore, faltando saber quando isso vai acontecer. Uma vitória sobre o líder iria com certeza dar outra moral para a equipa da Tapada, e a jogar em casa isso tem mais probabilidade de acontecer.
Campo da Tapada, Domingo, 15h

CDUL (6º) - BELENENSES (2º)
O Belenenses é a equipa que mais pontos marcou nesta fase da competição, tendo já ultrapassado os 100 pontos, ou seja uma média superior a 34 pontos por jogo! E por isso é quem apresenta um melhor diferencial de pontos marcados/sofridos (+41) com uma confortável vantagem para o segundo neste quesito (o Técnico, com um diferencial de +16 pontos).
O CDUL pelo contrário tem a defesa mais violada do conjunto das seis finalistas, tendo sofrido 82 pontos e mantendo um diferencial de -29 pontos.
O favoritismo pende para os azuis de Belém, mesmo considerando que o jogo se disputa na casa dos universitários azuis.
Estádio Universitário, Sábado, 15h

CASCAIS (4º) - DIREITO (3º)
O Direito ocupa a terceira posição com um ponto mais que o trio de trás, mas depois de uma entrada de leão na prova derrotando o CDUL por 44-16, acabou por deixar uma certa sensação de desilusão com duas derrotas sofrendo 59 pontos para apenas 32 marcados.
O Cascais também soma apenas uma vitória, sobre o mesmo CDUL por 24-17, no único jogo que disputou na Guia, ficando por saber se o fator casa é decisivo nas exibições dos cascalenses.
Vai ser um jogo disputado do primeiro ao último minuto, onde os efeitos das festas do final do ano poderão ter um reflexo decisivo...
Campo da Guia, Sábado, 14,30h

NO GRUPO DA DESPROMOÇÃO CDUP SEGUE INVICTO...

ARCOS DE VALDEVEZ (6º) - CDUP (1º)
Depois de suar as estopinhas para vencer o segundo da tabela (o Benfica por 29-28) e também o terceiro classificado (a Académica por 13-10), a equipa da Invicta foi à Lousã vencer por margem mais alargada (10-36), mas isso também depois de estar empatado ao intervalo a 10-10.
Neste fim de semana a viagem a Arcos não deve trazer novidades, e os portuenses devem continuar na frente, mantendo ou aumentando a vantagem.
Os Arcos ainda não entraram na prova, mas se querem evitar a descida direta à Primeirona, melhor será que consigam reverter a situação das sucessivas derrotas (sem bónus...) o mais rápido possível.
Estádio Municipal de Arcos de Valdevez, Sábado, 15,30h

BENFICA (2º) - LOUSÃ (5º)
O Benfica segue na segunda posição depois de duas vitórias (só perdeu o jogo inaugural com o CDUP), com destaque para a conseguida sobre o Montemor por 31-6, com cinco ensaios marcados, e é claramente favorito sobre uma Lousã que o melhor que conseguiu até agora foi um ponto de bónus em casa frente ao mesmo Montemor.
A equipa da Lousã tem conseguido bons resultados ao intervalo, mas no segundo tempo tem quebrado e fica a ideia que os beirões têm que carregar no treino físico... Umas corridinhas até ao burgo devem ajudar...
Estádio 1º de Maio, Lisboa, Sábado, 15h

MONTEMOR (4º) - ACADÉMICA (5º)
Mais um jogo adiado (este fim de semana joga-se um jogo adiado da última jornada da Primeirona, o Vila da Moita-Santarém, em Santarém), e mesmo compreendendo que os clubes e as equipas têm dificuldades não posso deixar de discordar deste recurso.
Afinal estamos a falar da divisão principal do rugby nacional e este é com certeza um fator que descredibiliza a competição.
Que me desculpem os envolvidos, a quem respeito e considero, mas se por um lado reclamam que querem mais competição e mais consideração, não podem por outro lado entrar neste número de adiamentos. Mesmo que seja só um!
(Segundo informação que me acaba de chegar - 19,58 h de sexta feira - afinal a Académica não terá aceite o adiamento e o jogo sempre se realiza este fim de semana, no domingo... Aguardamos confirmação no site da FPR...)
Parque Desportivo de Montemor, Sábado, dia 1 de Fevereiro, 15h


Sem comentários: