17 de dezembro de 2019

WORLD RUGBY ANUNCIA 2ª DIVISÃO DO CIRCUITO MUNDIAL DE SEVENS

A nova competição, intitulada World Rugby Sevens Challenger Series, será lançada em fevereiro de 2020 para impulsionar o desenvolvimento do rugby sevens em todo o mundo.

Com o rugby sevens experimentando crescimento exponencial do ponto de vista de desempenho e participação dos adeptos, a World Rugby está lançando a Sevens Challenger Series para homens e mulheres para desenvolver a próxima geração de jogadores de rugby e levar o rugby sevens para novas nações, aumentando ainda mais a popularidade e a participação em torneios de sevens após a estréia olímpica nos Jogos Rio 2016.


A competição masculina contará com 13 equipas residentes (core teams) das seis regiões da World Rugby que disputarão dois torneios conjuntamente com mais três equipas convidadas.

As oito equipes melhor classificadas após as duas rodadas competirão num torneio final por uma vaga na HSBC World Rugby Sevens Series, substituindo a equipa pior classificada na World Series na época seguinte.
Esse sistema de promoção e rebaixamento providenciará um caminho de desenvolvimento claro e consistente para as equipas que se preparem para brilhar ao mais alto nível do rugby sevens.

As duas etapas da World Rugby Sevens Challenger Series inaugural serão disputadas na América do Sul em Viña del Mar, Chile (15 a 16 de fevereiro de 2020) e Montevidéu, Uruguai (22 a 23 de fevereiro de 2020).

Treze nações conquistaram um lugar na Challenger Series ao terminarem as respectivas competições regionais (no caso da Europa o Grand Prix Sevens, em que Portugal ficou na 8ª posição em 2019) como as nações melhor classificadas que ainda não estão competindo na HSBC World Rugby Sevens Series em 2019.

As equipes que competirão na World Rugby Sevens Challenger Series 2020 são além de Portugal, Brasil, Chile, Alemanha, Hong Kong, Itália, Jamaica, Japão, Papua Nova Guiné, Tonga, Uganda, Uruguai e Zimbábue. A eles se juntarão três equipas convidadas das Américas que serão Colômbia, México e Paraguai.

O torneio final de apuramento será realizado a par do Hong Kong Sevens, de 3 a 5 de abril de 2020.

Um anúncio separado para a Challenger Series feminina será feito em devido tempo.
O World Rugby está fortemente comprometido com o crescimento do jogo feminino - a competição feminina no HSBC World Rugby Sevens Series aumentou de seis para oito rodadas nesta temporada e as equipas estão mais competitivas do que nunca, demonstrando a necessidade e a vontade de que mais equipas femininas joguem rugby sevens em alto nível.

Texto: www.world.rugby/challenger-series

Sem comentários: