9 de janeiro de 2020

NA SEGUNDONA FASE INTER-REGIONAL COMEÇA NESTE FIM DE SEMANA

Estão definidos os seis participantes na Fase Inter-Regional da 2ª Divisão, que apenas no Grupo Norte/Centro teve uma surpresa fruto da desclassificação da ER Porto em virtude de uma falta de comparência dada numa das duas últimas jornadas da Fase Regional.

No Grupo Sul 1 as equipas apuradas são o CR Setúbal, que registou 4 vitórias nos quatro jogos disputados e a Nova Rugby, que se sobrepôs ao Loulé graças aos pontos de bónus conseguidos.

Já no Grupo Sul 2 o apuramento foi para o Belas e o Ubuntu, afinal as duas únicas equipas do grupo que poderiam avançar para a segunda Fase, pois o São Miguel B embora inscrito não participou e o CR Técnico por ser equipa satélite de outra de escalão superior não poderia seguir em frente.

No Grupo Centro/Norte as coisas foram mais complicadas, e se o apuramento da Agrária de Coimbra não ofereceu nenhuma dúvida, já o apuramento do IP Tomar se ficou a dever à desclassificação da ER Porto por causa da sua falta de comparência no jogo que deveria ter realizado frente à Agrária, em Coimbra.
E embora a falta de comparência tenha sido considerada justificada pela FPR, ela aconteceu na penúltima jornada da fase de apuramento, o que determina a desclassificação imediata da equipa e de acordo com o artigo 57º do Regulamento Geral de Competições, todos os jogos por si realizados deverão ser anulados.

Desta forma o apuramento passou para a equipa do IP Tomar, que tem desenvolvido um trabalho de divulgação e desenvolvimento do rugby na cidade de Tomar, e que aproveitará esta oportunidade para alargar o conhecimento dos órgãos oficiais e das empresas da cidade ao que tem sido feito.

O fato mais relevante dos últimos tempos foi com certeza a inauguração do campo de rugby na cidade que acaba por ser a demonstração da persistência dos amantes da modalidade em Tomar.
Recorde-se que a história do rugby em Tomar começou nos anos 70 - mais precisamente entre 1970 e 1975 - com o Rugby Clube de Tomar, para voltar nos anos 90, primeiro no União de Tomar (em 1994) e a partir de 1995 já no Instituto Politécnico de Tomar, mas foi a partir de 2007 que os tomarenses passaram a dedicar mais atenção ao rugby, com a a equipa a participar do Campeonato Nacional da 2ª Divisão, sem mais interrupções.
Agora com o novo campo já se iniciaram as Escolas de Formação e o Rugby Feminino, com a colaboração do RC Lousã, de quem o Tomar é clube satélite.

Então esperamos que este apuramento inesperado ajude a cimentar o trabalho que vem sido desenvolvido na cidade, e que os escalões jovens surjam em força num futuro próximo.

Fique agora com o calendário dos jogos desta Fase Inter-Regional:


Sem comentários: