10 de janeiro de 2020

DESTAQUE PARA TAÇA ZÉ VARANDAS / CARLOS NOBRE NO JOGO ACADÉMICA-BENFICA

Começa hoje a completar-se a primeira volta da fase final dos dois grupos da Divisão de Honra, com a realização nas Olaias às 20,15h, do Técnico-CDUL, que tem um duplo interesse, já que tanto pode confirmar os engenheiros na perseguição à liderança e o afundamento do CDUL na última posição, como pode levar um pouco de oxigénio aos universitários e afastar mais o Técnico do primeiro posto da classificação.


Amanhã às 14 h em Monsanto o Direito recebe Agronomia, e também aqui o resultado vai trazer ou a confirmação dos advogados entre os três primeiros, ou a ultrapassagem dos agrónomos ao Direito na tabela classificativa.

Finalmente na última partida do Grupo do Título, o líder Belenenses recebe no Restelo o Cascais às 15 h e uma vitória azul não só deixa o Cascais mais longe do grupo dos quatro finalistas como manterá o Belenenses na liderança independentemente de qualquer outro resultado.

Recorde-se que o que importa neste grupo é ficar entre os quatro primeiros, que disputarão os play-off em meias finais e final, e que a única consequência para os dois não apurados será apenas essa - não ser apurado, já que em termos do próximo ano nada mudará.

GRUPO DA MANUTENÇÃO
Neste Grupo a questão não é ficar entre os quatro primeiros, mas sim não ficar em último lugar - que dá passagem imediata para a Primeirona - nem em penúltimo na classificação, pois nesse caso deverá discutir a manutenção na Divisão de Honra em jogo decisivo com o segundo classificado da Primeirona.

RC LOUSÃ - CR ARCOS DE VALDEVEZ
Sábado, 15,30, Estádio José Redondo, Lousã
E é nesta questão - ser último ou penúltimo - que no sábado às 15,30 h no Estádio José Redondo, na Lousã reside o maior interesse da jornada e que pode ser decisivo nesta decisão.
A Lousã que é penúltimo neste momento, com apenas um ponto de bónus na tabela, recebe o Arcos de Valdevez, que é último da classificação sem qualquer ponto na tabela.
Quem vencer este encontro - para qualquer das equipas será a primeira vitória do ano - poderá respirar um pouco, e no caso de derrota do Montemor frente ao CDUP, ficará ainda com a possibilidade de fugir aos temidos dois últimos postos classificativos.

CDUP - RC MONTEMOR
Sábado, 16,30 h, Campo de Ramalde, Porto
O CDUP conta por vitórias todos os encontros realizados, e é forte favorito a amealhar mais cinco pontos na tabela classificativa, mantendo a distância para um dos seus perseguidores diretos e aumentando a mesma para o outro, já que Benfica e Académica se enfrentam no Taveiro.
Para o Montemos a situação fica mais complicada, pois em caso de derrota ficará ao alcance do vencedor do jogo entre os dois últimos, com risco de ser ultrapassado e cair na zona da despromoção.

ACADÉMICA - BENFICA   -    TAÇA ZÉ VARANDAS / CARLOS NOBRE
Sábado, 15 h, Estádio Municipal de Taveiro
Deixámos para o fim o encontro entre Académica e Benfica pelo especial significado que ele terá, pois será o primeiro encontro entre as duas equipas em que dois saudosos personagens do nosso rugby serão homenageados - Zé Varandas e Carlos Nobre.
A Taça agora instituída será disputada em cada vez que as duas equipas se encontrem, seja em Coimbra ou em Lisboa, e o Mão de Mestre associa-se com saudade a esta homenagem!
Em relação à importância competitiva deste encontro, nenhuma das equipas parece estar em perigo de cair numa das duas últimas posições na tabela classificativa, pelo que esperamos que se assista a um bom jogo de rugby!


Sem comentários: