9 de maio de 2019

MICKY STEELE-BODGER, MAIOR QUE A VIDA*

* Pedro Sousa Ribeiro
O mundo do rugby perdeu hoje uma das suas figuras mais conhecida e mais carismáticas.
Das mais respeitadas em todo o mundo oval, as suas opiniões e intervenções eram sempre escutadas com grande atenção e com grande respeito.
Micky Steele-Bodger, veterinário de formação, jogou na Rugby School, Cambridge University, Edinburgh University, Harlequins e The Barbarians e representou a Inglaterra, como 3ª linha asa, em nove ocasiões.

Mas foi como dirigente que mais se notabilizou.
Foi selecionador da Inglaterra e dos British & Irish Lions, presidente da Rugby Footbal Union em 1973/74, membro da Internacional Rugby Board (a atual World Rugby ) de 1975 a 1983, de que foi chairman em 1981.

Um entusiasta indefectível do rugby que continuamente promoveu em intervenções nos quatro cantos do mundo, foi aos Barbarians que dedicou grande parte da sua vida.
O clube foi criado há 129 anos, e Steele-Bodger integrou a sua direção em 1946 e durante 73 anos acompanhou continuamente a vida desse clube, um dos mais prestigiados em todo o mundo do rugby.
Foi seu presidente ininterruptamente desde 1988 até à atualidade.
Presente como jogador, tendo marcado o 1º ensaio no jogo com a Austrália em 1948, naquele que foi o primeiro dos habituais jogos dos Barbarians com seleções do hemisfério sul, quando estas se deslocam à Europa.
Foi ainda o organizador, desde 1948 e por 70 anos consecutivos, do Steele-Bodger XV que anualmente defronta Cambridge University num jogo que antecede o encontro anual desta universidade com Oxford University.

Micky Steele Bodger que passou a lua de mel no Estoril e Cascais, era um grande amigo de Portugal. Tive o privilégio de ser seu amigo desde o inicio dos anos 80 e foi por sua influência que os Barbarians atuaram por duas vezes em Portugal.
E.U.L. Junho 1990
No Lisboa Sevens de 1990 e na comemoração dos 100 anos de rugby em Portugal, em 10 de Junho de 2004, quando o Barbarian RFC capitaneado pelo sul-africano Bobby Skinstad e treinado pelo neo-zelandês Zinzan Brooke defrontou e venceu a seleção portuguesa no Estádio Universitário de Lisboa por 66-34.

Além disso, foi por influência de Micky Steele Bodger, que os portugueses Gonçalo Malheiro, Joaquim Ferreira, Luís Pissara, António Cunha, José Pinto, Julien Bardy, Diogo Mateus, João Correia e Vasco Uva tiveram a honra de vestir a prestigiada camisola dos Barbarians.

Um dos grandes Homens do rugby desapareceu hoje e em todos os cantos do mundo os amantes do nosso jogo lamentam a sua morte e honram a sua memória.
Pedro Sousa Ribeiro
9 Maio 2019

UM AMIGO PARA SEMPRE
Conheci o Micky Steele-Bodger através do Pedro Ribeiro, e foi na qualidade de chairman dos Barbarians Portugueses que tive longas reuniões com ele, na tentativa de conseguir o reconhecimento oficial dos nossos Barbarians, pelo Barbarian Footbal Club.
Não foi fácil, nem rápido, mas Micky Steele-Bodger acabou por aceitar os meus argumentos e hoje todos nos podemos orgulhar de ter nos Barbarians Portugueses uma das poucas equipas com a denominação, oficialmente reconhecidas pelo clube de origem!
Graças a esse reconhecimento tive a honra de participar - com o Pedro Ribeiro - no jantar oficial do centenário do Barbarian FC e de ter feito um pequeno discurso na ocasião.
Grande amigo, simples, como todos os grandes, Micky estará sempre no meu coração!
Manuel Cabral
1º chairman dos Barbarians Portugueses

Foto de capa e título: www.telegraph.co.uk

Sem comentários: