10 de maio de 2019

LISBOA SEVENS REGRESSA 17 ANOS DEPOIS!

Quando no próximo dia 2 de Junho se disputar a final do 18º Torneio Internacional Lisboa Sevens, completam-se exatamente 17 anos sobre a vitória dos Samurais sobre os Penguins (38-24) naquele que foi o último jogo deste Torneio que alcançou uma posição de grande destaque entre todos os torneios do mundo, e que se disputou sem interrupção entre 1987 e 2002.

Agora, 17 anos depois, o Lisboa Sevens está de volta! Com encontro marcado para os dias 1 e 2 de Junho, e uma maior inclinação para as equipas nacionais, o torneio pretende ser a charneira da recuperação dos sevens em Portugal, que está sendo levada a cabo integrando o torneio de Lisboa com o Algarve Sevens, e
eventualmente com mais um ou dois torneios no Norte ou Centro do país.

Este ano, pela primeira vez o Lisboa Sevens atribuirá também o título de campeão nacional 2019, e a equipa que conseguir a vitória está automaticamente apurada para o Algarve Sevens, que se disputa uma semana depois.

UM POUCO DE HISTÓRIA
SCOTTISH BORDERS FORAM OS PRIMEIROS VENCEDORES, EM 1987
No dia 6 de Junho de 1987 foi dado o pontapé de saída de um torneio que viria a assumir papel de destaque entre os seus pares europeus e mundiais, ombreando com o Hong Kong Sevens e o Amsterdam Sevens.
Equipas de grande relevo vieram a Portugal, jogadores extraordinários por aqui passaram, e era longa a lista de candidatos à participação na prova.
Nesse ano de 1987 as 24 equipas dividiram-se em oito grupos de três, apurando o vencedor para a decisão do título do Lisboa Sevens, o segundo de cada grupo disputava na segunda fase a Taça Primavera e o terceiro classificado decidia o vencedor da Taça Laranja.
Em 1987 o Direito venceu a Taça Laranja, batendo o Cartha Queens Park por 18-4, O Solarians venceu o Clube do Rugby por 24-22, e o Scottish Borders derrotou na grande finalíssima o Cambridge University por 20-6.

Sem comentários: