10 de maio de 2019

PORTUGAL U20 CONHECE ADVERSÁRIOS DO TROPHY

O World Rugby Trophy U20 2019 disputa-se no próximo mês de Julho na cidade de São José dos Campos, no Brasil, com a participação de equipas representando os cinco continentes, lutando por um lugar no U20 Championship 2020.

Portugal disputa a prova pela quinta vez, e depois das boas participações de 2017 (finalista vencido) e de 2018 (3º lugar) existe uma razoável expectativa quanto ao comportamento do XV nacional na edição deste ano.

Portugal foi incluído no Grupo B da competição, onde enfrentará as seleções nacionais de Hong Kong (9 de Julho), Brasil (13 de Julho) e Tonga (17 de Julho), enquanto o Grupo A será constituído pelo Japão, Canadá, Quénia e Uruguai.

Concluída a fase de grupos a classificação final do Trophy será encontrada com jogos entre os dois primeiros (decide o campeão), os dois segundos (decide o 3º lugar), os dois terceiros (decide o 5° lugar) e os dois quartos (decide o último classificado).

Portugal teve a sua primeira participação no Trophy em 2013 (no Chile, 6º lugar), que repetiu em 2015 quando o torneio se realizou em Portugal (7º lugar).
Em 2017 Portugal voltou a participar, desta vez no Uruguai, e conseguiu a sua melhor classificação até agora, perdendo na final contra o Japão num jogo que terminou antes do final do tempo regulamentar - devido às condições climatéricas - numa altura em que Portugal dominava a partida e podia ter dado a volta ao resultado (no final o Japão venceu por 14-3).
No ano passado, na Roménia, Portugal ficou na segunda posição do seu grupo, depois de vencer o Uruguai e o Canadá, mas sendo derrotado pelas Fiji, e terminou na 3ª posição da classificação final, depois de vencer a Namíbia por 67-36.

Recorde-se que Portugal conseguiu a classificação para o Trophy deste ano, em Coimbra, depois de vencer as três partidas que disputou, frente a FN Aquitaine (27-10), Holanda (22-12) e Espanha (7-5).
Veja o que escrevemos sobre este Campeonato da Europa de Sub-20 aqui.

Sem comentários: