1 de maio de 2019

LOUSÃ E PRADES, UM EXEMPLO COM 36 ANOS DE HISTÓRIA

O Mão de Mestre traz hoje ao conhecimento de todos uma das mais antigas alianças do rugby português, marcada pela relação entre dois clube e duas cidades, com especial atenção aos mais novos, numa altura em que os princípios do Rugby parecem esquecidos, e que o que importa - a qualquer custo - é a competição e a vitória.

Lousã e Prades dão um exemplo que deveria ser apreciado com mais atenção, e reproduzido pelo que ele nos ensina - o rugby é um desporto em que vamos longe para fazer amigos!
A Lousã recebeu a comitiva da Ecolle de Rugby du Canigou (Prades) num intercâmbio que já vai no seu 36º ano, pois tudo começou em 1983 quando pela primeira vez que os franceses estiveram durante oito dias na Lousã.
Depois disso e numa sequência anual, algumas com duplos contatos no mesmo ano, mais de 1.500 lousanenses já se deslocaram a Prades, como igualmente recebemos mais de 1.500 Pradeenes na Lousã.
Fruto do intercâmbio entre os dois clubes, as vilas da Lousã e Prades geminaram-se, assinando os protocolos em 1991 em Prades e 1992 na Lousã.
Da geminação resultaram contatos com outras associações culturais, económicas e desportivas.
José Redondo pela Lousã e Michel Coll por Prades foram desde a primeira hora os grandes dinamizadores desta iniciativa, primeiro desportiva e depois nas mais diversas áreas culturais, sociais e económicas.

A partir do contacto com Prades, o Rugby Club da Lousã saiu muito beneficiado já que dezenas de grandes treinadores e individualidades do Rugby francês contactaram o clube lousanense. 
Entre outros podemos referir, Pierre Conquet que escreveu Les principes fundamentaux do Rugby verdadeira bíblia do rugby francês. 
Igualmente treinadores nacionais como Jean Claude Baux ou Didier Sanchez entre outros estiveram na Lousã. 

O secretário da Federação Francesa de Rugby Jacques Laurent proporcionou igualmente idas a grandes jogos da seleção francesa e inclusive à inauguração do Stade Français em Paris.

Mais de uma vintena de equipas francesas estiveram na Lousã fruto da ação e do conhecimento pessoal de Michel Coll.

Nesta ultima digressão que se prolongou de 21 a 27 de Abril, a comitiva de Prades foi acompanhada por Eric Planes, que esteve há anos em Portugal como treinador dos Sub-18 franceses e agora é o coordenador da seleção Nacional Sub-16 de França e coordenador das Academias de Rugby da USAP e Montpelier.

Na sua estadia na Lousã, Eric Planes treinou três vezes os Sub-16 e Sub-18 além de ter dado formação a nível teórico a todos os treinadores do R.C. Lousã.
Este contacto com Eric Planes irá proporcionar a deslocação em Agosto de nove treinadores da Lousã a França para acompanhar treinos da USAP (equipa do Top 14) e as Escolinhas de dois clubes da região dos Pireneus Orientais.

Os ex-presidentes da Câmara Municipal da Lousã, Horácio Antunes, Fernando Carvalho, ou o atual
Luis Antunes envolveram-se sempre nos contatos entre os dois clubes e no desenvolvimento da geminação.
Do lado de Prades o R.C. Lousã teve apoio dos presidentes locais como o senador Maire Gui Malé, Paul Blanc e ultimamente Jean Castex que alem de Maire é o delegado inter-ministerial dos Jogos Olímpicos Paris 2014 e dos grandes eventos desportivos como o Campeonato do Mundo de Rugby 2023 que se realiza em França.
Jean Castex tem demonstrado enorme amizade pelo R.C. Lousã e visitará muito em breve a Lousã.

Como se diz, a vida faz-se caminhando e no caso da Lousã, caminhando com cuidado e fazendo as coisas sempre com o pensamento a longo prazo e sobretudo procurando cumprir o nosso slogan Vamos longe para fazer amigos.

Sem comentários: