15 de janeiro de 2015

SPORTING, BENFICA E LOULÉ VIAJAM E TABELA PODE MUDAR

Com o aproximar do final do mês de Janeiro, e com ele o termo do prazo para serem feitas alterações ao modelo da Divisão de Honra, correm rumores que se prepara a mudança de 10 equipas no escalão principal para dois grupos de seis equipas, o que parecendo uma novidade, não passa de mais um regresso ao passado.

Porque uma fase inicial com este formato já foi cumprida anteriormente, nomeadamente em 2001/02 e 2002/03, embora agora se fale que essa fase pode ser disputada a três voltas, com as equipas dos dois grupos a defrontarem-se uma vez entre elas, e com a realização de um playoff entre  a fase inicial e a fase final.


Simultaneamente fala-se também numa proposta que unificaria as actuais Primeirona e Segundona, que passaria por uma fase regional, antes de passar à fase nacional.

Como é sabido, o Mão de Mestre é claramente contrário a estas alterações, que estão condenadas ao fracasso e à sua substituição num prazo que pode oscilar entre duas ou três épocas, como já aconteceu no passado, destruindo tudo o que os clubes da actual Primeirona, por exemplo, têm andado a fazer e que tem resultado numa competição de grande emotividade e interesse.

Claro está que aquilo a que se chama o alargamento de 10 para 12 equipas na DH, não passa da redução dos dois primeiros escalões de 10 para seis equipas, com o afundamento no anonimato das competições regionais das restantes oito que hoje constituem o núcleo do rugby competitivo nacional.

O Mão de Mestre, embora reconheça que é à FPR que compete gerir estas matérias, aconselha a que se olhe e trate o rugby nacional com profundidade e não com medidas meramente cosméticas, que em nada contribuirão para o desenvolvimento do rugby português e para o alargamento da sua base de praticantes.

E que contrariamente ao que se pretende, não irá sequer beneficiar as duas ou três melhores, que continuarão a jogar entre si os jogos mais importantes, e em vez de jogarem a duas voltas com as cinco equipas da metade inferior da tabela das actuais 10 (dez partidas) passarão a jogar com as seis mais fracas das 12 a uma volta (seis partidas) - fraca recompensa para tanta alteração!

Assim na perspectiva de vermos equipas como o Caldas, o Sporting, o São Miguel, o Benfica, oVila da Moita, o Santarém, o Vitória ou o Loulé, perderem a sua categoria de equipas de nível nacional para regressarem ao estatuto de equipas locais, onde já militaram, vamos aproveitar o que resta do sistema de 10+10, para nos irmos despedindo daquilo que poderia ser a base do crescimento do rugby em Portugal, mas que infelizmente não houve arte, engenho e coragem de manter e apoiar.

O FIM DE SEMANA DA PRIMEIRONA 
(Todos os jogos se realizam no sábado dia 17)

CR SÃO MIGUEL (8º) - RC LOUSÃ (1º)
Estádio 1º de Maio, Lisboa, 15 h
A visita da Lousã ao São Miguel (na primeira volta os beirões venceram em casa por 90-0) é aparentemente o único desafio com vencedor antecipado, já que o ritmo a que os lousanenses têm despachado os seus adversários dá pouca margem para uma eventual surpresa causada pelos buldogues.

Nas restantes quatro partidas os resultados são incertos, embora haja uma certa tendência para a vitória das equipas da casa.

CR ÉVORA (2º) - CALDAS RC (4º)
Inferno dos Canaviais, Évora, 15,30 h
Assim em Évora é natural que os chaparros consigam a vitória frente ao Caldas, a quem bateram em Outubro por 12-11, e espera-se mesmo que consigam somar o ponto de bónus de ataque.
Os pelicanos, depois de um mês de Dezembro em que foram derrotados pelo Santarém e pelo Vitória, começaram bem o ano de 2015 com uma vitória sobre o São Miguel, mas isso não deve ser suficiente para alterar a ordem natural das coisas.

RUGBY VILA DA MOITA (6º) - BENFICA RUGBY (3º)
Campo do Gaio, Moita do Ribatejo, 15,30 h
O Benfica, terceiro da tabela classificativa, tem uma deslocação bem difícil ao Gaio, onde vai encontrar uma Vila da Moita fortemente motivada pela vitória da semana passada frente ao Sporting, e que não vai querer perder a oportunidade de juntar mais um troféu à sua parede, depois de na primeira volta ter perdido na Sobreda por 21-10.
O Benfica que na passada semana não conseguiu melhor que o bónus defensivo frente ao Évora, vai ter que suar para repetir esse mal menor, embora seja uma equipa de que se pode sempre esperar um despertar para o sucesso a qualquer minuto.

RC SANTARÉM (7º) - SPORTING RUGBY (5º)
Campo da EPC, Santarém, 13 h
O Sporting desloca-se a Santarém na ressaca da derrota frente ao Vila da Moita, mas é natural que sofra nova derrota, frente a uns cavaleiros que ainda não perderam em casa, desde que inauguraram o campo da EPC, e a vitória dos leões no jogo da volta inaugural por 18-10 não tranquiliza os seus adeptos.
Os escalabitanos têm a oportunidade de assegurar a sua posição na tabela e mesmo que não consigam o bónus ofensivo, são os grandes favoritos para a vitória na partida.

VITÓRIA RUGBY (10º) - RC LOULÉ (9º)
Vale da Rosa, Setúbal, 15 h
No Vale da Rosa disputa-se o jogo mais dramático da jornada, com a visita do Loulé ao Vitória, os dois últimos da tabela de classificação, separados apenas por um pequeno ponto de bónus - a favorecer os algarvios - e que vai com certeza ajudar uma das equipas a afastar-se do perigo do rebaixamento.
A questão está em saber qual delas o vai conseguir, já que os dois conjuntos são equilibrados - os 13-9 com que os sadinos derrotaram o Loulé no Algarve, são disso sinónimo - e ambos dão a garantia de não voltarem a cara à luta durante os 80 minutos do jogo.
Um jogo de tripla, com muita tensão e emoção em seu redor!


14 comentários:

Tuga em Leicester disse...

O Leicester Tigers tem um segunda linha sul africano de nome sebastian de chaves... Sera Luso descendente? A mim parece-me que sim... Alguem podera saber? Sera que quer/pode jogar por Portugal? ESPERO QUE ALGUEM LIGADO A FPR LEIA ISTO...

Tuga em Leicester disse...

Na pagina da Wikipedia do Sebastian de Chaves diz que ele ja jogou pela Africa do Sul sub 20 mas que se qualifica para jogar tambem por Inglarerra ou Portugal... Vejo poucas possibilidades de o ver na Africa do Sul ou Inglaterra mas em Portugal caia que nem uma luva, 24 anos e 1.98mt com experiencia do TOP 14 e Premiership...

Luso-descendente disse...

http://en.m.wikipedia.org/wiki/Andries_Ferreira

http://en.m.wikipedia.org/wiki/Schalk_Ferreira

Anónimo disse...

Será possivél os clubes deixarem-se enganar com a perspetiva de jogarem numa divisáo principal, sem realmente lá jogarem? e os clubes da atual primeira que tal como o mão de mestre diz, e bem,voltarão para um nivél competitivo bastante inferior... enganados por uma federação que diz que o modelo de 6+6 será para replicar na primeira.. como isso fosse possível... e a segunda ficaria com 4 5 ou 6 equipes? fantástico divisão 1 só com 6 equipas de LX a curto prazo e depois disso que se lixe o resto do rugby... tenham juizo isto é uma barbaridade e vocês(clubes) vão pactuar com isto?.. parece a história do burro atrás duma cenoura presa na ponta da cana, segurada pelo dono montado na sua garupa...

Anónimo disse...

O S Chaves foi contactado diversas vezes quando jogava no Lyon e disse que teria esperança de jogar pela ASul , ou caso Portugal se qualifique para o Mundial .
Este jogador não tem interesse em jogar por Portugal.

Anónimo disse...

Concordo com o aumento para 6+6 e com uma fase de 6 jogos (3 em casa e 3 fora) em que o Grupo A joga com o grupo B.
Concordo igualmente que a 1ª divisão passe para 8 clubes. O aumento para 10 foi um "flop" pois retirou competitividade à primeira divisão e pior do que isso retirou 2 clubes à 2ª divisão que muita falta fazem para melhorar o nível deste grupo.
Aceito que 6+6 seja uma forma encapotada de criar o tal grupo das 6 melhores, mas temos de concordar que tanto o grupo A como o grupo B vão ter jogos muito equilibrados e bem disputados. É do equilíbrio que nasce a competitividade. Quanto a esta formula já ter existido e ter sido alterada, convém recordar que foi alterada porque houve quem contestasse que os do grupo B não podiam nesse ano aspirar ao título de campeões nacionais. Não será o caso desta nova formula, já que haverá um jogo entre o 4º do Grupo A e o 1º do Grupo B para decidir quem vai à poule final dos 4 melhores.
Pessoalmente gostaria que o campeonato fosse com 3 grupos de 4 que apurariam os 2 primeiro para disputar o título e os dois últimos para decidir a descida.
Ao contrário do MdM não concordo com dois grupos de 10 devido à enorme diferença entre os primeiros e os últimos da cada uma das divisões.
Mas tal como já comecei a fazer à uns anos atrás.... estou por tudo. Discute-se, volta-se a discutir, apresentam-se razões mas no final quem decide, todos sabemos quem é.
José Redondo

Anónimo disse...

Boa tarde!
Ao contrário do que refere o texto e que também aparece no P3, a hipotética unificação da I Divisão com a II Divisão, continua a ser uma utopia unicamente perseguida pelo Sporting.
Dos clubes da I Divisão presentes 2ª feira na reunião que se realizou na FPR, com excepção do Sporting, mais nenhum se pronunciuou favorável a essa hipótese. Antes pelo contrário!!!
Esta ideia peregrina já tinha anteriormente sido lançada para o exterior por este clube, assim que que foram promovidos à I Divisão e, ja nessa altura, todos os clubes desta divisão rejeitaram tal hipótese.
Ao longo destes 2 anos, a evolução qualitativa que esta divisão sofreu, vem contrariar totalmente esta ideia.
Sem desprimor para os clubes da II Divisão, os clubes da I Divisão nada têm a ganhar em jogarem juntos numa divisão única. Isso nada contribui para a evolução de todas as equipas e clubes. Das 2 divisões.
Contudo, se o Sporting faz tanta questão em jogar com esses clubes, tem um caminho para o fazer. Não queira é levar os outros clubes com ele.

Relativamente à proposta da FPR/CDUL, tal como refere o José Redondo, é um regresso ao passado. Agora com a vantagem de permitir que 1 clube do grupo B possa ambicionar integrar o grupo que na fase final vai disputar o Título Nacional.
Quanto à I Divisão, veria com bons olhos a possível integração de algumas equipas B´s (as do Top 6 da Honra). Iria aumentar ainda mais a competitividade e qualidade desta Divisão e permitiria resolver o problema dos sub-23.
Um bom fim de semana e bons jogos para todos.
António Vidigal

Anónimo disse...

Falta verdade desportiva na DH. O CDUL vai jogar com a segunda equip contra a Academica. Se a Academica vencer é uma vergonha para a verdade desportiva. Prejudica os clubes que tiveram de defrontar a primeira equipa do CDUL.

Anónimo disse...

Quando é que os Clubes se entendem? O Sporting diz uma coisa o Caldas desmente, o Redondo diz uma coisa e logo a seguir contadiz-se. O regabofe do costume.
Ao que sei nada está definido estando o presidente a ouvir os Clubes que não se entendem. É claro que será ele e a Direção quem vai decidir na habitual penumbra do Tomaz Morais que nada diz sobre o assunto.
A decisão ao contrario do que diz o MdM não tem que ser tomada até ao fim do mês.
Boa sorte para o CDUL em Itália e não se preocupem que a equipa que vai apresentar amanhã vai dar um cabaz à Academica. É esta a infeliz realidade.

Duarte disse...

Em vez de"passarão a jogar com as seis mais fracas das 12 a uma volta (seis partidas)", acho que é "passarão a jogar com as seis mais fracas das 12 a uma volta (cinco partidas)"

Anónimo disse...

Pelo que tenho lido, no que respeita à DH, todos os clubes de Lisboa e o Montemor estão de acordo com a alteração proposta pelo CDUL. A reunião com os clubes do Norte e do Centro foi noutro dia, mas não vejo em nenhum sítio, se esses clubes também estão de acordo ou não. Alguém sabe?

Também é importante saber, através do presidente do Lousã, que este clube, com lugar quase certo no grupo B, também está de acordo. Qual é a posição do Évora e do Benfica?

Manuel Cabral disse...

Duarte
Se as seis mais fortes jogam contra as seis mais fracas, cada uma delas faz seis jogos.
São cinco jogos quando seis equipas jogam entre si, no sistema de todas contra todas.

Anónimo disse...

Sao seis jogos porque cada equipa faz um jogo com cada uma das seis equipas. Não será ?
parecem- me jogos a mais , até porque se tratará da degola de inocentes. É pura demagogia e perda de tempo.

Duarte disse...

Tens razão. Enganei-me.