18 de janeiro de 2015

SANTARÉM SOBE AO PLAY OFF, BENFICA CONSOLIDA TERCEIRA POSIÇÃO

O Benfica foi vencer à Moita e consolidou o seu terceiro lugar, enquanto o Santarém derrotou o Sporting e subiu ao sexto lugar, já na zona do play off.

Na fuga ao rebaixamento o Vitória deu um passo muito importante ao derrotar o Loulé, e somando ainda o bónus de ataque, enquanto o São Miguel, derrotado pela Lousã, está no penúltimo lugar, a dois pontos apenas do Loulé, que encerra a tabela.

Em Évora a equipa dos chaparros venceu - e convenceu - o Caldas, e mantém a distância para o líder, com quem vai conversar na próxima semana...


CR SÃO MIGUEL 0-84* RC LOUSÃ (0-14)
Mais um jogo quase de um só sentido, com uma nota positiva para o jogo no chão do São Miguel, que chegou mesmo a dominar os lousanenses.
Na segunda parte os beirões fizeram circular mais a bola e a partir dessa atitude criaram mais
Foto: António Simões dos Santos
dificuldades aos buldogues.
O São Miguel apesar de batido sem qualquer dúvida - 14 ensaios sofridos dizem bem da diferença entre as equipas - mas apesar disso e comparando com anos anteriores, é clara a evolução do conjunto.
No entanto ainda está longe de conseguir uma vida tranquila na Primeirona, e vai ter que lutar seriamente no que resta da prova, para conseguir evitar o rebaixamento.
Quanto à Lousã, continua a sua caminhada para a final, e não restam já dúvidas em que será uma das equipas a chegarem lá.
Agora se vence a prova, isso ainda é cedo para se saber.

CR ÉVORA *42-6 CALDAS RC (7-0)
Tarde agradável, ainda que fria, mas excelente para a prática do rugby.
O Inferno dos Canaviais com publico entusiasta, prova de que o rugby em Évora tem passado e futuro (soubemos que o CRE disporá a partir da próxima época de campo próprio, no centro da cidade, o que contribuirá certamente para o fortalecer da modalidade nesta região do País e premiará o CRE pelo seu trabalho de décadas).
Vitória clara dos Chaparros, a melhor equipa e que realizou um jogo técnica e tacitamente de muito boa qualidade. 
O CRE pratica um rugby tecnicamente evoluído e que agrada a quem assiste.
A primeira parte, enquanto os Pelicanos tiveram capacidade física ainda registou algum equilíbrio.
Entrada forte das Caldas com jogo no meio-campo de Évora nos primeiros 10 min., ainda que sem situações claras.
Aos 14 min. o Évora, numa jogada típica dos seus 3/4, rápida e com manuseamento tecnicamente impecável, penetrou a linha Caldense e obteve o primeiro ensaio.
Responderam os Pelicanos e transformaram aos 18 min uma penalidade, mantendo o equilíbrio no resultado.
O jogo ao pé do Évora contudo, colocava enorme pressão na linha defensiva Caldense - e aos 27 min. novo contra-ataque Chaparro em nova jogada rápida dos seus 3/4 resultou no segundo ensaio da equipa da casa.
De novo resposta Pelicana e à meia/hora nova penalidade transformada reequilibrou o marcador em 10-6.
Acabou aí a resistência da Equipa do Oeste.
Até final da 1ª parte o Évora acelerou ainda mais o jogo e uma nova penetração da sua linha de 3/4, na verdade a realizar um jogo de muita qualidade, resultou no 3º ensaio.
Ao intervalo CRE - 15 - CRC - 6
A 2ª parte foi totalmente dominada e jogada pelos Chaparros, que mantiveram um elevado ritmo, concentração e respeito pelo espírito do jogo. 
Responderam os Pelicanos com carácter, mas claramente em deficit físico e de concentração, provocando diversas faltas nos seus 22 m.
Com quatro ensaios, dois dos quais transformados, aos 12, 15, 20 e finalmente aos 37 min e ainda um drop, logo aos 2 min. do seu abertura, o Évora cavou o fosso no resultado.
Em resumo vitória merecida e clara dum CRE que mostrou capacidade para outros voos - a equipa teve algumas ausências importantes - e o jogo com o Lousã na próxima jornada será um bom indicador.. 
Jogo, e consequentemente resultado, menos conseguido do CRC, a debater-se ainda com ausências importantes - lesões e impedimentos pessoais, que se reflectem mais acentuadamente numa equipa com plantel mais reduzido.

RUGBY VILA DA MOITA *8-11 BENFICA RUGBY (1-1)
O tão esperado jogo entre o Rugby Vila da Moita e o Benfica Rugby não defraudou as inúmeras pessoas que se deslocaram até ao campo do Gaio e a emoção foi até ao apito final do árbitro, como já esperado.
Entraram melhor as “Águias” para logo aos 3 minutos de jogo aproveitarem uma falta já no meio campo da equipa da casa para converter uma penalidade pelo chutador de serviço do Benfica.
Com o resultado de 0-3, engane-se quem pensava que seria uma tarde fácil, pois as excelentes jogadas entre o nº 10 e o nº 8 dos homens da Moita levou a inúmeros ataques aos quais o Benfica ia respondendo com faltas consecutivas o que levou a que aos 16 minutos de jogo o resultado fosse de 3-3 após conversão de uma penalidade quase da linha do meio campo. 
Mas embalados pela grande vitória da semana passada, o Rugby Vila da Moita soube muito bem aproveitar os inúmeros erros nas touches encarnadas e numa excelente jogada com inicio ainda no meio campo da Vila da Moita, o seu possante nº8 “galgou” vários metros por entre a defesa do Benfica para já cara a cara com o ultimo homem chutar com categoria para o canto do campo onde o rápido ponta converteria o ensaio de belo efeito. 
O resultado passava para 8-3, que ficou até ao intervalo, fase essa que o Benfica sofreu mais ataques atrás de ataques, sempre pelo nº 8 da Vila da Moita. 
Tentava responder o Benfica mas unicamente ganhava as melées pois mais “o problema” das touches de 2014 mantém-se, tendo perdido mais de 50% das mesmas, não pela oposição adversária mas sim pela má introdução da bola.
Ao intervalo começaram as alterações principalmente nos pakcs avançados das duas equipas pois o confronto físico foi constante e alguns atletas demonstravam já enorme desgaste ao intervalo.
O Benfica entrou a carregar logo de inicio e mandou durante toda a segunda parte onde o jogo decorreu em 40 minutos no meio campo da Vila da Moita tendo apenas conseguido passar uma única vez o meio campo para o lado dos encarnados, tal era a sucessão de ataques.
Mas contrariamente ao minuto 3 do jogo, o chutador de serviço encarnado mostrou estar em tarde não ao falhar uma penalidade “fácil” - para quem está na bancada é sempre fácil... - aos 51 minutos, tendo aproveitado para reduzir para 8-6 aos 57 minutos de jogo após mais uma sucessão de faltas dos homens de azul. 
Com grandes problemas na primeira parte na touche encarnada, os mesmos encetaram ataques atrás de ataques à mão que brilhantemente eram defendidos pela aguerrida defesa da Vila da Moita mas, o desgaste fazia-se sentir e os erros foram-se sucedendo mas não aproveitados pelo Benfica com mais duas penalidades falhadas aos 66 e 70 minutos de jogo. 
Mas aos 76 minutos, em grande jogada iniciada pelo segunda linha encarnado que entrara ao intervalo e após envolvimento das linhas atrasadas benfiquistas, o nº 15 encarnado furou a defesa da Moita para marcar o tão desejado ensaio junto à bandeirola de canto. 
Com a falha da conversão o resultado ficava em 8-11. 
Mas mal recebeu o pontapé de saída, o Benfica voltou de novo a ataques sucessivos à mão que levaram a nova penalidade “fácil” aos 80 minutos, mas mais uma vez falhada. 
Já na bola de jogo uma má interpretação dos encarnados na tentativa de colocar a todo o custo a bola fora, levou a uma penalidade que o nº 10 azul, com toda a sua grande experiência na selecção de Sevens, agarrou a bola e ganhou vários metros até ser parado já sobre a linha do meio campo, tendo sido mal apoiado pelos seus colegas, o que levou a perca de bola e ao jogo, após os encarnados colocarem a bola fora.

RC SANTARÉM 17-6 SPORTING RUGBY (2-0)
Importante vitória dos cavaleiros, que subiram ao grupo do play off, embora com o mesmo número de pontos que o sétimo da tabela, o Vila da Moita, seu adversário - mais uma vez em casa, por troca de campo na primeira volta - na próxima jornada.
Continuando imbatido na sua nova casa, o Santarém vai-se afastando do fundo da tabela, onde parece em condições de não regressar.
O Sporting está há três jornadas sem vencer, perdeu uma oportunidade de ouro para ultrapassar o Caldas na tabela, e continuam sem conseguir atingir um nível que os coloque na disputa final do título.

VITÓRIA RUGBY *32-7 RC LOULÉ (5-1)
Outra vitória de grande importância a conseguida pelo Vitória, e que o fez pular do fundo da tabela para oitavo, ultrapassando o seu adversário do dia e o São Miguel.
Neste contexto de luta pela fuga ao rebaixamento, fica mais clara a importância de vitórias conseguidas fora do núcleo das potenciais equipa a serem despromovidas, como foi o caso da vitória dos sadinos sobre o Caldas, na nona jornada, mesmo antes do Natal.
O Loulé é a única equipa que continua com duas vitórias apenas e se não conseguir vencer alguns dos jogos que ainda vai realizar em casa, está na calha para a descida - e o jogo com o São Miguel na próxima jornada é muito importante, já que, caso perca, vai colocar o Loulé a seis pontos (sem contar com eventuais bónus) do seu adversário do fim de semana, e mais afastado da recuperação.


1 comentário:

Anónimo disse...

Este Moita, se bem afinado...ta bem tá!