22 de janeiro de 2015

O POSICIONAMENTO DO RUGBY NO CONTEXTO INTERNACIONAL *

Com o aproximar dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, e dos torneios de qualificação para o mesmo, é interessante avaliar a posição do rugby no contexto das modalidades coletivas que participarão naqueles Jogos.

Pedro Sousa Ribeiro, a quem agradecemos a colaboração que tem prestado ao Mão de Mestre ao longo dos anos, traz-nos como habitualmente, um conjunto de informações de grande interesse para todos os que se interessam pelo desporto e pelo rugby português em particular.

O POSICIONAMENTO DO RUGBY NO CONTEXTO INTERNACIONAL
* Pedro Sousa Ribeiro

Um dos modos de avaliar o impacto das diversas modalidades no contexto internacional é através dos “ rankings” publicados periodicamente pelas diversas federações internacionais. 

Consultando os diversos “ rankings” no final de 2014, temos para as modalidades coletivas que participarão nos Jogos Olímpicos Rio 2016, o seguinte quadro:


Notas :
1- No Rugby Sevens Masculino não há ranking, mas Portugal está na 13ª posição nas World Rugby Sevens Series que é o conjunto de 9 torneios em que participam as 16 melhores equipas mundiais.

2- No Rugby Sevens Feminino não há ranking, mas Portugal foi 6º no Campeonato da Europa de 2014 disputado por 36 países

Assim se verifica que, excetuando o Futebol Masculino, o Rugby português tem os melhores rankings mundiais entre as modalidades olímpicas coletivas. 
E apenas o Voleibol Masculino se aproxima do Rugby.

Por outro lado o Rugby é uma modalidade com forte expressão mundial atraindo, nas seus principais torneios, grandes multidões de espetadores sendo apenas ultrapassado, neste aspeto, pelo futebol.

Face a estas duas realidades como se pode explicar que a cobertura mediática do rugby nos órgãos de comunicação social portuguesa seja claramente inferior a outras modalidades com menor seguimento mundial e com uma menor representatividade internacional das seleções portuguesas ?

Algumas razões se poderão apontar. 

O limitado conhecimento da realidade desportiva internacional por parte de muitos profissionais do setor, a expressão significativa no panorama do rugby nacional de alguns clubes menos conhecidos do grande publico, concentração dos principais clubes na zona de Lisboa, ausência do rugby em muito dos programas desportivos escolares.

É inegável que, nos últimos anos o rugby teve uma forte progressão sendo agora praticado desde o Minho ao Algarve mas muito há ainda a fazer para que se possa considerar uma modalidade com expressão global em todo o país.

Por outro lado, apenas se poderá aceitar por desconhecimento, que os jogos internacionais de rugby não sejam considerados, pelos poderes públicos de interesse nacional e como tal transmitidos em canal aberto pela televisão pública.

Cabe à Federação Portuguesa de Rugby e a todos os homens e mulheres do rugby promoverem continuamente o seu jogo de modo a que tal situação seja alterado e ao rugby seja dado o posicionamento que bem merece.

Pedro Sousa Ribeiro

1 comentário:

Duarte disse...

Quem desenhou aquela medalha não deve ver muitos jogos de râguebi.