9 de janeiro de 2015

INVENCIBILIDADE DO LÍDER DISCUTIDA NAS OLAIAS *

* António Henriques
Três semanas depois, e com o réveillon de permeio, está de regresso a DH com a realização da sua 12.ª jornada que engloba duelos entre equipas do mesmo grupo, pelo que haverá lugar a folgas, com Académica e Agronomia a verem a sua entrada ao serviço em 2015 ser adiada por mais sete dias.

E para começar o ano logo em grande estilo teremos três duelos que reúnem atenções, dois porque se tratam de confrontos entre emblemas históricos – Técnico-CDUL e Direito-Belenenses – que, curiosamente, replicam os encontros das meias-finais da época passada, e um vital CRAV-RC Montemor, confronto entre os dois últimos da tabela e que terá pela certa implicações na luta pela manutenção.
Mas eis o programa completo desta 12.ª ronda que será toda jogada no sábado:

CASCAIS-CDUP (Guia, 15.00)
Com 4 vitórias e tão-só uma derrota (com Direito) nos jogos realizados no seu sintético caseiro, o Cascais vem realizando uma temporada a todos os títulos notável ocupando, destacado, o 3.º lugar da classificação. Mas amanhã terá pela frente o jovem quinze portuense que só se estreou a vencer à 6.ª jornada – mas que a partir ganhou 4 vezes, apenas foi derrotado na deslocação às Olaias e na sua derradeira viagem a Lisboa até conquistou um triunfo concludente no Restelo.
Ou seja, a equipa da casa é favorita – recordamos que na 1.ª volta foi a Leça vencer por 30-13 – mas cautela e caldos de galinha não fazem mal a ninguém…

TÉCNICO-CDUL (Olaias, 15.30)
Quinze dias depois da derrota na Taça Ibérica às mãos do VRAC Quesos Entrepinares e a uma semana da sua deslocação a Veneto para defrontar o Mogliano Rugby (atual 1.º do campeonato italiano) no jogo inaugural do grupo B do qualifying para a edição 2015/16 da Challenge Cup, a 2.ª mais importante competição europeia de clubes, os campeões nacionais e lideres invictos na DH, vão ter novo e exigente compromisso, desta vez nas Olaias onde na época passada perderam por 29-24 (4-3 em ensaios) em pleno período de “estado de graça” dos engenheiros e, verdade se diga, jogando desfalcados por mor de um jogo da seleção nacional.
Universitários que se vingariam no final da época com duas vitórias claras (na fase regular e depois na meia-final a caminho do seu título nacional) e que já nesta temporada ganharam em casa, na 1.ª volta, por 37-28.
Para tentar terminar com a invencibilidade do CDUL, o Técnico – que prossegue uma série de 5 vitórias consecutivas e não perde desde 1 de novembro –, vai contar com o inédito trio de jovens convocados para a seleção nacional (Bernardo Baptista, Bruno Rocha e Gonçalo Faustino), o destacado melhor marcador da DH, Duarte Marques (fantástico registo de 150 pontos a esta altura da época, incluindo 32 conversões, 22 penalidades e ainda 4 ensaios) e o agora reforçado contingente estrangeiro com os seus três neozelandeses vindos do Counties Manukau, onde foram treinados por Tana Umaga e companheiros, entre outros, de Sonny Bill Williams: Kane Hancy, Sam Henwood e o recém-chegado avançado Jonathan Kawau.
Quanto ao líder que, sem fazer poupanças, irá alinhar com o seu melhor quinze, registo ainda para a estreia de alguém que conhece bem da ITM Cup o trio kiwi que estará do outro lado: o 2.ª ou 3.ª linha neozelandês Irwin Finau (ex-North Harbour), cujos 1,93m e 106 kg vão dar cá um jeito ao pack de Damien Steele…

DIREITO-BELENENSES (Restelo, 15.30)
Clássico duelo em inversão de jornada, depois de na 1.ª volta, sem campo para jogar, os azuis se terem deslocado até Monsanto onde perderam por 43-11 (e 6 ensaios a um!).
A equipa do Restelo continua com grandes problemas para conseguir formar uma equipa que honre os pergaminhos de um dos mais históricos clubes nacionais e nem esta paragem de competição permitiu recuperar algumas das ausências mais notórias. Pelo contrário, os azuis irão apresentar-se sem algumas das principais peças, em especial na sua já problemática avançada (Hugo Valente e a revelação Tomás Sequeira são baixas confirmadas), para lá do ponta Vasco Poppe, que com 5 ensaios é o seu melhor marcador.
Quanto aos advogados, vice-líderes da DH com apenas um desaire (frente ao campeão CDUL), finalmente poderão recorrer á sua extensa “legião de sevens” e isso só poderá constituir uma muito boa notícia para Martim Aguiar… e um pronúncio de novo pesadelo para João Uva. Que lá por volta da hora de jogo lá vai ser obrigado a reeditar memoráveis confrontos de antanho com os seus primos Vasco e Gonçalo. Nada que evite novo triunfo folgado de Direito, estamos certos.

CRAV-RC MONTEMOR (Coutada, 15.30)
Os dois últimos classificados vão-se encontrar numa partida que, face ao desenrolar da prova e o que falta ainda disputar, poderá ter mesmo uma influência decisiva na classificação final. Ambos apenas venceram por uma vez até aqui – os minhotos bateram surpreendentemente Agronomia em casa (3-0), enquanto os alentejanos ganharam o duelo da 1.ª volta em Montemor (29-22) – e qualquer deles não terá muitas mais possibilidades de sorrir até ao final do campeonato.
Quem vencer (se houver vencedor…) ganhará assim uma vantagem importante ao seu principal rival na batalha pela permanência, pois dificilmente as duas formações mais frágeis da DH apanharão desprevenida a demais concorrência nas 8 jornadas em falta.
Bónus para cá, bónus para lá, ainda haverá muita água a correr por baixo das pontes até 22 de março, mas quem sair por cima deste equilibrado encontro terás todas as razões para festejar.
O fator casa pode ser primordial na mais longa viagem dos montemorenses no campeonato, mas se o 5.º melhor marcador da DH, o alentejano João Santos (4 ensaios, 7 conversões e 11 penalidades), estiver nos seus dias, os minhotos que se cuidem…

1 comentário:

Anónimo disse...


Não sendo eu o polvo, parece fácil vaticinar os resultados da jornada:

- Vitórias do Cascais, CDUL, Direito e CRAV.

Que bom que o CDUL foi buscar mais um estrangeiro. Assim passa a contar com 3 estrangeiros, mais os «estrangeirados» Carl Murray e Michael Dias no seu plantel.

Agora sempre quero ver por aqui o coro de carpideiras a falar do Técnico e do seu contingente de estrangeiros. Aguardemos, para ver se há coerência.

Um bom 2015 rugbístico para todos.