1 de novembro de 2014

EUROPEU DE SUB-18 - A HISTÓRIA DOS ÚLTIMOS 10 ANOS

Em 2011 o velho Torneio FIRA sofreu uma grande reviravolta, com a adesão à prova de todas as equipas britânicas em termos definitivos, e a criação de um super grupo a que se chamou Divisão Elite, e simultaneamente foi instaurado um Torneio de Qualificação para esta Divisão Elite, em que participam anualmente o último classificado dela própria, e os dois primeiros da Divisão A, para determinar qual delas é incluída neste grupo superior, no ano seguinte.

Portugal tem conseguido desde o lançamento deste sistema, ser apurado para a Divisão Elite, mas ainda não conseguiu vencer um único jogo nessa categoria, tendo que disputar anualmente o respectivo acesso de novo.


Nos quadros que hoje apresentamos pode ver o que se passou desde 2011 até 2014, e o escalonamento das equipas para o ano de 2015, notando que o ano inicial foi de transição, e que apenas em 2012 o sistema estabilizou, embora tenha ainda havido a redução do Torneio de Qualificação de quatro para três equipas, já que os donos da então FIRA, hoje Rugby Europe, não podiam admitir que a Itália passasse pelo vexame de ter que disputar aquele apuramento...

Em alguns anos houve equipas que não aceitaram a promoção, sendo substituídas pela equipa seguinte na classificação, como aconteceu este ano com a desistência da Espanha que não quis disputar a Qualificação, e que foi substituída pela Roménia.

No segundo quadro pode ver as classificações dos diversos Grupos do então Torneio FIRA entre 2005 e 2010.

Finalmente pode ver todos os resultados da nossa selecção de Sub-18, desde 2005.




2 comentários:

Anónimo disse...

em 2012 a qualificação foi com portugal, georgia, belgica e ALEMANHA não com a roménia. cumps

Manuel Cabral disse...

Agradeço a chamada de atenção, já está corrigido, e aproveitei para introduzir o quadro geral de resultados da selecção de sub-18 desde 2005.
Abraço