13 de março de 2012

SUB-16 - CASCAIS VENCE DIREITO E ESTÁ A UM PASSO DO TÍTULO

Como seria de prever a segunda jornada da final four trouxe resultados bastante equilibrados , fruto da enorme competitividade entre os quatro primeiros deste escalão.

Sábado passado no chamado “ jogo do título “ o Cascais deslocou-se a Monsanto, e após a vitória do Direito na segunda volta da fase regular , muito do público que se deslocou a Monsanto esperava nova vitória da equipa da casa.



Quem pensou assim enganou-se redondamente.

A equipa da Linha veio com a lição muito bem estudada, anulou os pontos fortes dos advogados e controlou sempre o jogo, não permitindo que o Direito tivesse bola.
A prova é que até ao ensaio da equipa da casa na bola de jogo, o resultado se arrastou nos 6-15 , durante a maior parte do tempo.
No final o Cascais venceu por 13-15 dando assim um passo de gigante na conquista do título nacional , dependendo agora exclusivamente de si.

No outro jogo deste grupo , a Agronomia deslocou-se a Coimbra, e os pretos precisavam da vitória para, na última jornada, irem a Cascais discutir o título.
Os agrónomos, decididos, foram apenas com o objectivo de ganhar.
Foi um jogo duro, emotivo e bastante disputado, e a vitória acabou por sorrir à equipa da Tapada por 5-6.

Em resumo a equipa do Cascais é a única que apenas depende de si própria para levar o troféu, e é com essa disposição que vai receber a Académica na Guia, sendo que a equipa de Coimbra, após as duas derrotas, ficou automaticamente arredada da luta pela vitória final.
Enquanto isso, Direito e Agronomia defrontam-se na Tapada, esperando um deslize da equipa da Linha.

No grupo do quinto ao oitavo lugar o CDUL venceu o CDUP por 65-12 , enquanto o Belenenses se deslocou a Santarém onde venceu a equipa local por 0-45, e no grupo do nono ao 12º lugar realizou-se apenas o Técnico-St Julians, e de novo, após as minhas palavras na semana passada, o St Julians venceu, agora por 10-19.

Texto: Zé Campese
Foto: GDD Rugby / Facebook

21 comentários:

Anónimo disse...

Nada de mais errado. Se na 1ª parte o Direito caiu no jogo do Cascais, na 2ª fez uma boa exibição e lutou pela vitória. Perdeu por 2 pontos e perdeu por culpa própria, comentendo erros de principiante. O 1º ensaio do Cascais resulta de um avant indisculpável na sequência de uma reposição de bola. Com o resultado em 10 a 3 não tentaram aos postes apesar dos avisos dos treinadores e daí o Cascais marcou outro ensaio. Na bola de jogo da 1ª parte o jogador ao marcar a penalidade conseguiu fazer avant e ainda na 1ª parte a 10 metros do ensaio num 2 para 1 o jogador do GDD fez 1 passe para os pés do companheiro. E na 2ª parte antes do ensaio, conseguiram fazer avant numa jogada de 5 para 1. Foram erros a mais para esta equipa. Se o GDD perdeu, não foi por ter sido controlado pelo adversário, mas por uma acumulação de erros, inusitada nesta equipa.

José Lopes disse...

É realmente estranho que uma equipa do nível competitivo do St. Julians não jogue na série A.
O campeonato seria anda mais competitivo e por certo teriam capacidade para discutir um dos lugares da primeira metade da tabela mas, não ganhariam todos os jogos e, os pais dos jovens também pagam para que os seus filhos no decurso de mais uma actividade curricular não sejam submetidos a stess.
Desta forma não é provável que os vejamos inscritos no campeonato A. É pena

Anónimo disse...

Tanta falta de humildade...

Anónimo disse...

Eu acho é que num escalão como os sub-16 devia ser proibido chutar penalidades aos postes. O objectivo destes escalões é formar jogadores e não ganhar a todo o custo.

Anónimo disse...

resultados de 5 a 6?????????? nos sub 16????? ver jogos do Cascais que não fazem mais do que 2 passes seguidos??? o jogo do cascais é feito por 4 ou 5 jogadores chegam a ir de pick and go mais de 40 e 50 metros demoram 5 a 10 minutos para o fazerem, isto não é rugby num escalão destes? a campionite vai dar cabo do rugby a campeonite e a locura que há agora com o peso e a altura dos jogadores, podem não fazer a minima ideia o que é rugby mas se pesarem 100ks e forem altos selecção com eles.

Anónimo disse...

Portanto o cascais acabou a 1ª fase em 1º e vai ganhar a final four, mas não devia ser campeão porque tem jogadores muito pesados e altos (batota), usa só 4 ou 5 jogadores (batota), mantém a bola durante 5 ou 10 minutos sem deixar o adversário jogar (batota) e não faz 2 passes (batota) e o direito só não ganha o jogo porque faz muitos passes mas falha-os todos! looool que engraçado

Anónimo disse...

O Cascais ganha (e ganha bem). Sempre foi esse o objetivo que traçou para os seus Sub16. Ser campeão. Não são hipócritas, nunca o esconderam. Assim o titulo fica bem entregue, áqueles que mais o valorizam. Todos quiseram ganhar. O Cascais conseguiu.
Mas outros clubes terão traçado objetivos paralelos, quiça mais ligados à formação. Não sacrificaram o desenvolvimento de médio e longo prazo a resultados imediatos em escalões de formação. Se os tiverem atingido também tiveram sucesso.
É assim que as coisas acontecem na formação com pré-competição.
Vamos acompanhar com interesse o percurso de todo este grupo de atletas, com muito valor, bem distribuido por várias equipas com responsabilidade na formação e sustento da modalidade.
Mais tarde veremos quem tomou o rumo certo.

Anónimo disse...

Acho engraçado alguns comentários que vejo neste forum. Claramente de quem nao percebe NADA de rugby e parece precisar de algumas pastilhas para a azia. Sou do Cascais e não tenho problema em o afirmar , gostava apenas de dizer que NADA ESTÁ ganho ainda. Em relação ao senhor anonimo das 2h33m , se o Cascais so joga com 5 jogadores , so joga em picks etc. Como é que na fase regular alem de ter acabado em 1º lugar foi a equipa com mais pontos marcados e até á ultima jornada era a equipa com menos pontos sofridos?? Deixo-lhe essa pergunta.

Anónimo disse...

Em relação ao jogo da Academica - Agronomia , o resultado so demonstra a qualidade entre as duas equipas. Ou preferia um 70-69??

Anónimo disse...

INVEJA É MUITO FEIO E FICA LHE MAL ...OU NAO PERCEBE NADA DE RUGBY OU É DAQUELES FRUSTRADOS QUE NAO TEM NINGUEM PARA FALAR E VEM DEZABAFAR PARA BLOGS QUE DAO MUITA IMPORTANCIA AO RUGBY...UM CONSELHO CONSULTE A TABELA CLASSIFICATIVA DOS SUB 16 OU VÁ VER JOGOS.ULTIMO CONSELHO UMAS PASTILHAS DE RENNIE TAMBEM AJUDAM A PASSAR ESSE AZEDUM ..ADEPTO DO RUGBY.

Anónimo disse...

Só um pequeno pormenor: nesta data o Cascais ainda não ganhou o campeonato e este comentário, quando refere que "o Cascais conseguiu", revela uma total falta de respeito e consideração para com a equipa da Académica, com a qual o Cascais não pode perder na próxima jornada se quiser ser efectivamente campeão.
A Académica tem uma boa equipa e o facto de ter perdido dois jogos com o Cascais na fase regular não significa que vá perder o próximo (o Direito e a Agronomia também tinham perdido os dois jogos com a Académica na fase regular e ganharam à mesma equipa o jogo da final four).
Deveriam guardar este tipo de comentários para o próximo Sábado, se então tiverem cabimento.

Anónimo disse...

O Cascais, na última jornada da fase regular, não era a equipa com menos pontos sofridos. A fazer fé na tabela apresentada neste site, a Agronomia, o Direito e o Belenenses sofreram menos pontos que o Cascais.

Anónimo disse...

Anonimo das 8:10 leia com atençao o que eu disse: " até á ultima jornada ".. Caro anonimo das 8:07 tem toda a razao nas suas palavras.

Anónimo disse...

Na NZ os escalões de formação são constituídos em função do peso e não da idade. Por muitas razões e mais uma....

Anónimo disse...

Aprendi que o rugby é um desporto de combate colectivo. Não é por acaso que, nos restantes desportos de combate, os atletas são divididos em diferentes categorias, em função do peso. O peso faz muita diferença e os sub-16 do Cascais arriscam-se a ser campeões, precisamente, porque têm os avançados mais pesados e não necessariamente porque pratiquem melhor rugby.

Anónimo disse...

O Cascais dá tanta azia a tanta gente porquê? Há sais Eno à venda...

Anónimo disse...

Seguindo a lógica , no Youth Festival não podem vir equipas inglesas etc. porque são fisicamente maiores e mais fortes ??

Anónimo disse...

Para acabar esta discussão que já vai longa , gostava de dizer para alguns senhores que de rugby pouco percebem , que no jogo da semana passada entre os Chiefs e os Crusaders , a equipa dos Chiefs fez á volta de 35 picks. Resultado final : Crusaders 19 - 24 Chiefs. Duvido que veja Super Rugby , mas recuemos a Outubro para relembrar como é que a Nova Zelandia venceu a França. ABRAÇÃO e independentemente do que acontecer amanha VIVA O CASCAIS.

Anónimo disse...

Eu não percebo nada de rugby. Esse Chiefs - Crusaders de que falam era sub16?

Cascais Rugby disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Jose Silva disse...

os escalões de formação têm isso de bom, que em certos anos um clube pode conseguir juntar varios bons jogadores, pesados ou nao, e formar uma equipa, um grupo de jogadores acima da media e serem campeões. por vezes essas equipas chegam a seniores e elevam o nivel de um clube. e todas as equipas têm jogadores de vários pesos. imagine-se miudos de 14 anos que pesam 80kg irem jogar com quase-hommens de 17-18... enfim...