3 de abril de 2019

MONTEMOR VENCE PRIMEIRONA E GARANTE ACESSO À DIVISÃO DE HONRA

Batendo o Benfica por 17-11 o Rugby Clube de Montemor sagrou-se campeão nacional da 1ª Divisão e assegurou a subida ao escalão principal do rugby nacional.
Depois de ter terminado a Fase de Apuramento na primeira posição, após uma excelente vitória em casa sobre a Lousã na derradeira jornada, os mouflons venceram o CR Évora nas meias finais por claros 33-0 desforrando-se assim da derrota sofrida  perante os chaparros na sexta jornada, caminhando dessa forma para a final onde defrontariam o Benfica, que fora derrotar a Lousã, na casa dos beirões, por 8-6.


A partida final acabou por premiar a equipa que melhor soube gerir uma prova com 20 jornadas, com a vitória do Montemor sobre o Benfica por 17-11, regressando desta forma à Divisão de Honra de onde saíra em 2017-18, quando a divisão principal foi encurtada de 12 para oito equipas, numa infeliz decisão da FPR que atirou com quatro equipas para a Primeirona numa só época.

Recorde-se que o Montemor disputou o 2º escalão competitivo nacional (na altura denominado 1ª Divisão B) em duas épocas após a criação do 3º escalão competitivo em 2003-04 (na altura já denominado 2ª Divisão), tendo sido despromovido no final da época 2004-05 para a 2ª Divisão, voltando à 1ª Divisão apenas em 2009-10 após vencer a Segundona.
Em 2012-13 o Montemor venceu a Primeirona pela primeira vez e subiu à Divisão de Honra onde se manteve por duas épocas, após o que fez nova passagem pela Primeirona, regressando ao escalão de topo no ano seguinte, de onde saiu em 2017-18 como referido acima.

Não se sabe ainda se haverá alterações às competições nacionais para a próxima temporada, mas o Montemor tem o seu lugar assegurado na Divisão de Honra, mesmo que não haja nenhuma equipa despromovida desta Divisão para a Primeirona, como resultado de um eventual alargamento do escalão principal.


Sem comentários: