9 de abril de 2019

QUIM PEREIRA RECEBE MEDALHA DE MÉRITO DESPORTIVO *

* Pedro Ribeiro
O governo português decidiu atribuir ao Joaquim Alberto Pereira a Medalha de Mérito Desportivo que lhe será entregue pelo Primeiro Ministro no dia 13 de Abril no decurso do Portugal Rugby Youth Festival.
O Quim Pereira, como sempre foi conhecido, tomou contacto com o rugby em Coimbra tendo iniciado a sua prática na Associação Académica. Quando de deslocou para Lisboa, para frequentar o Instituto Nacional de Educação Física ( INEF ), atual Faculdade de Motricidade Humana, passou a representar o CF Belenenses, clube por onde jogou algumas épocas.
Decidiu então transferir-se para o CDUL que haveria de representar durante muitas épocas e do qual passou a ser um dos seus jogadores mais representativos.
Quim Pereira foi um jogador dotado de grande capacidade física, de uma correção exemplar e
grande versatilidade, o que o fez atuar em diversas posições tendo inclusivamente sido internacional como três-quartos ponta, 3ª linha e pilar.

Foi internacional por 17 vezes, a primeira em 1965 quando Portugal defrontou a Espanha em Lisboa e pela última vez, já tinha mais de 45 anos, em 1984, jogando a pilar quando Portugal defrontou a Espanha em Lisboa e se concluiu com um empate a 6 pontos e fez parte da equipa que pela primeira vez venceu a Espanha em 1966, em Madrid, ganhando por 9-3.

Além de jogador foi também treinador de várias gerações de jogadores do CDUL e em alguns anos também fez parte das equipas técnicas nacionais dos escalões mais jovens.
Sendo a sua atividade profissional a de professor do ensino secundário foi na educação de milhares de jovens que profundamente se empenhou em contribuir para um desenvolvimento integral dos seus alunos. 
Por isso nada mais apropriado que o ato de atribuição da medalha se realizar durante o maior festival de rugby jovem o Portugal Rugby Youth Festival.

Quim Pereira fez longas e grandes amizades entre todos os seus colegas de equipa e adversários, e muitos deles estarão presentes no próximo sábado para, com a sua presença, o homenagear também.

Pedro Sousa Ribeiro


CONHECI O QUIM PEREIRA MAIS DE PERTO, EM 1975
Já conhecia o Quim Pereira dos campos de jogo, como adversário, mas em 1975, quando o Direito fez a sua primeira digressão a Peyrehorade, ele foi convidado a fazer a viagem conosco.
Tive então oportunidade de o conhecer fora de campo e desde então que sou seu amigo, já lá vão 45 anos!
Não foi apenas fora de campo, nem como jogador que o Quim Pereira me impressionou naquela viagem, também como professor de educação física a sessão de treino que ele nos deu foi um exemplo e base para muita coisa que depois veio a suceder no GDD...
Obrigado Quim Pereira!
Manuel Cabral

OS QUE QUEREM ASSOCIAR-SE À HOMENAGEM
que terá lugar no 13 de Abril, Sábado, pelas 16.30 horas no Universitário de Lisboa, no Estádio Eng.º Vasco Pinto de Magalhães em tenda própria, onde será servido um cocktail, deverão inscrever-se até ao dia 11, quinta feira, por questões de segurança.
Para tal é necessário pagamento prévio de 20€ ( ver nota abaixo)
Nota: pagamento para PT 50 0036 0209 9910 0069 11830 (Montepio).
Enviar comprovativo por email para pereira.quim@outlook.com indicando o nome completo.
Atenção numero limitado de inscrições!

Foto: Luis Cabelo

Sem comentários: