18 de novembro de 2018

NA VOLTA DA HONRA, TUDO DÁ UMA VOLTA

Com as derrotas dos dois primeiros, a classificação da Divisão de Honra sofreu grandes alterações e CDUL e Direito desceram diretos ao quinto e quarto lugares (respectivamente), ultrapassados pelo Belenenses, que lidera, por Agronomia que tomou a segunda posição com menos um ponto que os vizinhos azuis, e pelo Técnico que segue no terceiro degrau da tabela, com menos um ponto que Agronomia e dois que o Belenenses.

O Belenenses ultrapassou o teste de Coimbra e mesmo sem o ponto de bónus pulou para a frente da classificação, enquanto a Académica continua na cauda do pelotão em igualdade pontual com o Cascais que não teve força para ir vencer ao Porto, e estas duas equipas são as únicas que à terceira jornada ainda não conseguiram deixar de perder.


Com a vitória em casa os portuenses distanciaram-se do Cascais e estão agora apenas a dois pontos dos anteriores líderes da prova, enquanto o Técnico com a vitória em casa frente ao Direito está agora a oito pontos dos últimos e a um ponto apenas do segundo lugar.

Agronomia foi ao universitário conseguir uma excelente vitória sobre o CDUL e parece ter esquecido o desaire da primeira jornada, e a um ponto apenas do Belenenses aumenta o interesse sobre o encontro dos dois primeiros na próxima jornada da prova, que se realiza apenas no primeiro final de semana de Dezembro, depois da selecção nacional defrontar a Namíbia no próximo dia 24.

A propósito de selecção nacional, continuamos a aguardar a divulgação anunciada por Jaime Carvalho das razões individualizadas da não presença dos portugueses a jogarem no exterior, já que a manter-se o silêncio sobre esta questão deixa-se espaço para as mais variadas suposições que em nada contribuem para o espírito que tem que acompanhar os Lobos e todos nós que os apoiamos.

Fiquem com o relato do Técnico-Direito, a classificação actualizada da divisão, os resultados da jornada e os jogos da próxima etapa da competição.

TÉCNICO 27-12 DIREITO (4-0)
Confirmando o seu momento de boa forma o Técnico, no jogo que abriu a jornada, recebeu e venceu nas Olaias o Direito por 27-12 logrando marcar quatro ensaios contra nenhum dos visitantes obtendo assim o almejado ponto de bónus.
No início do jogo e até sensivelmente aos 20 minutos os advogados estiveram melhor no jogo empurrando os da casa para a sua defesa e alcançando 12 pontos através de penalidades convertidas por Sousa Guedes.
No entanto, na primeira vez que o Técnico dispôs de uma bola em condições um dos samoanos (são dois e muito parecidos) furou a linha, arrancou e deu de bandeja o primeiro ensaio dos da casa.
A partir daqui os engenheiros tomaram conta do jogo tendo sido superiores em quase todas as formações estáticas, alinhamentos e melées, tendo até roubado a bola em uma ou outra melée com introdução de Direito.
Com uma defesa bem sólida (só se fala inglês naquela linha) e pelo comando do experiente Kane, o Técnico não só travou quase sempre as investidas das linhas atrasadas dos advogados, já sem ZM Vareta e Manu que rumaram a terras australianas, mas ainda conseguiu marcar mais um ensaio terminando assim a primeira parte com o resultado de 15-12 para os da casa.
Na segunda parte embora o Direito tenha refrescado a sua linha avançada com a entrada de Lupi, Sampaio e Taful, e a terceira linha com Pedro Rosa, a verdade é que foi o Técnico que mandou no jogo até ao final tendo inclusivamente marcado mais dois ensaios, um decorrente de uma bola do ar que os dois de trás do Direito não conseguiram captar, uma verdadeira oferta, e outro decorrente de um maul em andamento até dentro da área de validação.
Nos segundos 40 minutos os únicos momentos que o Direito teve um ligeiro ascendente foi quando Kane viu um cartão amarelo decorrente de uma placagem alta, mas ainda assim os homens da casa pouco tremeram.
O resultado aceitasse sem dúvida, o Técnico confirmou o seu bom momento, conta com a participação de seis estrangeiros (dois samoanos, 1 NZ e três ingleses) que dão muita consistência e intensidade a equipa e estamos em crer que a equipa ainda está a crescer prevendo-se um futuro difícil para os seus adversários próximos.
Quanto ao gdd, somou mais uma vez alguns erros inaceitáveis e infantis que custaram caro, nomeadamente ofereceram dois ensaios ao adversário e também no ataque alguns erros impediram que chegasse mais longe, embora sem nunca contestar a vitória do Técnico.
O Direito está em processo de renovação e faltam ainda entrar na equipa jogadores influentes como Dinis ou Fragoso Mendes.
Resultado justo e boa arbitragem numa boa noite de rugby.
Texto: Pedro Pinto Fernandes


Foto: Miguel Rodrigues

Sem comentários: