23 de novembro de 2018

MONTEMOR VISITA BENFICA NO JOGO GRANDE DA JORNADA DA PRIMEIRONA

Com a Lousã na liderança, e sendo a única equipa apenas com vitórias, o maior interesse da sétima jornada da competição fica a cargo do Benfica que recebe o Montemor, e embora os 7 pontos que separam as duas equipas não ponha a vice liderança em perigo, é a melhor oportunidade que os encarnados terão para se aproximarem da frente.

O Montemor sofreu uma (inesperada) derrota frente ao grande rival de Évora e tem agora que mostrar que os dérbis regionais não contam para a avaliação geral duma equipa.

Mas o Benfica foi vencer aos Arcos de Valdevez e com certeza quer mostrar que está preparado para lutar pelo título, pelo que a ocasião é extraordinária!
Acresce a esta situação que o Benfica tem que ter muita cautela, pois ali mesmo pertinho na tabela classificativa - apenas a 2 pontos - está o Évora, cheio de moral, que não vai deixar uma oportunidade de se firmar entre os quatro da frente e se possível, atacar o terceiro posto.

A propósito do Montemor e da sua derrota da semana passada creio ser justo esclarecer uma referência que fiz sobre a importância dos pontos dos pontapés de transformação ou dos pontos de bónus.
Aquela observação não tinha nenhum alvo em particular - por exemplo, o chutador que não consegue a transformação - já que não se pode colocar nos ombros de um homem só a responsabilidade por uma transformação perdida.
Reparem, há transformações entre os postes e há transformações junto à linha lateral. Então se a intenção fosse atribuir responsabilidades - o que não foi o caso - tínhamos que começar pelo local onde foi marcado o ensaio! Porque não foram os ensaios todos marcados entre os postes???
Que fique registado que mesmo nas acções individuais raramente há responsabilidade restrita a um indivíduo - nos erros, como nos acertos, o rugby é um jogo colectivo em que todos devem assumir a sua ponta de responsabilidade.

No Estádio José Redondo a Lousã recebe o Caldas e é clara favorita à vitória, já que as duas equipas têm objectivos bem diferenciados para esta época, com a dominante dos pelicanos na renovação do seu plantel e uma preocupação muito grande com os escalões de formação, enquanto a Lousã que continua o seu trabalho de formiguinha com os mais jovens - vem fazendo isto há 40 anos! - tem um claro objectivo de disputar o playoff final com os olhos postos na promoção.
Pelo que as duas equipas fizeram até agora, e porque na serra mandam os serranos (!) o favoritismo vai por inteiro para a equipa da casa.

Em Santarém a equipa dos cavaleiros recebe o CRAV que tem tido um comportamento abaixo das expectativas, e vai querer garantir os pontos da vitória para assegurar que não perde a sua posição abaixo da linha dos quatro da frente, mas com um desses lugares ainda ao seu alcance.
Se tomarmos em consideração que as duas equipas que estão imediatamente na sua frente - São Miguel e Évora - vão defrontar as duas últimas da tabela - Guimarães e Vila da Moita - e que por isso tem condições de garantir a vitória, então ao Santarém só resta vencer o CRAV para não perder o contacto.

O problema é que o CRAV precisa de pontuar, e conhecendo-se a força do clube pode-se afirmar que isso vai acontecer mais cedo ou mais tarde. E se for mais cedo, a vitória sobre o Santarém faria os arcuenses aliviarem muito a pressão a que estão sujeitos e subirem para uma posição mais confortável na tabela.

Quanto ao encontro entre o Évora e o Vila da Moita, é natural que os chaparros guardem em casa os pontos da vitória e com isso assegurem a manutenção no grupo da frente, enquanto aos ribatejanos, que foram vencer ao Minho na semana passada, se conseguirem um ponto de bónus já seria muito bom.
Assim como também é natural que o São Miguel vença o encontro com o Guimarães e que assegure a proximidade ao grupo dos quatro da frente.
Reparem que os bravos estão atravessando uma situação complicada, com as severas restrições que lhes foram colocadas na utilização do relvado da Pista Gémeos Castro, que tem sido a sua casa desde há 10 anos, e que esperamos seja possível contornar, pois nas presentes circunstâncias é a sobrevivência do próprio clube que pode estar em causa.

1ª DIVISÃO  -  PRIMEIRONA
FASE DE APURAMENTO  -  6ª JORNADA
Sáb, 24
SANTARÉM – CRAV    
15,00 H
Campo da EPC, Santarém
Sáb, 24
ÉVORA – VILA DA MOITA
15,00 H
Estádio de Rugby, Évora
Sáb, 24
SÃO MIGUEL – GUIMARÃES
15,00 H
Complexo Desportivo S. João de Brito, Lisboa
Sáb, 24
BENFICA – MONTEMOR  
17,30 H
Estádio 1º de Maio, Lisboa
Dom, 26
LOUSÃ – CALDAS  
15,30 H
Estádio José Redondo, Lousã



Sem comentários: