13 de novembro de 2018

MUDANÇAS NA PRIMEIRONA, COMO ERA ESPERADO

Como se esperava os resultados da jornada da Primeirona provocaram diversas alterações na tabela classificativa, das quais as mais significativas foi o regresso do Benfica à terceira posição, a saída do Caldas do grupo dos quatro primeiros baixando para a sexta posição e a descida do CRAV para o oitavo lugar.

O resultado mais inesperado foi a derrota do São Miguel em Santarém por 23-14, depois de na semana anterior ter derrotado o Benfica no 1º de Maio, mas também deixaram marcas os números expressivos das vitórias do Benfica sobre o Caldas (59-3) e do Évora sobre o CRAV (31-8), em partidas que prometiam um equilíbrio que afinal não veio a acontecer.


O Montemor venceu na Vila da Moita por 50-6, e a Lousã ganhou em casa ao Guimarães por 71-5, resultados que garantiram que as duas equipas mantém os dois primeiros lugares na classificação, aumentando a vantagem para o terceiro em mais três pontos.

Note-se finalmente que o Évora apesar de estar fora do grupo dos quatro primeiros - segue na quinta posição - tem os mesmos pontos do São Miguel, que é agora o quarto classificado.

LOUSÃ 71-05 GUIMARÃES (11-1)
O resultado parece significar que assistimos a um jogo com um único sentido.
Se por um lado isso é verdade em termos do número de ensaios, por outro há que salientar que a equipa de Guimarães manteve ao longo dos 80 minutos uma atitude e uma qualidade de jogo que valorizou em muito a prestação dos lousanenses.
Com uma enorme vantagem a nível de melées, os lousanenses foram “castigando” os adversários e retirando daí os proveitos da sua vantagem neste tão importante sector do jogo.
Marcando ensaios aos 5,9,12 e 15 minutos, a equipa da casa alcançava bastante cedo o ponto de bonus ofensivo e colocava o resultado em 24-0. Mas os beirões não abrandaram e continuaram a privilegiar as melées para desgastar os minhotos. Estes não conseguiram assim evitar a marcação de mais três ensaios o que elevou o resultado ao intervalo para 43-0.

A segunda parte começou praticamente com a marcação de mais dois ensaios transformados aos 2 e 7 minutos. 
Com o resultado em 50 pontos de diferença, foi altura do novo treinador lousanense, Ricardo Rodrigues, iniciar as substituições dos restantes elementos do banco, já que entretanto na primeira parte tinha por uma questão de defesa de atletas “tocados”, procedido a duas substituições. Iniciou-se então um período de algum equilíbrio com os visitantes a não baixarem os braços e inclusive a ocupar durante algum tempo o meio campo dos beirões. Depois de duas ou três boas jogadas pelas linhas atrasadas os minhotos alcançaram um merecido ensaio que não foi transformado. 
Um merecido prémio para uma equipa que mesmo dominada nalguns setores do jogo mostrou boa qualidade quando de posse da bola e equilibrou muito bem a nível de alinhamentos.
Texto: Francisco Rios


Sem comentários: