16 de novembro de 2018

VOLTA DA HONRA NO TERÇO DA PRIMEIRONA

Final de semana de luxo em Portugal, com todas as divisões seniores em actividade, com o jogo a apresentar-se ao público desde Arcos de Valdevez até Loulé, com passagem pela região do Porto, Coimbra, Moita da Anadia, Tomar, Caldas, Lisboa, Jamor e Montemor!

Como seria bonito e com certeza interessaria a imprensa nacional não exclusivamente desportiva, se esta disseminação se prolongasse no tempo, com calendários bem organizados, sem alterações sistemáticas da ordem dos jogos, ou mesmo das jornadas, de forma a que essa imprensa passasse a acreditar nas informações que são divulgadas e que muitas vezes nem o maior conhecedor consegue decifrar - um bom exemplo se encontra sa Segundona, mas o mesmo acontece na Primeirona ou na Divisão de Honra, embora numa bem menor quantidade.


Sem que seja passada uma mensagem de organização e de cumprimento das jornadas nas datas e nos campos indicados nos sorteios, não será fácil conseguir que a imprensa não especializada se interesse verdadeiramente pela divulgação do rugby, pois correm o sistemático risco de que aquilo que escrevem não corresponda à realidade.

Mas vamos falar deste fim de semana, em que a Divisão de Honra faz uma visita ao público - volta a parar no fim de semana de 24/25 de novembro para a realização do Portugal-Namíbia - para disputar a sua terceira jornada que inclui os seguintes jogos:

TÉCNICO - DIREITO
Hoje às 20,30 h o Técnico recebe o Direito nas Olaias numa partida que promete apresentar muitas dificuldades para os advogados, embora os engenheiros venham duma pesada derrota frente ao Belenenses.
Líder da prova em igualdade com o CDUL, o Direito tentará repetir o sucesso da sua última visita ao campo do Técnico (10-47 em Novembro de 2016) para garantirem a continuidade na cabeça da classificação.

CDUL - AGRONOMIA
Amanhã às 14 horas no Universitário de Lisboa o co-líder da prova recebe Agronomia, que vem duma vitória em casa (no caso em Monsanto) frente à Académica, mas que não conseguiu fazer frente ao Técnico nas Olaias na primeira jornada da competição.
Os universitários venceram bem o Cascais na última partida da prova, mas sofreram para conseguirem a vitória no Taveiro frente à Académica por um ponto apenas (22-23)

CDUP - CASCAIS
Amanhã às 15 horas no Complexo Desportivo de Ramalde, o CDUP recebe o Cascais, depois de ter conseguido no primeiro jogo em casa desta época um bom empate frente ao Belenenses, enquanto o Cascais apenas conseguiu um ponto de bónus frente ao Direito, em casa.
Conhecendo-se a forma empenhada com que os portuenses defendem o seu território, ao Cascais apenas resta uma esperança de vitória caso consiga assegurar que disputa a partida durante os 80 minutos, sem quebras físicas acentuadas.

ACADÉMICA - BELENENSES
Ainda amanhã às 16 horas no Municipal de Taveiro, o Belenenses que vem duma fácil vitória frente o Técnico (*41-18) na segunda jornada da competição, mas enfrentou grandes dificuldades na viagem ao Porto onde não conseguiu mais que um empate, visita a Académica que ainda não ganhou e o único ponto que apresenta na tabela diz respeito ao bónus que recebeu quando da visita do Belenenses.
Temíveis a jogarem em casa, os pretos deverão criar enormes dificuldades ao Belenenses, e são grandes as possibilidades de um triunfo sobre o time azul.

PRIMEIRONA COMPLETA PRIMEIRO TERÇO
Com a realização da sexta jornada completa-se o primeiro terço da prova, com - mais uma vez - algumas partidas de grande interesse.

SÃO MIGUEL - LOUSÃ
A jornada abre com os buldogs a receberem a Lousã, no 1º de Maio de Lisboa às 14 horas, numa partida de grande dificuldade para a equipa da casa, pois os beirões caminham só com vitórias e não devem estar muito dispostos a deixar escapar o Montemor na tabela classificativa.
Já o dissemos anteriormente, tradicionalmente a Lousã viaja mal mas este ano pareça dedicar melhor atenção às suas deslocações, e a confirmar-se esta tendência reune todas as condições para derrotar o São Miguel.
O São Miguel vem duma derrota em Santarém que o fez descer um degrau na classificação, e uma segunda derrota vai custar-lhe o quarto lugar na tabela, pelo que se antevê um jogo de muita tensão.

MONTEMOR - ÉVORA
Um dos mais importantes dérbis regionais do nosso rugby vai acontecer em Montemor amanhã às 15 horas, e se bem que os mouflons sejam fortemente favoritos, nunca se pode dar um vencedor antecipado num jogo que transporta consigo tanta rivalidade!
Os chaparros não começaram bem a época e ocupam uma modesta quinta posição na tabela - embora com os mesmos pontos do São Miguel que caminha no quarto posto - e uma eventual vitória no terreno do rival seria o melhor incentivo para os próximos jogos.
O problema é que o Montemor vai muito bem no comando da prova, tendo conquistado cinco pontos em cada partida disputada, e o histórico recente entre as duas equipas favorece-o incontestavelmente já que no ano passado venceu em casa por 48-7 e em Évora por 7-46...

CRAV - BENFICA
No Estádio de Rugby de Arcos de Valdevez, amanhã às 15 horas, o terceiro classificado na competição vai tentar assegurar a sua posição, e a verdade é que o comportamento dos arcuenses neste ano indica que não terão força para se oporem aos encarnados.
Depois do deslize contra o São Miguel, com quem perdeu por 22-23, o Benfica recuperou bem e derrotou o Caldas por expressivos 59-3, enquanto o Arcos de Valdevez foi perder a Évora por 31-8 e apenas conseguiu vitórias na temporada frente aos dois últimos da tabela classificativa.

CALDAS - SANTARÉM
No Estádio de Rugby das Caldas da Rainha, amanhã às 15 horas, os pelicanos recebem os cavaleiros numa partida que vale pelo menos o sexto lugar mas que pode valer até ao quarto posto da classificação, com as equipas a atravessarem momentos diversos, com os escalabitanos a conseguirem uma excelente vitória frente ao São Miguel, e os caldenses a perderem frente ao Benfica.
Na época passada o Cladas saiu vencedor da partida, mas o Santarém conseguiu o bónus defensivo (21-18) dando a entender que o equilíbrio entre as equipas é bastante elevado.

GUIMARÃES - VILA DA MOITA
No domingo, às 14 horas, no Municipal de Arcos de Valdevez, os bravos recebem os moitenses, numa partida que vale um importante passo na fuga da despromoç~eo.
Não podemos deixar passar sem referência o facto do Guimarães estar a disputar os seus jogos em casa em Arcos de Valdevez, perante uma estranha atitude da autarquia que decidiu impedir que os seus jogos se realizassem no Campo da Pista Gémeos Castro, onde o rugby tem sido treinado e jogado nos últimos 12 anos.
Esperamos que esta situação tenha uma solução a beve trecho, e que os interesses do rugby e do Guimarães não aiam defraudados.
Quanto ao jogo, o que dizer duma partida que coloca frente a frente os dois últimos da classificação, e em que apenas o Vila da Moita conseguiu um único ponto de bónus, encontrando-se os dois emblemas em situação muito dificil quanto à discussão pela manutenção?
Embora jogando em Arcos de Valdevez, o Guimarães pode tirar partido do factor casa, e só por isso existe uma pequena tendência para a vitória dos minhotos.

Sem comentários: