27 de novembro de 2018

MONTEMOR VENCE E MANTÉM VICE LIDERANÇA

O jogo mais importante da jornada disputou-se em Lisboa e pôs frente a frente as equipas do Benfica e do Montemor, numa partida que poderia levar os encarnados a ameaçarem a vice liderança dos mouflons, mas a equipa de Montemor reagiu bem ao desaire da passada semana e acabou por vencer por 7-13, mantendo-se tudo na mesma com os dois primeiros.

Não exactamente na mesma, pois a Lousã debaixo de forte temporal venceu o Caldas em casa por 29-3 e com o bónus conseguido aumentou a vantagem para o segundo de dois para três pontos.
Aliás o Montemor também aumentou a vantagem para o terceiro - era de sete pontos sobre o Benfica e agora é de oito pontos sobre o Évora, que ultrapassou os encarnados na tabela, e sobre os quais tem dois pontos de vantagem, depois de ter vencido o Vila da Moita por 50-0...

Mas o Benfica manteve a permanência no Grupo dos 4, e graças ao bónus defensivo que conseguiu, tem um ponto de vantagem sobre o São Miguel que venceu em casa o Guimarães por 49-17, tendo conseguido mais um ponto de vantagem sobre o Santarém, que é sexto, com menos dois pontos que os buldogs.

E é precisamente nos cavaleiros, que venceram  a luta no campo da Escola Prática sobre o CRAV por 30-20, que termina por agora a luta pela presença no play-off, já que entre o Santarém (sexto na tabela) e o Évora (que ocupa a terceira posição), vão apenas cinco pontos (dos 17 aos 22) deixando tudo em aberto pela discussão imediata sobre essas posições, ficando apenas na frente a dupla Lousã/Montemor, que por agora é inalcançável.

Quanto à cauda da classificação, com apenas duas vitórias continua o Caldas e o CRAV, com 12 e nove pontos respectivamente, para nos dois últimos lugares encontrarmos a Vila da Moita com cinco pontos e o Guimarães apenas com um ponto de bónus.

No próximo final de semana não se disputa a Primeirona, tendo lugar a segunda eliminatória da Taça de Portugal, e pode ver os resultados e o escalonamento dos jogos até final da prova na página que dedicamos à prova.

LOUSÃ 29-3 CALDAS (5-0)
Num terreno pesado e debaixo de forte chuva o encontro começou equilibrado e com a equipa visitante a jogar no meio campo dos lousanenses.
Depois duma penalidade falhada aos 7 minutos os visitantes conseguiram aos 11 minutos obter 3 pontos numa outra penalidade.
A partir daí os lousanenses iniciaram um período de forte pressão, mas ao utilizarem sistematicamente as linhas atrasadas para os ataques acabavam por perder algumas bolas por manuseamento incorrecto das mesmas.
E aos 20 minutos num alinhamento perto da linha de 22, os beirões iniciaram um bom movimento de maul e arrastaram os pelicanos para além da linha de meta.
Um excelente ensaio que dava o mote para a forma como o líder da prova devia actuar.
Já sobre o intervalo novo ensaio que não sendo transformado colocou o resultado em 12-3.
A segunda parte iniciou-se com uma forte pressão dos locais que noutro bom maul obtiveram aos 9 minutos novo ensaio que foi transformado, passando o resultado para 19-3.
A partir daí e com o terreno de jogo cada vez mais pesado, o jogo esteve equilibrado, muito por culpa dos lousanenses que muitas vezes optavam por criar situações de ruck (jogo no solo) o que facilitava a defesa aos visitantes.
Com um domínio total a nível de melées e ganhando todos os alinhamentos os donos da casa não conseguiam mesmo assim transformar em pontos esse domínio, permitindo inclusive aos pelicanos, num período largo de tempo,  permanecerem no seu meio campo.
Reagindo, os locais tiveram algumas movimentos junto da linha de meta adversária, mas que foram sendo perdidas por alguma ansiedade em fazer pontos, por adiantados quando libertavam a bola das situações de maul.
E só aos 35 minutos foi alcançado o quarto ensaio que dava o ponto de bónus.
Com os caldenses já muito desgastado, mas mesmo assim defendendo com entusiasmo, os beirões alcançaram o quinto ensaio já em período de desconto.
Texto: Francisco Rios

Quadro completo dos jogos e classificação actualizada

Sem comentários: