13 de novembro de 2014

TAÇA DE PORTUGAL E JOGOS NO NORTE/CENTRO ANIMAM SEGUNDONA

Num fim de semana reservado à realização da 3ª eliminatória da Taça de Portugal, duas equipas aproveitam para pôr o calendário em dia, e outras duas vão disputar um jogo originalmente marcado para... 21 de Março de 2015.

Sinceramente ficamos sem saber para que servem sorteios e calendários, já que estamos na terra do "cada um faz como bem entender..."

Os clubes não estão satisfeitos com o calendário, deviam ter reclamado quando se viu que aquilo que se ia passar não defende de forma alguma os seus interesses.
Compreende-se a sua atitude, mas ela apenas mostra que ninguém respeita o que está programado e definido, nalguns casos com meses de antecedência.


Apenas dois exemplos do que dizemos, com origem na FPR.
Primeiro foi anunciado em devido tempo que o sorteio das próximas eliminatórias da Taça de Portugal (da 4ª à final) seria realizado no passado dia 4 de Novembro. Isso não aconteceu e não foi divulgado nem porquê, nem quando se virá a realizar.

Hoje a FPR comunicou aos clubes a hora de realização do Portugal-Namíbia do próximo final de semana, exigindo que os clubes alterassem a hora de realização dos seus jogos, para cumprimento do estabelecido no Regulamento Geral de Competições.

O Direito, que cumpriu os prazos determinados, para marcação e comunicação dessa marcação, no mesmo Regulamento, já informou a FPR que não vai proceder à alteração agora imposta, mas o que é importante é verificarmos que se a FPR é a primeira a não passar cartucho ao que ela própria estabelece, como se poderá exigir aos clubes que o façam...

Enfim, em termos de competições internas, uma completa desorganização.
Parece até que as competições internas não passam de uma chatice que só atrapalha e nada nos traz...

Mas vamos ao rugby que se vai jogar em Portugal, pelo qual temos especial carinho e consideração, começando por falar na Taça de Portugal.
A propósito, quem quiser conhecer o que se passou na prova até agora, pode visitar a nossa página dedicada à competição.

Realizadas duas eliminatórias da prova, restam quatro equipas nesta primeira fase, para decidir duas que passam à fase seguinte, em que se incluirão as 10 da Primeirona.
Assim, teremos a realização das seguintes partidas nesta 3ª eliminatória:

CR TÉCNICO - BELAS, EUL, sábado, 15,30 h
Jogo a realizar no Universitário, no sintético, o que vai permitir a realização do encontro mesmo debaixo de forte chuvada, entre as duas primeiras da classificação da Segundona Zona Lisboa/Sul
O Técnico venceu na 1ª eliminatória frente à FC Tecnologia por 41-0, para na 2ª etapa derrotar o IP Tomar por 67-12, enquanto o Belas não jogou a 1ª eliminatória por desistência do Ubuntu, e derrotou o Sobredense por 24-7 na 2ª.
Juntando os resultados do Campeonato, o CR Técnico aparece em melhor posição para passar à fase seguinte.

BAIRRADA - GUIMARÃES, Campo da Moita da Anadia, domingo, 15,30 h
As duas equipas dividem a liderança da Zona Norte/Centro da Segundona, com vantagem para os bairradinos que disputaram e venceram três encontros. Os bravos só jogaram dois, mas com o bónus da folga seguem com os mesmos 14 pontos da Bairrada.
Depois duma 1ª eliminatória em que o Guimarães folgou e a Bairrada bateu Aveiro por 84-5, na 2ª etapa as tarefas das duas equipas não foram fáceis, com os bravos a derrotarem o rival regional Famalicão por 22-15, e a Bairrada a vencer a Agrária de Coimbra por 16-8.
Domingo os leitões têm o factor casa do seu lado, mas isso não lhes dá a vitória só por si, e os bravos podem muito bem vencer.
Um jogo de tripla!

* José Silva
No fim de semana que se aproxima, apesar de reservado para a Taça de Portugal trará dois jogos da Segunda Divisão, zona Norte/Centro.
Em Braga os Gladiadores recebem, em jogo atraso da jornada 2, os vizinhos Garranos, enquanto em Famalicão, o CRF estreia-se na prova frente aos Serranos, em jogo antecipado da jornada 15…

Contudo o jogo grande será o Bairrada – Guimarães, na Moita, para a Taça de Portugal, que já foi referido acima



Na Cidade dos Arcebispos, o Braga Rugby recebe os Vizinhos de Arcos de Valdevez, num duelo que se prevê muito complicado para os Gladiadores. O Braga estreou-se com uma derrota, pesada, frente a um dos candidatos à passagem para a Final Four, e perante outro dos mesmos candidatos muito dificilmente conseguirá um bónus defensivo. Mas estamos a querer que lutará para isso.
Os Garranos, após a derrota caseira com os Bairradinos, tem aqui excelente oportunidade para afinar a máquina e preparar a difícil deslocação à Lousã na próxima jornada.
Apostamos na vitória bonificada dos Garranos.


Famalicão o clube local estreia-se no Campeonato recebendo o Núcleo de Rugby da Lousã.
Após a derrota no jogo para a Taça de Portugal perante o Guimarães (que se fosse no Campeonato lhe daria bónus defensivo) o Famalicão começa as hostilidades em casa perante um adversário, teoricamente, acessível. O Famalicão – habitual nas fases finais da Segundona deverá querer manter o estatuto de Candidato mas pela frente irá encontrar uma equipa que recentemente foi à Escola Agrária de Coimbra ganhar ao clube que militava na Primeirona não ano passado. Os serranos deverão querer aproveitar o para conseguir outros voos?!
Apostamos na vitória do Famalicão, mas ficamos com dúvidas nos pontos bónus.

4 comentários:

Anónimo disse...

Não se percebe porque é que o emparelhamento entre todas as equipas já está definido até à Final.

Não seria muito mais lógico que, eliminatória após eliminatória, se fossem fazendo novos sorteios?

Não era mais lógico e até mais animado, evitando situações que podem vir a acontecer?

Exemplo: uma equipa que jogue no CN II Divisão que passe à eliminatória seguinte e apercebe-se que, nessa eliminatória tem de viajar até Lisboa e enfrentar o CDUL ou Direito. não haverá fortes chances de nem aparecer para jogar (esperemos que não, claro)?

Não era mais animado nos jogos da Taça esse sorteio acontecer semana a semana e com as equipas da Divisão de honra terem de se deslocar a casa do adversário sempre que este seja de divisão inferior, levando a festa até essas localidades país fora, incentivando e divulgando a modalidade?

Portanto, fica a questão: a FPR está em contenção de esforços, fazendo o sorteio de uma só vez ou os neurónios não dão para mais?

Manuel Cabral disse...

Anónimo das 19:43
Na ausência de um Regulamento da Taça de Portugal específico para a época 2014-15, está em vigor o que foi publicado para a época 2013-14.
Assim, todos os jogos a disputar entre equipas de divisões diferentes, terão lugar nos campos dos clubes da divisão inferior, aliás como acontece nos jogos da 4ª eliminatória, já anunciados, e a ordem dos jogos das eliminatórias seguintes poderá ser alterada de acordo com o mesmo Regulamento, se acontecer o emparelhamento de equipas da mesma divisão.

Anónimo disse...

Sempre atento! Obrigado.

É verdade, não há regulamento para 2014/15 para a Taça de Portugal.

Até é caso para perguntar se estão doentes lá para os lados da FPR. Com a ânsia de andarem sempre a alterar os regulamentos, até fora de horas, devem ter-se esquecido de alterar este. Safou-se.

Anónimo disse...

Estranhamente, o clube da Zona Centro/Norte apurado terá de jogar com as equipas do Técnico.
Um clube que participa na Taça de Portugal no objetivo de chegar mais longe e de jogar com equipas do escalão superior, agora, caso passe a próxima eliminatória, terá de jogar novamente com a "mesma" equipa... não havendo a possibilidade de jogar com a uma equipa do escalão acima mas sim de 2 escalões acima. Seria bom para a modalidade e para a motivação dos atletas...
Mais uma situação que não faz qualquer sentido ou o Guimarães teve muito azar no sorteio...