6 de novembro de 2014

FINAL DA TOP-14 DE 2016 EM BARCELONA LEVANTA POLÉMICA

A Ligue Nationale de Rugby informou que a final da Top-14 de 2016 será disputada no Nou Camp de Barcelona e levantou de imediato uma série de reacções adversas e mesmo de apelos à classe política para que se oponha a essa decisão.

Uma das mais fortes reacções veio de Serge Blanco, que já foi presidente da LNR e que já nessa altura chamava a atenção da comunidade, das dificuldades em jogar rugby em certas regiões, e na utilização de certos estádios.

Na verdade a decisão agora tomada  acontece porque em 2016 se disputa em França o Europeu de Futebol e os estádios com capacidade para receber a final da Top-14, estão reservados ao futebol e interditos ao rugby.


Segundo Pierre Camou, presidente da Federação Francesa de Rugby esta deslocalização inevitável por causa do Europeu de futebol, é difícil de engolir. Somos um desporto que cresceu enormemente nos últimos 10 anos, mas que não dispõe de recintos para receber os seus espectadores. Há um campeonato da Europa de futebol em 2016. Parece que nós destruímos os relvados e que é proibido jogar nesses relvados outro desporto que não seja futebol. Será que o nosso desporto não passa de uma varável de ajustamento dos outros desportos? Para mim, não.

Este rancor contra as instâncias da bola redonda é partilhado por Serge Blanco. A figura emblemática do Biarritz Olympique lamenta a omnipresença de um desporto que recusa partilhar as instalações desportivas com os outros. Penso que é muito grave, para um desporto que atrai uma tal força económica no país, não poder jogar aí a sua própria final do campeonato. Apercebemo-nos que o contribuinte paga não para um conjunto de desportos, mas apenas para um, que se acha por cima dos outros e que se chama futebol. Eu posso compreender que um clube, proprietário do seu estádio possa pretender que não se jogue nele, mas estamos a falar de estádios propriedade do Estado. Não posso admitir que uma final nacional não seja disputada em território nacional.

Para Blanco, este reconhecimento de fraqueza torna mais evidente a necessidade de construção de um grande estádio. Hoje estamos sem domicílio certo, e esse estádio dará uma nova independência ao rugby francês.

O descontentamento dos adeptos é já palpável e Serge Blanco reconhece que a decisão desportiva já foi tomada, mas questiona se as instâncias não-desportivas se irão insurgir. Será que alguém no mundo político pode dizer basta?
A polémica apenas começou...

Foto: www.lerugbynistere.fr
Texto: com www.rugbyrama.fr

6 comentários:

Great_duke disse...

Uma vergonha!!!

Anónimo disse...

Triste mas deve ser analisado por outro prisma, também, alguns desconhecem mas a Generalitat da Catalunya assinou na época passada uma carta de compromisso para apoiar o Rugby, foram disponibilizadas verbas consideráveis para desenvolver a modalidade e construir e requalificar campos, fizeram um Open Day a nivél nacional, 25 cidades em simultâneo com o patrocínio da Orange para projetar ainda mais a modalidade e captar atletas em detrimento da participação na Amlin Cup, estão portanto muito empenhados em melhorar os níveis competitivos e em crescer, o Cam Nou é um Estádio emblemático, Barcelona tem um indice de Turismo brutal, será com toda a certeza um evento muito mediatizado e uma chapada de luva branca a todos aqueles que em França vedaram o acesso à realização da Final Top 14.

Anónimo disse...

Durante o mundial de rugby, em frança, jogou-se futebol na mesma semana nesses mesmos estádios, o que se vai passar é uma vergonha....

Anónimo disse...


Sempre podemos "oferecer" o Estádio do Algarve e apaziguar os nacionalismos dos franciús!..

Além de entrar uma verba significativa, sempre se fomenta o turismo.

Agora a sério, não entendo este tipo de comentários tipo "uma vergonha", "triste", etc. Sendo um problema interno, cem por cento francês, são os franceses que o devem resolver.

O post é interessante e atual revelando que o MdM está atento à atualidade, presta um grande serviço informativo, mas não devemos estar sempre com comentários negativos, não acham?

Claudio disse...

Visto as ausiencias e lesões dos titulares, não me parece impossível ver o Pedro Bettencourt logo este fim de semana no banco da primeira equipa do Clermont ; eu acredito !

Great_duke disse...

É claro que são os franceses que têm de o resolver, mas isso não impede que seja vergonhoso.

Como qualificaria você uma situação semelhante se a FPF impedisse a realização da final do nosso campeonato no Estádio Nacional (ou noutro qualquer)e a tivessemos de ir realizar a Espanha?

Os Catalães fazem muito bem am aproveitar a oportunidade, mas um comentário é sempre uma valoração sobre algo, não é neutro...se você acha positivo para o rugby francês (note que digo francês) que o seu jogo mais importante se realize fora de França, está no seu direito, mas eu também estou no meu direito de achar que tal é negativo.