2 de novembro de 2014

DIFÍCIL VITÓRIA FRENTE AO BENFICA MANTÉM LOUSÃ NA LIDERANÇA

A Lousã venceu o Benfica numa partida em que os encarnados, como já vem sendo hábito, dificultaram em muito a tarefa dos beirões, que mantém a liderança, agora com o Évora na segunda posição.

Os chaparros derrotaram com alguma (e inesperada) facilidade o Sporting e estão agora a quatro pontos da Lousã, com o Sporting e Benfica ocupando a terceira e quarta posição na tabela classificativa.

O Caldas venceu o Loulé por larga margem e subiu à quinta posição por troca com o Vila da Moita que apenas conseguiu um ponto de bónus em Lisboa, frente ao São Miguel.

Vamos à ronda da jornada:

RC LOUSÃ 21-17* BENFICA RUGBY (2-2) 
Com a bancada do estádio totalmente lotada e muito público no peão o encontro começou com os lousanenses a dominarem todas as situações de jogo, fossem alinhamentos, fossem melées. 
Marcando um ensaio aos sete minutos e uma penalidade aos 12 minutos, foi o período onde os beirões podiam ter marcado em mais duas ou três situações. 
Aos 29 minutos ainda exerciam alguma pressão sobre os lisboetas altura em que nova penalidade
Foto: João Ramos
colocou o resultado em 13-0. 
Logo de seguida a lesão de João Tavares sem a corresponde substituição imediata, deu oportunidade ao Benfica para no seguimento dum alinhamento marcar o seu primeiro ensaio através duma jogada das suas linhas atrasadas em que se notou a falta dum defesa. 
Com o resultado em 13-7 foi altura dos benfiquistas equilibrarem o jogo e aproximarem-se dos 22 metros lousanenses. Com uma segunda penalidade aos 37 minutos os lisboetas colocaram o resultado nos 13-10 com que se chegou ao intervalo.
A segunda parte recomeçou com o Benfica a exercer alguma pressão sobre os homens da casa que somente aos 10 minutos se conseguiram libertar e aproximar da área visitante tendo conseguido aos 12 minutos e depois de três melées a 5 metros da área alcançar outro ensaio que não foi transformado. 
A partir daí e até aos 30 minutos assistiu-se à mestria de Filipe Grenho a dar um festival na arte de comandar uma equipa. 
Com o capitão da Lousã fora por 10 minutos, os pontapés muito bem colocados de Filipe Grenho colocaram muitos problemas ao trio defensivo lousanense com este a não saber libertar-se com a necessária rapidez da pressão visitante. 
Aos 32 minutos uma falha de pontapé do abertura lousanense permitiu a intercepção adversária e a correspondente corrida isolada para marcar um ensaio sob os postes. Com o resultado em 18-17 quando ainda faltavam 8 minutos foi a vez duma forte reacção dos lousanenses que numa serie de melées junto da área do Benfica estes foram conseguindo defender, inclusive com algumas faltas, para parar os vários arrastamentos de melée. 
Uma penalidade aos 42 minutos deu mais três pontos aos da casa. 
E foi com o resultado em 21-17 que os locais passaram por alguns períodos críticos junto da sua área que só não deram ensaio por erro de palmatória do formação benfiquista ao retardar a saída da bola num ruck e que lhes poderia ter dado a vitória.
José Redondo

CR ÉVORA *31-7 SPORTING RUGBY (5-1)
Excelente vitória do Évora frente ao Sporting, pondo fim à série de sucessos dos leões, e subindo ao segundo posto da classificação, graças à vantagem nos pontos de bónu, já que as duas equipas registam quatro vitórias cada.

CR CALDAS *78-3 RC LOULÉ (12-0)
Numa tarde com menos publico do que se esperaria dado o programa, que envolvia jogos dos sub-16 e sub-18, e o esforço de divulgação, assistiu-se a um jogo sem grande história, resumida aos 12 ensaios dos quais 9 transformados dos pelicanos, apenas correspondidos por uma penalidade convertida dos algarvios.
Foto: Filipa Vidigal
O Loulé deslocou-se com apenas 15 jogadores e os Caldenses, ainda que com algumas limitações - pequenas lesões e compromissos profissionais - respeitaram o espírito do jogo de Rugby e procuraram o ataque ao longo da partida.
A jogar a favor do vento na primeira parte o CRC conseguiu seis ensaios e três transformações, assistindo-se a algumas boas jogadas e ataque mas também a algumas falhas de concentração por parte dos pelicanos que lhes poderiam ter proporcionado mais alguns toques de meta.
Na segunda parte e aproveitando o desgaste físico do Loulé, a partir dos 65 minutos, o CRC alargou o marcador tendo-se destacado o centro Nika Charkviani com a obtenção de três ensaios, a juntar ao que já tinha conseguido na primeira parte. 
O jovem Tomás Melo, hoje a jogar a 15 e com a responsabilidade de chutar aos postes, esteve concentrado e obteve um total de 18 pontos, um estímulo para o futuro.
Os pelicanos aparecem, após o primeiro quarto do campeonato, num crescendo de forma, enquanto o Loulé, aparenta um deficit no número de jogadores disponíveis, que esperamos venha a ser colmatado.
Uma última palavra para o jovem ponta Caldense David Baptista, que sofreu fratura da clavícula no final da primeira parte, em lance azarado mas absolutamente normal de jogo de Rugby, e logo após ter obtido um excelente toque de meta. Uma rápida recuperação é o que se deseja.

CR SÃO MIGUEL 23-22* RUGBY VILA DA MOITA (2-1)
Um jogo de grande equilíbrio, como o resultado mostra, em que nenhuma equipa quis entregar o jogo ao adversário.
Começou melhor o S Miguel, que aos 5 minutos já vencia por 7-0, ainda o Vila da Moita não tinha
Foto: Miguel Rodrigues/Rugby Photo Store
passado a sua linha de meio campo.
Só que na reposição de bola em jogo, o RVM instala-se junto á área de 22 e ganha uma penalidade facilmente convertida. 
E na reposição pelo S Miguel, é violada a linha de fora de jogo e é assinalada penalidade contra o S Miguel. E o excelente pontapeador do RVM não perdoou, e vai mesmo dali, da linha de meio campo, um excelente pontapé que passou direitinho entre os postes, colocando o marcador em 7-6.
A partir daqui foi um dialogo interessantíssimo entre os dois chutadores. De todos os ângulos ora o homem do S. Miguel, ora o homem do RVM lá iam mantendo uma conversa interessante e o marcador a subir.
Ao intervalo estava um entretido 16-12 com o S Miguel a mandar no jogo sobretudo através dos seus pesados avançados.
Com o intervalo as coisas mudaram e a 2ª parte foi jogada maioritariamente no meio campo dos buldogues, com o Vila da Moita a manter em permanente pressão a defesa de Lisboa, que lá ia aguentando as investidas dos homens da margem sul.
Até que a 5 minutos do fim do jogo, e quando se adivinhava a qualquer instante o ensaio do RVM, uma interseção do ponta do S Miguel, ainda no seu meio campo, permitiu que os lisboetas aumentassem a sua vantagem para 23-15.
Parecia que estava feito o resultado, mas a 3 minutos do final, fruto de uma pressão asfixiante do RVM, estes marcam um ensaio de raiva e colocam o resultado em 23-22.
Os últimos minutos são jogados com o coração dentro do meio campo lisboeta, que se salvaram pelo toque do gong!
Excelente jogo de rugby, onde ninguém merecia perder pontos.

VITÓRIA RUGBY - CR SANTARÉM (Adiado)


7 comentários:

Anónimo disse...

caro Manuel Cabral sei que é um acérrimo defensor dos campeonatos alrgados, fala recorrentemente, e com razão, sobre a reorganização dos CN dos escalões de formação, infelizmente a FPR prepara-se para dar mais um tiro nos pés e em vez de alterar as idadas dos escalões vai antes optar por fazer o frete ao Benfica eTécnico e transformar os campeonatos numa fase inicial regional, é uma tentativa desesperada destes clubes jogarem na 1ª divisão nos escalões de formação.
Quanto à dimensão das principais divisões acho que é altura de dizer basta a este modelo. Há 3 anos que se alargaram as divisões e o que vemos é cada vez pior nível de rugby, selecções VII e XV com cada vez piores resultados e equipas cada vez com menos jogadores, na divisão de honra já por diversas vezes houve equipas que não conseguiram apresentar mais de 16 ou 17 jogadores, e na 1ª divisão o que se viu ao Loulé já se viu a muitos outros clubes em muitas outras situações. Está visto que não serve e que se tem que reduzir, não sei se para 8 ou para 6 mas tem que se reduzir.

Anónimo disse...

Benfica sem estrangeiros colocou a Lousã em sentido.

Anónimo disse...

O primeiro ensaio do Benfica foi marcado com a equipa a jogar com 14. O capitão Emanuel Almeida estava fora após ter sido amarelado.

Anónimo disse...

Realmente o 1º ensaio do Benfica foi quando o 2º centro da Lousã estava a ser assistido fora de campo pelo fisioterapeuta.

Anónimo disse...

jogam muito melhor sem alguem que esta sempre na rua

Anónimo disse...

Freguesia de Benfica 37.000 habitantes. Freguesia de Lousã 5.000 habitantes.

Anónimo disse...

A primeira divisão é o campeonato mais equilibrado. Pois as equipes são muito hemogeneas e veja se os resultados. No passado sábado vi o CR são Miguel vs vila da Moita, e penso que quem se deslocou ao 1. de Maio não ficou defraudado. No computo geral foi um bom jogo.Atenção aos responsaveis, existe qualidade na 1. Divisão. Já agora desde o Joe que não via bons chutadores.