3 de novembro de 2010

REGRESSA A SEGUNDONA E O GRUPO SUL

REGRESSA A SEGUNDONA E O GRANDE DESTAQUE VAI PARA O REGRESSO à competição no Grupo Sul, depois que o Elvas e o Vilamoura desistiram da prova, deixando três equipas apenas com um calendário preparado para cinco equipas.

As desistências referidas deram-se numa altura em que teria sido possível reformular aquele calendário, mas, pelo menos que seja do conhecimento público, nada foi feito para tentar minimizar os prejuízos sofridos pelas equipas resistentes.




De uma maneira ou de outra - o Loulé foi a Sevilha jogar com uma equipa espanhola, e o São Miguel fez um amigável com o Vila da Moita - aquelas equipas tentaram manter-se em atividade, mas não é possível ter uma prática organizada nestes termos.

Não basta gerir o dia a dia, é necessário tomar medidas de emergência quando se justifica.

Aqui ficam os comentários dos jogos desta semana, por Eládio Ribeiro, o nosso comentarista de serviço.

GRUPO NORTE

Guimarães-CRAV B

Complexo de Atletismo Gémeos Castro, Guimarães, Sábado, 6-Nov, 16,30 h
A equipa da cidade berço joga, no dia da sua gala de aniversário, uma importante cartada para poder aspirar ao acesso ao play-off de subida.
No ano passado a equipa dos Arcos não compareceu em Guimarães para a realização do jogo.
Esta ano com uma equipa mais madura, mas ao mesmo tempo cheia de juventude, os "Bravos" de Guimarães têm uma outra capacidade.
Se não se desconcentrarem como fizeram no jogo com Aveiro onde consentiram dois ensaios, os homens de Guimarães poderão ganhar este jogo contra a equipa B dos Arcos.
O jogo terá uma motivação extra para os homens da cidade berço que têm nesse dia a sua GALA e deverão querer começar os festejos desde cedo.
O jogo será uma batalha interessante com CRAV a ter vantagem nos avançados e com Guimarães com linhas atrasadas mais eficazes.

Famalicão-Aveiro

Campo do Operário FC, Famalicão, Sábado, 6-Nov,
O Famalicao recebe os Moliceiros, naquilo que deverá ser um "passeio no parque" para os Famalicenses. O objectivo do jogo para Aveiro deverá ser conseguir marcar um ensaio mostrando a sua evolução, enquanto que os Famalicenses jogam para o ponto bónus e para manterem a folha limpa, bem como para mostrar à concorrência mais directa (que joga entre si em Guimarães) que não se devem acomodar num primeiro lugar que, no entender de Famalicão, é seu.

GRUPO CENTRO

Tomar-Caldas

Estádio Municipal de Tomar, Domingo, 7-Nov, 15,00 h
Os homens da cidade templária deverão em sua casa tentar uma gracinha. mas ainda assim, frente a uma das mais fortes equipas da segunda divisão, o resultado não deverá ser fácil de conseguir.
Os muito fortes e experientes homens da cidade da Cerâmica não quererão voltar a casa sem os 4 pontos.
Jogo em que o favoritismo de casa se dilui perante a maior experiência competitiva de Caldas.
O Tomar deverá, no entanto, conseguir um ponto bónus defensivo, melhorando o resulatdo do ano passado, que ficou em 9-20, favorável ao Caldas.

Javalis/Marinhense-Lousã B

Complexo Desportivo das Caldas da Rainha, Domingo, 7-Nov, 11,00 h
O Marinhense continua o seu percurso de aprendizagem e deverá ter neste jogo um professor com muita experiência, ainda que o Lousã B se dê mal com as deslocações e nunca encontre a mesma capacidade de jogo do que quando joga no campo de Santa Rita.
O Lousã não conseguirá ser tão acutilante nesta deslocação mas conseguirá certamente os 4 pontos mais o ponto de bónus, como aconteceu na última época em que venceu por 0-32.
O Marinhense, enquanto não conseguir arranjar casa própria na Marinha Grande não poderá contar com o factor casa para equilibrar a partida, ainda assim, os Javalis deverão marcar os seus primeiros pontos em campo.
Refira-se aqui o extraordinário apoio que o Caldas tem dado à equipa da Marinha Grande, facilitando a utilização das suas instalações desportivas, apesar da distância a que se encontram.
Quando será que o Rugby Clube da Marinha Grande vai poder contar com um campo para treinar e jogar sem ter que se deslocar uma centena de quilómetros?

Agrária-Bairrada

Escola Agrária de Coimbra, Domingo, 7-Nov, 15,00 h
A equipa de Coimbra recebe o actual líder da classificação, a Bairrada (com mais um jogo) e deverá mostrar que a sua experiência na divisão supeior é suficiente para chegar à vitória.
Os homens da Aldeia do Rugby que têm vindo a renovar a sua equipa, deverão contar com os seus pesados avançados para liderar a sua equipa a, pelo menos, conseguir o ponto de bónus defensivo não deixando os seus concorrentes distanciarem-se demasiado.
Um jogo muito interesante de se seguir, sobretudo ao nivel de confonto de avançados.
Nos 3/4's a enorme vantagem da Agrária poderá decidir o jogo e tentar conseguir o ponto bónus ofensivo


GRUPO LISBOA

Santarém-Oeiras

Centro Nacional de Exposições, Santarém, Sábado, 6-Nov, 15,00 h
O Santarem a jogar no dificil campo do CNEMA deverá fazer vida dificil ao Oeiras.
O objectivo de jogo para os homens da casa passará por conseguir o ponto bónus ofensivo para não deixar Técnico e Belas afastarem-se demasiado, para que na segunda volta possam continuar a sonhar com a ida ao play-off
A equipa de Oeiras continua longe dos seus melhores anos e apenas terá neste jogo a missão de evitar o ponto bónus ofensivo dos Scalabitanos.
Um jogo de sentido único e no qual Santarem deverá dar rodagem a elementos menos utilizados, com os 20-7 do ano passado a servirem de referência.

Tecnologia-Belas

Estádio Universitário de Lisboa, Domingo, 7-Nov, 15,00 h
A Tecnologia recebe o Belas que na semana passada conseguiu uma importante vitória frente a um competidor directo conseguindo chegar ao segundo lugar.
A Tecnologia, que este ano não parece ter o mesmo ritmo do ano anterior, deverá, no entanto, ser um adversário dificil e ao qual o Belas não poderá dar espaços sob pena de se arriscar a um dissabor.
O resultado do ano passado indica precisamente o que o Tecnologia pode fazer quando inspirado.
A vitória sem espinhas dos universitários naquela ocasião pode servir de inspiração para este ano.
A equipa de Belas que este ano conta com umas poderosas linhas atrasadas com homens muito experientes como o ex-CDUP Nuno Dasmasceno entre outros, não deverá permitir que o resultado do ano passado se repita, sob pena de perder a preciosa vantagem sobre o terceiro classificado.
Jogo com 4 pontos a irem para os visitantes, mas com ponto bonus defensivo para Tecnologia, numa inversão do resultado do ano passado, quando os universitários venceram por 16-0.

Vila da Moita-São Miguel

Campo do Gaio, Moita, Sábado, 6-Nov, 15,00 h
O campeonato do Grupo Sul fica ensombrado com as desistências e com a falta de resposta da FPR para arranjar um solução desportiva válida.
Não obstante, as equipas resistentes pretendem mostrar que essa contrariedade não mexe com a sua capacidade desportiva.
No campo da Vila da Moita o clube da terra enfrentará um histórico que voltou este ano às competições. O jogo não deverá ser fácil para os "campinos", que apesar de terem já ganho um jogo treino com o São Miguel não deverão confiar nesse resultado.
Os buldogues têm muitos trunfos na manga, incluido um plantel que mistura experiência com muita juventude e deverão aqui fazer uso dessa experiência para se porem numa posição privilegiada para aceder ao play-off, já que com tão poucos jogos a margem para erro é muito pequena.
Resultado dividido onde a vitória deverá ser tangencial, com ponto bónus defensivo na calha.

Sem comentários: