5 de novembro de 2010

DIVISÃO DE HONRA EM JORNADA NOTURNA

UMA JORNADA QUASE TODA ANTECIPADA por forma a permitir aos clubes a utilização dos seus jogadores internacionais, que a partir de amanhã e por quatro semanas vão ficar ao serviço da seleção nacional.

Esta situação é do desagrado da equipas mais importantes, e pode criar algumas situações complicadas, já que os clubes não estão na disposição de ceder continuamente às exigências da FPR, nomeadamente no que diz respeito à preparação da Seleção Nacional.




Exemplo do que acabo de afirmar, foi o cancelamento do anunciado jogo da Academia Super Bock contra o Expats XV, que serviria de preparação para os jogos dos Lobos que se vão disputar no decurso deste mês de Novembro, como aconteceu nos anos anteriores.

Na verdade a FPR incluiu este jogo no seu calendário, fez o anúncio da sua realização através do seu site, mas os clubes recusaram-se a ceder os seus jogadores estrangeiros, e o jogo simplesmente desapareceu do horizonte federativo sem quase sem deixar vestígios.

Por estranho que pareça a Federação não teve a consideração que se exigia com todos os que seguem a modalidade, e não publicou nenhum cancelamento do jogo anunciado para o dia 1 de Novembro no Estádio Nacional.

E mais uma vez foi a tal atitude do elefante em loja de porcelanas que conduziu a isto, já que teria bastado um acerto com os clubes, em especial aqueles que mais jogadores cedem habitualmente à seleção nacional – quem sabe pela utilização dos dias 1 e 8 de Dezembro para a realização de jogos, por exemplo – para que ninguém fosse prejudicado.

Aliás tanto era possível ter chegado a acordo com os clubes, que foi possível remarcar quase todos os jogos deste fim de semana para hoje à noite, por forma a que os clubes possam utilizar os seus jogadores, e depois disso, sejam entregues aos trabalhos da equipa de Portugal.

Os clubes sempre estiveram disponíveis para colaborar, nunca tive conhecimento de qualquer atitude de “rebeldia” ou de “boicote” aos trabalhos de nenhuma seleção da responsabilidade da Federação, mas afinal são eles que fazem andar o rugby em Portugal, e não teria custado nada resolver estes problemas pacificamente.

A propósito desta questão li hoje numa notícia da FPR – que pode ser consultada na nossa página Diário da Federação – que a 1ª jornada da 2ª Divisão, das Zonas Norte e Sul, Femininas não se realiza por falta de clubes organizadores e fiquei perplexo! Será que havia equipas e elas não não vão jogar porque não houve nenhum clube para organizar a jornada?

Afinal a quem compete organizar as competições nacionais: aos clubes ou à Federação?

Os jogos deste fim de semana não devem trazer grandes novidades, e a classificação da competição não deve sofrer alterações neste final de primeira volta.

Técnico-Direito
Campo de Monsanto, Lisboa, 6ª feira 5-Nov, 21,00 h
Realizado em Monsanto por inversão de jornada, o encontro deverá ser de sentido único tal a superioridade dos advogados, que dificilmente se deixarão surpreender por um Técnico que sabe muito bem quais são os jogos importantes para si, e nos quais tem obrigação de ganhar.
O confronto do ano passado cifrou-se por uma pesada derrota para os engenheiros (0-97), vamos ver até onde conseguem resistir este ano.

CDUL-Agronomia

Estádio Universitário de Lisboa, 6ª feira, 5-Nov, 21,00 h
A equipa da Cidade Universitária está em grande forma, comanda a classificação e não vai querer dar nenhuma hipótese aos agrônomos, apesar destes terem melhorado bastante desde o princípio da época, para poder terminar a primeira volta à frente da concorrência.
A vitória de Agronomia no ano passado por 19-9 muito dificilmente se repetirá, e o mais provável é que o CDUL ganhe e leve ainda o ponto de bônus de ataque.

Belenenses-Benfica

Estádio Nacional, 6ª feira, 21,00 h
Mais um jogo de resultado previsível, a concluir o conjunto dos jogos em que participam os principais candidatos ao título.
A exemplo do ano passado o Belenenses deve conseguir uma volumosa vitória e o Benfica não vai conseguir evitar esse desfecho, ficando por saber se a margem então conseguida, 73-12, será alargada ou reduzida.

CRAV-Académica

Campo da Coutada, Arcos de Valdevez, Domingo, 7-Nov, 15,30 h
No jogo mais equilibrado da jornada, e o único que não se realiza na noite de sexta-feira, a vantagem fica à partida do lado dos estudantes, mas não nos podemos esquecer que se os arcoenses querem ter ainda alguma chance de não serem despromovidos, terão de conquistar pontos fora do triângulo que compõem com Benfica e Técnico.
Já referimos por diversas vezes, que a força da equipa de Arcos de Valdevez reside no seu pack avançado, e isso poderia ser um fator decisivo no jogo de domingo, mas a Acadêmica tem melhorado nesse aspecto particular, e a recente chamada de Rui Cordeiro ao palco, pode não ter trazido nem movimento nem velocidade à equipa, mas trouxe com toda a certeza consistência e maturidade.
Por outro lado as linhas atrasadas de Coimbra são perigosas com a bola na mão e a movimentação que, em particular, Rui Rodrigues, Sérgio Franco e Francisco Serra lhes conseguem imprimir, vai dar muito trabalho à defensiva do CRAV.
Restará aos donos da casa lutar pelo ponto de bônus de defesa, que pode, no lavar das cestas, ter grande importância.

Sem comentários: