22 de junho de 2019

A IMPORTÂNCIA DOS SEVENS PARA A AFIRMAÇÃO DE PORTUGAL NO MUNDO DO RUGBY

Hoje, que o Grand Prix Sevens dá o seu pontapé de saída em Moscovo, é a altura apropriada para dar a conhecer - ou relembrar... - quão importante Portugal foi nos sevens da Europa, desde que os campeonatos europeus da especialidade foram criados em 2002.
Você que anda mais distraído talvez não saiba que nos primeiros 9 anos (2002-2010) Portugal venceu o Campeonato da Europa por 7 (sete!) vezes.
E não se julgue que a nossa equipa nacional venceu esses campeonatos por acaso, já que em duas dessas ocasiões o adversário de Portugal na final foi a França, noutra foi o País de Gales, noutra ainda foi a Itália, duas vezes foi a Rússia e uma vez foi a Geórgia...


Infelizmente não houve capacidade por parte de quem dirigia o rugby nacional de entender a importância que aquelas vitórias tiveram no contexto do rugby no mundo, e houve um claro abandono dos sevens que levou ao declínio internacional da nossa seleção.
Houve também, a partir de 2011, a mudança do sistema de competição que passou a ser disputada como um Circuito, e embora Portugal tenha vencido o primeiro desses Circuitos (Grand Prix Sevens), a partir daí tudo se complicou...

Foram alguns anos negros para os sevens nacionais, com a ausência nos Jogos Olímpicos 2016 no Rio de Janeiro e no Mundial de 2018, e ainda com a exclusão do Circuito Mundial desde 2016.

Agora, que uma nova geração está chegando é altura de nos prepararmos para reconquistar um lugar de destaque nos sevens Mundiais, quer pelo retorno ao Circuito Mundial, quer pela participação no próximo Mundial, ou ainda pela participação pela primeira vez nos Jogos Olímpicos.

Veja como Portugal se comportou nos primeiros 9 anos do Campeonato da Europa de Sevens:


E veja como foi depois da introdução do Grand Prix Sevens e do sistema de Circuito:


Então meus amigos, metam a mão na consciência e exijam dos dirigentes nacionais uma atenção redobrada aos sevens, afinal o meio que está à nossa disposição para sermos atores de respeito no mundo do rugby!!

Sem comentários: