26 de junho de 2019

SEVENS NA EUROPA MOVIMENTAM GPS MASCULINO E APURAMENTO PARA TÓQUIO E O MUNDIAL 2020

O Grand Prix Sevens da Europa, etapa de Moscovo, foi o evento mais importante do fim de semana internacional na Europa, e a França acabou por ser a grande vencedora, ao bater a Irlanda por 31-26, numa final que foi dirigida pelo árbitro português Paulo Duarte.

E é precisamente por aqui que começamos os nossos comentários ao fim de semana.
A presença do Paulo Duarte em grandes jogos de sevens deixou de ser surpresa ou coisa rara, antes pelo contrário, e a sua presença como árbitro principal na final da etapa de Moscovo do Grand Prix Sevens da Europa foi apenas mais uma dessas presenças.
Que no entanto nos enchem de alegria e orgulho! Parabéns!


Quanto à etapa e à participação nacional, apesar de um segundo dia menos conseguido com derrotas perante a Alemanha (0-45) e a Espanha (10-14), ela foi positiva e as três vitórias do primeiro dia que garantiram um lugar entre os oito primeiros - e com isso a presença do torneio de apuramento olímpico que se realiza em Colomiers (França) nos próximos dias 13 e 14 de Julho.

Notem os números das vitórias do primeiro dia (País de Gales 28-24, Polónia 38-10 e Alemanha 12-10) e a vitória sobre a Itália (22-17) no segundo dia de prova.

APURAMENTO PARA OS JOGOS OLÍMPICOS DE TÓQUIO 2020
O torneio de Moscovo foi parte do apuramento para os Jogos Olímpicos, com os nove melhores classificados (com excepção do País de Gales) a avançarem para um Torneio de Qualificação Olímpica, que se desenrola nos próximos dias 13 e 14 de Julho em França (Colomiers).

O vencedor deste torneio avança diretamente para os Jogos Olímpicos como representante da Europa, mas neste momento já se encontram apurados cinco dos participantes dos Jogos de Tóquio.
São eles o Japão, como país organizador, e as quatro primeiras classificadas do Circuito Mundial - Fiji, Estados Unidos, Nova Zelândia e África do Sul.

A par do Torneio de Qualificação Olímpica Europeu disputam-se outros cinco Torneios Regionais de Qualificação - América do Sul, América do Norte, Oceania, Africa e Ásia - e ainda um Torneio Final de Qualificação com a participação de dois representantes de cada uma daquelas regiões, num total de 12 equipas..

Voltemos agora a falar da Europa. Como dissemos o torneio de Moscovo apurou nove equipas para o Torneio de Qualificação Olímpica da Europa -  Alemanha, Espanha, França, Geórgia, Inglaterra, Irlanda, Itália, Portugal e Rússia - a que se junta a Hungria (vencedora da Conferência 1 da Europa), a Lituânia e a Ucrânia (as duas primeiras do Sevens Trophy da Europa).

Estas 12 equipas jogarão em Colomiers, e além do vencedor que avança diretamente para Tóquio, as duas equipas classificadas a seguir irão disputar o já referido Torneio Final de Qualificação.

APURAMENTO PARA O MUNDIAL 2020
O Grand Prix Series deste ano vai ainda ser importante para o apuramento para o Mundial 2020, já que as três melhores classificadas no acumulado do Torneio de Moscovo e do Torneios de Lodz (20 e 21 de Julho) que não sejam core teams do Circuito Mundial, disputarão o Qualificativo para o próximo Mundial.
As equipas europeias que são core teams são a Espanha, a França, a Inglaterra e o País de Gales, pelo que neste momento - depois do torneio de Moscovo, Portugal está entre as classificadas juntamente com a Irlanda e a Alemanha.
Então é importante que Portugal consiga manter-se naquele grupo, para manter em aberto a possibilidade de regresso ao Campeonato do Mundo.

PRÉMIO DE CONSOLAÇÃO
Haverá ainda um prémio de consolação para a melhor equipa não core team da classificação final do Grand Prix Sevens, que fica automaticamente convidada a participar nas etapas de Londres e Paris do Circuito Mundial.

RESULTADOS COMPLETOS DE MOSCOVO E RANKING ATUAL


Sem comentários: