23 de junho de 2019

O FORMATO DOS TORNEIOS DE SEVENS E A REPETIÇÃO DE JOGOS

Quando os sevens começaram a ser disputados na Escócia os torneios eram basicamente provas de eliminação direta sem fase de grupos, como ainda hoje acontece, 136 anos depois...

Com o surgimento do Hong Kong Sevens em 1976, tudo mudou, e durante muito tempo estabeleceu-se como princípio a constituição de uma fase de apuramento com oito grupos de três equipas - para um total de 24 - para só depois se entrar na fase eliminatória.


Mais tarde esses oito grupos de três equipas evoluíram para seis grupos de quatro (mantendo as 24 equipas) até que se chegou a um sistema base de quatro grupos de quatro, para um total de 16 equipas, apurando as duas primeiras de cada grupo para disputarem os oito primeiros lugares (Cup e Plate), e as duas últimas para disputarem os últimos oito lugares (Bowl e Shield).

Com a introdução dos sevens nos Jogos Olímpicos procedeu-se a mais uma alteração, com a qual estamos em completo desacordo, reduzindo o número de equipas para 12 separadas em três grupos de quatro, mas mantendo o apuramento das oito melhores da primeira fase para disputarem os primeiros lugares, deixando as quatro piores classificadas da primeira fase para a disputa dos últimos lugares.

Ora bem, não vou aqui defender o estabelecimento do princípio das 16 equipas em quatro grupos de quatro - sistema que tão bem tem servido no Circuito Mundial - já que sabemos das dificuldades em fazer mudar decisões no mundo organizativo do rugby, mesmo que todos estejam de acordo que algo não corre bem...
Vou apenas chamar a atenção para uma incompreensível medida que provoca a repetição de jogos entre o primeiro e o segundo dia, como aconteceu este fim de semana em Moscovo.

Reparem que dos jogos dos quartos de final de hoje, dois deles foram a repetição de jogos realizados ontem na fase de apuramento, como foi o caso do Portugal-Alemanha e do França-Itália.
Isto acontece porque com apenas três grupos de quatro equipas, para apuramento das oito que vão disputar o título é necessário apurar as duas primeiras de cada grupo da fase de apuramento (num total de seis), mais as duas melhores terceiras classificadas daquela fase.

Claro que esta duplicação não é inevitável, e apenas acontece porque o acasalamento das equipas para os quartos de final obriga a que o vencedor do grupo A jogue contra o segundo melhor terceiro classificado, e o vencedor do grupo B defronte o melhor terceiro classificado, independentemente do grupo em que aqueles dois terceiros classificados disputaram a primeira fase.
Assim, creio que seria de todo conveniente evitar estas duplicações de jogos, o que se pode fazer facilmente, bastando para isso que aqueles dois terceiros classificados que vão disputar o título tenham um quadro próprio de acasalamento, aliás como deve acontecer também nos dois jogos dos últimos classificados.

Não pretendemos ter a única solução para resolver a situação, mas temos com certeza uma solução para o problema, como podem ver nos quadros que publicamos a seguir:


Comecemos pelo acasalamento das equipas para os oitavos de final e vejamos como se poderia facilmente encontrar um adversário com quem não tivesse jogado no primeiro dia de prova.
Reparem que os adversários do vencedor do grupo C e do segundo classificado do grupo B estão previamente definidos - como acontece agora - e não representa qualquer problema.
Quanto ao vencedor do grupo A apenas temos que evitar que ele jogue com o terceiro classificado do mesmo grupo (o mesmo acontece para o vencedor do grupo B).

Para isso vamos começar por esclarecer qual foi o terceiro classificado que não foi apurado para a disputa dos quartos de final.
Assim, se o pior 3º classificado da fase de apuramento tiver sido o 3º classificado do grupo A, vamos juntar o vencedor do grupo A com o 3º classificado do grupo B, enquanto o vencedor do grupo B defronta o 3º classificado do grupo C.
Se o pior 3º classificado da fase de apuramento tiver sido o 3º classificado do grupo B, vamos juntar o vencedor do grupo A com o 3º classificado do grupo C, enquanto o vencedor do grupo B defronta o 3º classificado do grupo A.
E se pior 3º classificado da fase de apuramento tiver sido o 3º classificado do grupo C, vamos juntar o vencedor do grupo A com o 3º classificado do grupo B, enquanto o vencedor do grupo B defronta o 3º classificado do grupo A.

Corrigido em 23/06/2019

Quanto aos jogos das meias finais entre os quatro últimos classificados, utilizamos um critério semelhante onde se terá em consideração o grupo em que jogou na primeira fase o pior terceiro, mas também em que grupo jogou o melhor 4º classificado.

Desta forma não haveria repetição de jogos entre o primeiro e o segundo dia, pelo menos nos primeiros jogos deste segundo dia.
Depois tudo irá depender de quem for sendo eliminado...

Sem comentários: