25 de dezembro de 2017

BELENENSES ASSUME LIDERANÇA PROVISÓRIA

Beneficiando do adiamento dos jogos CDUL-Belenenses e Agronomia-CDUL, e ainda da realização do encontro Académica-CDUL apenas no dia 30 de Dezembro - curiosamente o único dos encontros que acontece na data em que a jornada se devia realizar - o Belenenses assume a liderança do grupo do título, após derrotar a Agronomia por 35-31, num encontro em que houve bastante equilíbrio.

O Direito, que na semana passada bateu a Académica, tornou a vencer, desta vez perante o Cascais por 16-14, e os cascalenses sofrem um rude golpe na sua luta pela liderança enquanto os advogados fogem da zona do não-playoff.


Claro que a classificação atual não representa a realidade do grupo, pois com três jogos por realizar por parte de um dos principais candidatos, deixa tudo por definir.
A propósito destes jogos, o CDUL enfrenta a Académica no dia 30 de Dezembro, para defrontar a Agronomia no dia 10 de Janeiro, depois de receber o Direito no fim de semana imediatamente anterior (6/7 de Janeiro), não estando ainda definida a data de realização do encontro com o Belenenses, que pode ser a pedra decisiva para a definição da liderança.

Embora compreendendo as razões que levaram ao adiamento destes jogos, não podemos deixar de lamentar a ocorrência, assim como lamentamos que tenha sido marcada uma jornada para o fim de semana 30/31 de Dezembro, mas a maior parte dos jogos que deveriam ocorrer nessa altura tenham sido antecipados.
Estas antecipações não abonam nada a favor da credibilidade da modalidade, que mais parece composta de jogos anárquicos sem qualquer ordem - quem está por fora, e nós precisamos de cativar!, não entende estas variações. Quando se acerta um calendário deve-se ter em conta o que os clubes pensam, e neste particular, os clube não pensaram da mesma forma que a Federação...

 Veja aqui a classificação atualizada e o quadro completo dos resultados

BELENENSES 35-31* AGRONOMIA (5-5)
Pedro Pinto Fernandes
Tarde bastante emotiva e de bom rugby foi o que se assistiu ontem no estádio do Belenenses no encontro que opôs os donos da casa a Agronomia.
Uma Agronomia ferida no seu orgulho devido à derrota da semana anterior e com grandes aspirações à conquista do título - pelo menos assim parece tantas as contratações feitas - enquanto que do outro lado um Belenenses que devagar, quase sorrateiramente, vai galgando posições, acumulando vitórias e a afirmar concretamente que está aqui para discutir tudo o que estiver em jogo. 
Na verdade o Belenenses começou a ganhar este jogo logo na escolha do campo pois conhecedores da sua casa escolheram ficar contra o sol na primeira parte, que ainda ia alto, para na segunda parte a agronomia levar com um sol baixo mesmo em cheio nos seus olhos. 
Ainda assim Agronomia entrou forte e rápido impondo um ritmo elevado e marcando cedo o primeiro ensaio do jogo. 
Agronomia estava claramente melhor mas o Belenenses nem por um minuto se deixou intimidar, a cada ensaio dos agrônomos os azuis respondiam com ataques, que lhes renderam um ensaio. 
Ainda assim Agronomia conseguiu chegar a uma confortável posição de 17-8 no fim da primeira parte. 
Na segunda parte o Belenenses fez de uso dos seus poderosos avançado, mais concretamente da sua primeira linha e foi ganhando formações ordenadas e maulles, conseguindo assim chegar aos ensaios muito trabalhados. 
Neste capítulo não se pode deixar de apontar as belíssima prestações de Hugo Valente, mais maduro, mais concentrado no jogo do que há uns anos atrás e acima de tudo no lugar em que rende, a Pilar direito, e o número 2 azul, um autêntico tratado de rugby, ataca, defende, aparece a centro, faz tudo. Com isto o Belenenses passa para a frente do marcador pela diferença mínima mas a Agronomia não se deixou ficar. 
Com um abertura com a qualidade que se lhe reconhece, um número 8 sul-africano e um centro fidjiano ambos de grande qualidade, o quinze verde constrói uma boa jogada de perfuração entregando a bola ao centro de Fidji que marca entre os postes. 
Estava reposta a diferença mínima novamente mas desta vez para a Agronomia. 
Quase no final do jogo Cortes faz uma falta desnecessária para cartão amarelo e o Belenenses aproveita para em ruck fazer através de Miranda o ensaio da vitória. 
Bom jogo, bastante emotivo e agradável de ver, justa vitória de um Belenenses que nunca desistiu. Do lado da agronomia Cortes foi sem dúvida o melhor sendo que do grupo de fidjianos apenas o centro é de qualidade. 
Quanto ao Belenenses uma palavra para Hugo Valente, agora sim é um jogador de rugby, está no lugar certo e utiliza todo o seu potencial não para a briga mas sim para o jogo em prol da equipa. Como mvp elege-se o número 2 azul, inglês se não me engano, e cujo nome não me lembro, mas lembro-me sim da qualidade do seu jogo bastantes furos acima dos restantes. 
No final fica a ideia que a Agronomia tem um conjunto de bons e perigosos jogadores mas o Belenenses tem uma equipa, e aqui está a diferença.

CDUP DESTACA-SE NO GRUPO DA DESPROMOÇÃO
Batendo o Benfica por avantajados 52-22, o CDUP mantém a liderança da prova apenas com vitórias e é o claro candidato à permanência na Divisão de Honra (ou CN 1 se preferirem) na época 2018-2019, enquanto o segundo lugar na classificação fica pendente da realização do jogo Técnico-Montemor, no dia 29 de Dezembro, já que o vencedor desse encontro se isolará na peugada do líder.

A Lousã conseguiu a sua primeira vitória na prova batendo o Évora por 13-6, mas mesmo assim não parece com pedalada para subir aos lugares da manutenção, de que o Évora parece irremediavelmente afastado.
Já o Benfica, apesar da derrota no Porto, mantém-se na luta pela segunda posição, que disputará com o derrotado do encontro do dia 29.

Claro que ainda estamos longe do fim da aventura, pelo que tudo se pode alterar numa ou em duas jornadas...

Veja aqui a classificação atualizada e o quadro completo dos resultados

Sem comentários: