20 de maio de 2017

NA SEGUNDONA BELAS SUBSTITUI ELVAS SÓ FALTA SABER QUANDO...

O Conselho de Disciplina na FPR considerou improcedente o recurso do Elvas a propósito do impedimento de disputar a fase final do Campeonato Nacional da 2ª Divisão, e pões assim um ponto final em mais uma história do rugby nacional, dando com a sua decisão ainda mais razão aos restantes clubes apurados para os jogos decisivos, quando estes argumentavam que o recurso do Elvas não deveria ter suspendido a continuação da prova..

Mas o que importa é agora saber-se com certeza, quem irá disputar as meias finais da prova - que, ao contrário das outras divisões nacionais - se disputam em duas mãos.


Registe-se ainda, antes de avançarmos com os jogos das meias finais, que foi atribuída ao Famalicão uma falta de comparência na penúltima jornada da fase de apuramento, zona Norte/Centro, o que obriga à sua desclassificação e consequente arrumação da classificação do grupo, já que os jogos em que participaram os famalicenses deixarão de ser considerados.

Veja no final do texto a classificação final da zona, com as alterações decorrentes da desclassificação do Famalicão.

OS JOGOS DAS MEIAS FINAIS
Quem beneficia claramente da impossibilidade de participação do Elvas, é o Loulé, que assume o primeiro lugar da zona Sul/Lisboa, e com isso defronta a Agrária de Coimbra em vez de defrontar o Guimarães, o que pode ser o seu passaporte para a 1ª Divisão.

Mas a Agrária também pode beneficiar desta troca, já que o momento de alta dos elvenses era uma dificuldade extra a defrontar, embora a distância suplementar a percorrer também possa afetar a equipa.

Esta será sem dúvida a meia final mais equilibrada, e que sendo disputada por duas equipas que não venceram as suas zonas, é o grande embate desta fase decisiva da prova.
(*) Acabo de tomar conhecimento através do Boletim Informativo nº 38 de 19 de Maio, do castigo aplicado ao RC Loulé, a propósito dos factos ocorridos aquando da realização do jogo da Taça de Portugal entre o RC Loulé e o SL Benfica no dia 7 de Janeiro de 2017, em Loulé, que determina a aplicação de uma sanção de multa e a realização de um jogo em campo neutro, pelo que o jogo da segunda mão da meia final entre o Loulé a a Agrária, não se deve realizar no campo do Loulé...

E ganha também o Guimarães, que em vez de ter que viajar ao Algarve para defrontar o sempre complicado Loulé, vai passar o fim de semana a Lisboa e defronta o Belas, que - embora eu goste muito do clube e da equipa! - está neste momento a quilómetros do Elvas!

Falta agora saber quantas equipas vão subir da Segundona para a Primeirona, já que sabemos que sobem duas equipas da Primeirona para a Divisão de Honra, mas não se sabe ainda com quantas equipas se disputará a Primeirona em 2017-18!

Ou seja, o efeito cascata do aumento da Divisão de Honra na próxima temporada, ainda não se sabe onde termina, mas espera-se que prevaleça o bom senso, embora se suspeite que nada foi ponderado, apenas havendo a habitual preocupação em resolver os problemas dos ditos grandes e o resto que se... lixe...

Vamos agora aguardar a marcação das meias finais da Segundona, já que nada consta nos sites da FPR, nem no Boletim Oficial que publicou a decisão do CJ.




2 comentários:

Manuel Cabral disse...

Acabam de me informar que as meias finais serão disputadas nos fins de semana 27/28 de Maio e 3/4 de Junho.

Unknown disse...

Isto mais parece um jogo de computador em que quando não ganhamos, "inventamos" uma forma de ganhar.

Foi permitido ao Elvas inscrever-se no campeonato e participar no mesmo, tendo com isso tido todas as despesas respectivas, mas quando dentro de campo o Elvas se revelou mais forte que as outras equipas, eis que chega uma decisão com retroactivos de há não sei quanto tempo.

Pelo visto será alterada a Primeira Divisão (por acaso eu estava mal informado quanto a isso) e ainda não está decidido qual a forma de alargamento... Não faria mais sentido mudar as regras antes da temporada começar? Ou então colocar em prática essas mudanças só na próxima época e definir tudo muito bem antes de começar a temporada 17/18...

Mudam as direcções da FPR, mas dá a sensação que vai mudando sempre para pior.

Lamento que o Elvas tenha sido útil para dar dinheiro à FPR (inscrições e afins), mas que depois não tenha havido respeito pela instituição elvense.

João Campos