18 de maio de 2017

MEIAS FINAIS DECIDEM QUEM SOBE NA 1ª DIVISÃO

Como resultado do Modelo Competitivo Transitório do primeiro escalão do rugby nacional para a época 2017-18, as meias finais da Primeirona assumem um especial significado, já que as duas equipas que forem apuradas para a final ficam desde logo apuradas para disputar a Divisão de Honra (com este ou com outro nome) que será composta de 12 equipas.

Mas não se entusiasmem os que acreditam que crescer é evoluir, pois esta situação é apenas transitória, e em 2018-19 a principal competição nacional será disputada apenas por oito conjuntos...
Ou seja, contrariando a voz da experiência e da sabedoria, desta vez será um passo em frente seguido de dois passos atrás...


Os semi finalistas serão os quatro primeiros classificados da fase de apuramento, depois de no play-off disputado a 13 de Maio não ter acontecido nenhum milagre, e os que jogaram em casa - como resultado da sua melhor classificação relativamente ao adversário, na primeira fase da prova - venceram, para avançarem para esta fase decisiva da competição.

OS SEMI-FINALISTAS
Como tem acontecido nas últimas épocas, a Primeirona foi disputada de forma intensa pela generalidade das equipas, embora o CR Évora mereça destaque pela regularidade do seu trajeto, apesar das duas derrotas que sofreu durante a fase de apuramento, precisamente contra as duas equipas com a pior classificação entre as quatro semi-finalistas: CRAV e Bairrada.

O CR Arcos de Valdevez não esteve bem até certa altura da fase de apuramento e apenas à 11ª jornada parece ter encontrado o seu rumo e avançou para a quarta posição com que terminou a primeira fase da prova, embora ainda tenha sofrido mais duas derrotas até ao final, frente ao CR Técnico e ao Benfica.
Fica como marca da sua passagem pela Primeirona desta época, a vitória obtida na 11ª etapa em Évora, seu adversário deste fim de semana.

A primeira meia-final, entre o Évora e o Arcos de Valdevez, duas equipas que se conhecem bem e que vão com certeza dar um grande espectáculo, acontecerá no Estádio de Rugby de Évora, no sábado às 16 horas.

O Benfica Rugby foi mais regular do que os minhotos na fase de apuramento da prova, e apenas por uma vez desceu abaixo do quinto lugar, embora fique registada a derrota que veio a sofrer na Bairrada, que lhe custou provisoriamente a segunda posição para os bairradinos, mas é grande a expectativa quanto ao eventual regresso dos encarnados ao mais elevado escalão do rugby nacional.

Pela frente o Benfica vai encontrar o RC Bairrada, a grande revelação do ano, na sua primeira passagem pela Primeirona, que terminou invicto nos jogos em casa, embora não tenha estado tão bem fora de casa, onde sofreu cinco derrotas e um empate (em Santarém) nas nove partidas realizadas, registando apenas três vitórias nas suas deslocações (São Miguel, Vila da Moita e Vitória de Setúbal).

Uma segunda meia-final de enorme expectativa entre o Benfica e a Bairrada, que vai acontecer no campo B do Estádio Nacional, sábado às 15 horas.
Uma pena que um jogo destes seja disputado num campo sem condições, deitando por terra uma ocasião para uma grande festa do público que assim terá que regressar ao passado e percorrer a linha lateral à busca de uns momentos de emoção...


Sem comentários: