Ao vencerem os jogos das meias finais o Évora e o Benfica asseguraram a passagem à divisão principal do rugby nacional, graças ao alargamento provisório da Divisão de Honra para a época 2017-18, e disputam a final da Primeirona no próximo sábado, no Vale da Rosa, em Setúbal, a partir das 14,30 h.
Em Évora o líder da classificação da fase de apuramento derrotou por 66-0 o CR Arcos de Valdevez, desforrando-se da derrota sofrida em casa na 11ª jornada frente ao conjunto minhoto, e apresenta-se na final como grande candidato ao título nacional, na sua terceira final consecutiva, depois de ter perdido frente a Lousã em 2014-15 e perante o Montemor em 2015-16.
Note-se a expressão do resultado, nada habitual nos encontros entre as duas equipas, já que nos últimos 15 anos o mais próximo que aconteceu foi em 2011-12 na fase inicial da 1ª Divisão, quando o Évora perdeu por 3-60.
O resultado com maior diferença pontual depois destes dois, aconteceu em 2004-05, com outra vitória do CRAV, desta feita por 39-7.
No Estádio Nacional o Benfica recebeu e venceu a Bairrada por 34-22, e assinou assim o seu regresso à principal divisão nacional, depois da sua despromoção em 2012-13, e a final de dia 27 será a primeira que disputa desde então.
Com uma equipa jovem, aguarda-se com expectativa este regresso dos encarnados ao topo do rugby nacional, e espera-se grande mobilização de apoio no jogo de Setúbal.
O Bairrada foi a grande revelação do ano, saltando da Secundona para a luta dos primeiros na Primeirona.
Apesar da derrota os bairradinos saem de cabeça bem erguida, e com a honra de terem vencido todos os seus adversários pela menos uma vez durante a época!
Temos que admitir que que é bem acima do "normal" para quem sobe de divisão, apresenta uma equipa essencialmente constituída por jogadores formados em casa.
Sem comentários:
Enviar um comentário