12 de novembro de 2014

IRB ANUNCIA LISTA DOS CINCO CANDIDATOS A MELHOR JOGADOR DO ANO

A International Rugby Board anunciou a lista dos cinco nomeados para o prestigiado prémio de Melhor Jogador deste Ano, e o vencedor do prémio será anunciado no último jogo do país do vencedor, em 2014.

Os nomeados representam três nações e para a sua escolha foram analisados 45 jogos internacionais, por um painel comandado por John Eales, capitão da equipa da Austrália vencedora do Mundial de 1999, e de que fazem ainda parte Will Greenwood, Gavin Hastings, Raphaël Ibanez, Francois Pienaar, Agustín Pichot, Scott Quinnell, Tana Umaga e Paul Wallace.

Saiba quem são os cinco nomeados, e veja o vídeo com alguns dos seus melhores momentos na nossa VIDEOTECA:

 WILLIE LE ROUX (África do Sul) Um defesa forte e elusivo, Willie le Roux disputou todos os 10 jogos-teste realizados pela África do Sul em 2014, para chegar às suas 22 internacionalizações desde a sua estreia em Junho de 2013 contra a Itália. O jogador de 25 anos, que já marcou sete ensaios nos internacionais que disputou, é forte nas bolas altas e potencialmente o mais excitante três quartos a surgir no cenário desde Bryan Habana.

BRODIE RETALLICK (Nova Zelândia) Presença imponente no alinhamento, a parceria da Brodie Retallick com Sam Whitelock forma indiscutivelmente a melhor segunda linha no rugby mundial no momento. O poderoso e incansável jovem de 23 anos foi um dos destaques da cena internacional em 2014. Vencedor do Mundial Junior de 2011, Retallick disputou 35 testes e soma um ensaio - contra a África do Sul no Rugby Championship 2013 - na sua conta.

JULIAN SAVEA (Nova Zelândia) Com uma taxa de ensaios marcados que poucos podem igualar, Julian Savea inevitavelmente tem sido comparado, este ano, ao lendário ponta dos All Blacks Johan Lomu. O jogador de 24 anos marcou eeste ano 10 ensaios, incluindo um hat-trick contra a Inglaterra no terceiro jogo em Junho passado, para aumentar o seuregisto de toques na meta para 29, em apenas 31 jogos internacionais. Savea foi nomeado o JOgador Juniro do Ano em 2010, pela IRB, depois de ajudar a Nova Zelândia a ganhar um terceiro título consecutivo do Mundial Júnior.

JONATHAN SEXTON (Irlanda) O mais velho dos nomeados Jonathan Sexton foi o destaque da Irlanda na vitória no Torneio das Seis Nações de 2014, na primeira vitória na série disputada na Argentina em Junho, e no êxito irlandês sobre a África do Sul na semana passada. O seu controlo de jogo como abertura, e o seu registo perfeito nos pontapés aos postes, valeram-lhe o título de Homem do Jogo no jogo contra os Springbocks.

DUANE VERMEULEN (África do Sul) Um número 8 clássico, Duane Vermeulen foi aplaudido em todo o mundo em 2014 pelo seu trabalho no breakdown, pela potência das suas placagens e a pelo impacto quando com a bola nas mãos entra ao contacto. Com 26 jogos internacionais, o jogador de 28 anos foi nomeado Homem do Jogo na vitória sul-africana por 27-25 sobre os campeões do mundo, a Nova Zelândia, em Outubro, e a sua luta com Kieran Read valeu, só por si, o preço do bilhete do jogo.

Veja a lista completa dos vencedores do prémio, desde a sua primeira edição em 2001:

2013 – Kieran Read (Nova Zelândia)
2012 – Dan Carter (Nova Zelândia)
2011 – Thierry Dusautoir (França)
2010 – Richie McCaw (Nova Zelândia)
2009 – Richie McCaw (Nova Zelândia)
2008 – Shane Williams (País de Gales)
2007 – Bryan Habana (África do Sul)
2006 – Richie McCaw (Nova Zelândia)
2005 – Dan Carter (Nova Zelândia)
2004 – Schalk Burger (África do Sul)
2003 – Jonny Wilkinson (Inglaterra)
2002 – Fabien Galthié (França)
2001 – Keith Wood (Irlanda)

Foto: IRB
Texto: Com IRB

4 comentários:

Anónimo disse...

"Os jogadores lesionados Frederico Oliveira, David Mateus, Martim
Ávila e Flávio Martins, mantêm-se em tratamento no departamento médico."

Porque que o Frederico Oliveira continua a ser convocado? Não o vejo num jogo de rugby há tempo de mais para continuar a ser convocado para tudo o que é selecção

Anónimo disse...

Como deve saber o Frederico Oliveira, não está AINDA a jogar, por lesão Bastante Grave(Fractura da perna)em representação da Modalidade, logo não deverá ser esquecido ou descartado por não estar "operacional".
Ora agora sim, está em recuperação e a integrar os treinos progressivamente.

Se continuar à altura do que nos habituou, estou certo que a aposta continuará...

Se não, logo veremos...

Anónimo disse...

Boa tarde!

Não percebo porque é que o nome do capitão da seleção Australiana Michael Hooper não se encontra nesta shortlist???

Cumprimentos,
CF

José Silva disse...

Concordo com o Sr. CF! Hooper tem feito uma epoca espectacular e é de louvar ser capitão da selecção tão novo