30 de novembro de 2014

INGLATERRA E GALES SAEM DA JANELA PELA PORTA DA FRENTE

Inglaterra e Gales terminaram em beleza um mês de Novembro, mas são muitos os motivos de apreensão para as duas equipas, agora que o Mundial está a menos de um ano do seu pontapé de saída.

A vitória da equipa da rosa sobre a Austrália por 26-17 iluminou um pouco uma janela que teve duas derrotas - frente à Nova Zelândia (21-24) e frente à África do Sul (28-31) - e uma outra vitória perante Samoa por 28-9, mas não fez desaparecer a desilusão dos seus admiradores e seguidores, já que se esperaria que nesta altura a equipa pudesse mostrar já um melhor aproveitamento, caso queira ter sucesso no Mundial 2015, em que vai disputar um dos dois lugares de acesso aos quartos de final com a Austrália, o País de Gales, as Fiji e o Uruguai. Ou seja, são três cães a dois ossos...


O País de Gales derrotou a África do Sul por 12-6, mas antes perdeu com a Nova-Zelândia (16-34) e a Austrália (28-33), apenas tendo vencido perante as Fiji por 17-13, e acaba por encerrar a janela na mesma situação dos ingleses, com muita apreensão. A vitória frente aos Springboks é a primeira dos galeses desde 1999, e nestes 15 anos as equipas encontraram-se, e os sul africanos venceram, em 15 ocasiões...

Também a Austrália - no grupo de Inglaterra e Gales - vai ter muito que trabalhar, pois apesar da
Foto: BBC Sport
vitória sobre os galeses foi derrotada pelos franceses por 29-26 e pela Irlanda por 23-26. Um grupo muito difícil sem qualquer dúvida, e aquele que tem claramente mais grandes equipas que vagas para a fase seguinte.

Quem também termina o conjunto de jogos de Novembro com muita sombra são precisamente os Springboks, que apesar de terem derrotado a Inglaterra e a Itália (22-6), foram derrotados pela Irlanda por 15-29 e agora pelos galeses. Vale aos sul africanos estarem incluídos num grupo com Samoa, Japão, Escócia e Estados Unidos, que não devem ser adversários à sua altura.

A Nova Zelândia regressa a casa com tantas vitórias quantos os jogos disputados, e assume em definitivo a qualidade de principal favorita à vitória no Mundial, mas a verdade é que os seus maiores adversários ainda vão com toda a certeza melhorar e com isso criar-lhes muitos problemas.

Quem sai em grande deste conjunto de jogos é a Irlanda, que não apenas derrotou a África do Sul e a Austrália - e também a Geórgia (49-7) - como subiu ao terceiro posto do ranking mundial com 85,48 pontos, atrás dos Springboks (88,23*) e à frente dos ingleses (84,85*). Integrada num grupo de qualificação para o Mundial 2015 com França, Itália, Canadá e Roménia, o seu apuramento é quase certo, e foi uma pena não termos assistido a um Irlanda-Nova Zelândia nesta Janela de Outono.

Outra equipa que começou menos bem mas acabou em grande foi a Argentina que, batida pela Escócia por 31-41, recuperou frente à Itália vencendo por 20-18, e terminou em glória perante a França a quem bateu por 18-13. Disputando o acesso aos quartos de final do Mundial com a Nova Zelândia, Tonga, Geórgia e Namíbia, os Pumas têm tudo para se qualificarem.

A Escócia é a nona do ranking Mundial, perdeu este mês com a Nova Zelândia por 16-24 mas deixando uma boa imagem, e derrotou a Argentina por 41-31 e Tonga por 37-12, e está integrada num grupo do Mundial juntamente com a África do Sul, Samoa, Escócia e Estados Unidos, e é natural que, com os Springboks, consiga passar aos quartos de final.

Para completar uma ronda pelos 10 primeiros do ranking Mundial, falta falar de Samoa, que venceu o Canadá por 23-13, mas foi derrotada pela Itália por 13-24 e pela Inglaterra por 9-28, e integrada no mesmo grupo dos Springboks e da Escócia, pode mesmo tentar roubar o apuramento aos escoceses, já que em relação aos sul africanos não terá, certamente, qualquer hipótese.

As restantes 10 equipas que participam no Mundial só perante um cataclismo terão chance de apuramento para os quartos de final, mas gostaríamos de referir que de todas elas a Geórgia é uma das que apresentam melhores condições de ter algum sucesso na prova, em especial depois de ter derrotado o Japão - campeão asiático, não esqueçamos - por 35-24, embora tenha perdido com Tonga (9-23) e Irlanda (7-49).

Fique com o quadro dos resultados das duas últimas semanas da Janela de Novembro:


* - pontuação estimada pelo MdM após os jogos de hoje.

Foto de capa: http://www.sarugbymag.co.za/

5 comentários:

Anónimo disse...

Manuel a Australia foi derrotada pelos Wallabies? Algo nao bate certo!

Manuel Cabral disse...

ehehe, claro que foi pelos franceses! Obrigado, já está corrigido!

Anónimo disse...

Eu próprio acho estranho estar a escrever isto, mas desdes há uns anos para cá que uma selecção europeia perder apenas por 3 pontos com a NZ não pode ser considerado um resultado muito mau.

Anónimo disse...

"saem" e não "saiem".

Manuel Cabral disse...

Toda a razão! Pedimos desculpa pelo erro ortográfico! Vai ser imediatamente corrigido!